Esportistas que morreram muito jovens

Os esportistas que morreram muito jovens continuam presentes na nossa memória e nos nossos corações.
Esportistas que morreram muito jovens

Última atualização: 17 janeiro, 2020

Ficamos tristes quando alguém morre depois de ter sido um exemplo do esporte, mas principalmente quando o esportista em questão ainda tinha muito pela frente. Neste artigo, vamos listar alguns esportistas famosos que morreram muito jovens e que deixaram saudade.

Exemplos de esportistas que morreram muito jovens

Alguns no auge da carreira, outros já aposentados, mas ainda jovens… Há aqueles que morreram durante uma competição ou aqueles que encontraram o fim de sua existência em um acidentePara todos eles, prestamos hoje uma pequena homenagem:

1. Ayrton Senna

O brasileiro tricampeão da Fórmula 1 foi um dos mais rápidos da história. Ele começou a sua carreira em 1984 e, durante 10 anos , acumulou 41 vitórias, 80 pódios e 19 voltas rápidas.

Em 1994, com apenas 34 anos de idade e fazendo parte da equipe Williams, Ayrton Senna sofreu um acidente que lhe custaria a vida. Tudo aconteceu no Grande Prêmio de San Marino, mais precisamente na sétima volta, quando o piloto não fez uma curva e saiu da pista a mais de 300 km por hora.

Esportistas que morreram muito jovens

Após o impacto, com ferimentos graves no crânio e uma traqueostomia realizada na pista, Senna foi levado de helicóptero ao hospital de Bolonha, onde morreria horas depois.

2. Florence Griffith-Joyner

Talvez não seja tão conhecida, mas Flo-Jo é considerada a mulher mais rápida do mundoEm 1988, ela quebrou dois recordes que ainda não foram superados: nas classificatórias de Indianápolis, ela correu 100 metros em 10,49 segundos e, nas Olimpíadas de Seul, precisou de apenas 21,34 para alcançar a linha de chegada nos 400 metros.

Esportistas que morreram muito jovens

Após essas competições, Florence Griffith-Joyner se aposentou do atletismo e se dedicou aos comerciais e à vida midiática. Em 1998, aos 38 anos, ela foi encontrada sem vida em sua casa. As investigações indicaram que ela morreu durante uma convulsão grave causada pela epilepsia.

3. Antonio Puerta

É um dos exemplos mais recentes de esportistas que morreram muito jovens. Este jogador de futebol, que jogava no Sevilla tanto como zagueiro quanto como meio-campista, iniciou a sua carreira profissional em 2004.

Antonio Puerta

Imagem: Libertad Digital.

Em agosto de 2007, em uma partida entre Sevilla e Getafe pela Liga Espanhola, Puerta sofreu uma parada cardiorrespiratória no campo. Ele foi levado para o vestiário, onde desmaiou várias vezes, e depois para um hospital local, onde morreu dois dias depois. Ele tinha apenas 22 anos.

4. Marco Simoncelli

Outro exemplo de um esportista que morreu em plena competição. Neste caso, durante uma corrida da MotoGPSimoncelli, nascido na Itália, estreou em 2002 e foi campeão mundial nas 250cc em 2008.

No circuito de Sepang, na Malásia, em outubro de 2011, este jovem piloto de 24 anos – capa deste artigo – sofreu uma queda e foi atropelado – sem que pudesse evitar – por Valentino Rossi e Colin Edwards. Depois de tentarem reanimá-lo durante 45 minutos, Simoncelli faleceu no mesmo dia.

5. Alexis Vastine

O boxeador francês e medalhista olímpico em Pequim 2008 faleceu aos 28 anos, durante um acidente de avião na Argentina. Ele estava gravando um reality a bordo de um helicóptero, que colidiu com outro.

Alexis Vastine

Imagem: Yahoo Noticias.

Nove pessoas perderam a vida nesse acidente, incluindo outra esportista, a nadadora francesa Camille Muffat, campeã em Londres 2012.

6. Drazen Petrovic

Ele foi um dos jogadores de basquete mais importantes da Europa, nascido na Croácia em 1964 e cujo estilo lhe permitiu chegar à NBA (ele foi um dos primeiros estrangeiros a conseguir fazer isso). Nos Estados Unidos, ele defendeu as cores do Portland Trail Blazers e do New Jersey Nets.

Esportistas que morreram muito jovens

Em junho de 1997, enquanto se concentrava com a seleção de basquete croata, ele morreu em um acidente de carro. Um caminhão atravessou o seu caminho e matou Petrovic aos 28 anos. Ele não estava usando o cinto de segurança. 

Finalmente, outros exemplos de esportistas que morreram muito jovens são: Fernando Martín (futebol), Besik Kudujov (luta livre), Dan Wheldon (automobilismo), Marco Pantani (ciclismo) e Sammy Wanjiru (atletismo).


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.