Hockey Pro League: a primeira edição da nova liga mundial

1 de junho de 2020
No ano passado, foi apresentada ao público a primeira edição da Hockey Pro League, um novo torneio internacional que procura divulgar o hóquei sobre grama em todos os sentidos. Saiba do que se trata a seguir!

Esta competição chegou para substituir a Liga Mundial de Hóquei e o Champions Trophy. A Hockey Pro League é organizada pela Federação Internacional de Hóquei. Participam dela os melhores times femininos e masculinos de hóquei sobre grama de todo o mundo. Saiba tudo sobre esse novo torneio a seguir.

A particularidade dessa competição, de acordo com o que diz seu site oficial, é que ela oferece pela primeira vez na história desse esporte um calendário regular de eventos de primeiro nível. Assim, as partidas são realizadas em diferentes estádios de todo o mundo, em datas específicas no transcorrer do ano.

Como é disputada a Hockey Pro League?

Essa competição é disputada de maneira anual. A sua primeira edição, a de 2019, começou a ser jogada em janeiro e contou com nove times masculinos e nove femininos.

No total, foram disputadas 144 partidas – sem contar as da etapa final – até o mês de junho. Além disso, a principal diferença dela para competições anteriores é que todos os encontros têm pelo menos uma equipe atuando na condição de local.

Assim, em cada edição, para dar início à competição, os países do hemisfério norte devem viajar ao sul. Lá, eles enfrentam os países desse hemisfério, que também se enfrentam entre si.

Finalmente, os últimos encontros da primeira fase são jogados no norte. Esse protocolo garante, dessa forma, que sejam evitados os meses frios de inverno em cada região.

Quem participa

Cada time que jogar a Hockey Pro League terá a sua vaga garantida por, pelo menos, quatro anos. Para essa primeira edição, participaram na modalidade feminina as seguintes equipes:

  • Bélgica
  • Austrália
  • Alemanha
  • Argentina
  • Grã-Bretanha
Hockey Pro League

Pelo lado dos homens, as seleções nacionais que participaram foram as mesmas, mas com a Espanha e o Paquistão substituindo a China e os Estados Unidos.

Como foram escolhidas essas equipes? Em primeiro lugar, foram enviados convites para as 16 seleções melhor colocadas nos FIH Hero World Rankings para se candidatarem a uma das vagas disponíveis, tanto na competição feminina quanto na masculina.

Com base nisso, a associação de cada país teve que elaborar um informe que sustentasse a viabilidade da sua participação. Nesse sentido, a visão a longo prazo com respeito ao Hockey Pro League foi um critério muito importante para o comitê.

Os times que não foram selecionados continuarão disputando outras competições internacionais, como a Hockey Open Series e a Copa do Mundo de Hóquei, por exemplo.

Definição e prêmios

Após uma primeira etapa na qual as equipes disputam entre si, tanto jogando em casa quanto na condição de visitantes, as quatro melhores classificadas avançam para uma fase final e, além disso, também obtêm uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na primeira temporada do torneio, a sede da final foi Amsterdã, Holanda.

Objetivos da Hockey Pro League

Esse torneio foi organizado com objetivos claros por parte da FIH. O primeiro deles, então, é outorgar um aumento de qualidade para esse esporte no que se refere à cobertura televisiva e midiática.

Por outro lado, pretende-se instalar uma nova competição que seja novidade, cativante e que convide os espectadores a fazer parte do evento. Finalmente, também se propõe gerar uma mudança radical em matéria de ingressos para esse esporte.

Tudo isso faz parte de um projeto a longo prazo chamado FIH’s 10-year Hockey Revolution Strategy. Esse programa, iniciado em 2014, não apenas quer melhorar o hóquei do ponto de vista estritamente esportivo, mas também aumentar sua fama, aproveitando os novos meios de comunicação globais.

Hockey Pro League

Crescimento esportivo graças ao torneio

Para as equipes participantes, essa nova competição oferece grandes vantagens. A primeira delas é que elas serão incluídas em uma liga de primeiro nível, com um calendário regular e, além disso, terão a possibilidade de enfrentar as melhores equipes.

Precisamente, outro dos pontos chave desse evento é propiciar os enfrentamentos entre seleções com certa “rivalidade esportiva”. Isso, somado à distribuição das sedes em diferentes cidades de cada país, atrairá muitos fãs que se juntarão definitivamente a esse esporte.

Finalmente, não podemos deixar de lado o fato de que o formato da disputa, que é simples e conta com uma disputa final muito emocionante, motiva os esportistas e também o público em geral a querer acompanhar para saber o que vai acontecer.

Definitivamente, tudo parece indicar que a Hockey Pro League traz novos ares a um esporte que ainda pode ser muito explorado. Certamente, dentro de poucos anos poderemos ver os resultados dessa revolução do hóquei que está apenas começando.

  • All About FIH Pro League. FIH Pro League Sitio Oficial. https://www.fihproleague.com/men/about