O regulamento do handebol

6 de junho de 2020
Embora sempre atrás do futebol, o handebol ainda é um esporte muito popular. O regulamento do handebol determina os parâmetros necessários para as dimensões do campo, as principais regras do jogo, etc.

O handebol, também escrito em sua forma em inglês handball, é um esporte indoor muito popular em todo o mundo. Na Europa, sua prática é feita nos níveis amador e profissional, e muitas equipes do continente se estabeleceram como campeões internacionais. Como é o regulamento do handebol?

O primeiro contato com esse esporte geralmente ocorre durante a infância nas escolas. Trata-se de estimular o desenvolvimento das capacidades físicas, cognitivas e sociais de crianças e adolescentes.

No entanto, nem sempre os jovens são incentivados a aprender mais sobre as regras esportivas e os comportamentos éticos que governam a prática do handebol. A seguir, veremos alguns aspectos relevantes a esse respeito.

Um pouco de história: as primeiras regras do handebol

Assim como no futebol, é quase impossível determinar quando exatamente o handebol foi praticado pela primeira vez. Se analisarmos a nossa história, percebemos que os jogos com bola já estavam presentes nas civilizações antigas.

Na Grécia, existem registros do chamado Jogo de “Urânia”, que consistia em manter uma pequena bola no ar. O grande poeta Homer se refere a essa atividade em sua Odisseia, descrevendo como os jogadores jogavam uma bola do tamanho de uma maçã no ar e depois pulavam para pegá-la antes que a bola e seus pés tocassem o chão.

Essa mesma lógica de jogo seria retratada durante o Império Romano e, mais tarde, na Idade Média. No entanto, o desenvolvimento do handebol moderno começaria apenas no início do século 20 na Europa, principalmente nas regiões da Europa Central e do Norte.

Rapidamente, o ‘novo esporte’ ganharia grande popularidade por seu dinamismo. Em 1926, seria criado o primeiro regulamento internacional de handebol, reunindo e padronizando várias regras em vigor em diferentes países.

Dois anos depois, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Verão de 1928, seria fundada a Federação Internacional de Handebol Amador, composta por 11 países.

Um pouco de história: as primeiras regras do handebol

Posteriormente, esse órgão se tornaria a atual Federação Internacional de Handebol – IHF – , reguladora das normas deste esporte e das suas competições.

Naquela época, o handebol ainda era praticado ao ar livre e 11 jogadores representavam cada equipe. Em meados dos anos 30, o esporte mudou para quadras cobertas e começou a ser praticado com sete jogadores.

Além disso, somente na década de 70 ele foi reconhecido como um esporte olímpico. Assim, tem sido continuamente disputado desde os Jogos Olímpicos de Berlim em 1976.

5 chaves básicas do regulamento do handebol

A Federação Internacional de Handebol é o órgão responsável por regular a prática do handebol em nível profissional, com ênfase nas competições internacionais.

Uma das funções dessa federação é revisar, atualizar e garantir o cumprimento dos regulamentos do handebol, sempre com o apoio das federações correspondentes dos países que a compõem.

Os regulamentos do handebol devem ser atualizados a cada quatro anos , com a organização da IHF. Da mesma forma, existem certas regras que podem ser consideradas essenciais, pois caracterizam esse esporte e dificilmente sofrem modificações conceituais.

Regras importantes do regulamento do handebol

A regra número um do handebol é que os jogadores não podem tocar intencionalmente na bola com os pés. A única exceção são os goleiros, para evitar a conversão de um gol. Além disso, podemos citar quatro outras regras fundamentais do handebol:

  • Campo de jogo: deve ser retangular, com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura, e ser dividido em duas partes iguais. A área de gol de cada equipe fica localizada no extremo dessas partes.
  • Bola: o handebol é praticado com uma bola esférica, que pode ser feita de couro ou material sintético. No entanto, existem três tamanhos oficiais da bola, dependendo da categoria na qual ela será usada.
Regras importantes

Regras

  • Nas competições masculinas entre jovens e adultos é usada uma bola de 58 ou 60 cm, pesando cerca de 450 gramas. Por outro lado, nas competições femininas com jogadoras acima de 14 anos, a bola mede entre 54 e 56 cm e pesa cerca de 350 gramas.
  • Duração da partida: as partidas oficiais entre jogadores com mais de 16 anos são disputadas em dois períodos de 30 minutos, tanto nas modalidades femininas quanto masculinas. A nível juvenil, de 12 a 16 anos, os períodos são de 25 minutos, enquanto nos de 8 a 12 anos, são de apenas 20 minutos. Em todos os casos, o descanso entre os períodos deve ser de 10 minutos.
  • Pontuação e resultados: para cada gol marcado durante a partida, a equipe soma um ponto. No final dos períodos regulamentares, a equipe com o maior número de pontos será a vencedora.
  • Quando uma partida termina empatada e a competição exige um desempate, uma prorrogação com dois períodos de cinco minutos será disputada. Se ainda assim o jogo continuar empatado, o vencedor é definido por lances livres de sete metros.

Por fim, para saber mais sobre os regulamentos do handebol e as principais regras que estão atualmente em vigor, recomendamos que você visite o site oficial da IHF.

  • Página oficial Federación Internacional Balonmano. Extraído de: https://www.ihf.info/
  • Reglamento Federación Española de Balonmano. Extraído de: http://www.rfebm.com/node/417