Esportes mais completos: conheça as 5 melhores opções

30 de setembro de 2019
Fazer exercício é muito bom para a saúde, mas há esportes mais completos do que outros. Conhecê-los e praticá-los é essencial para trabalhar o físico, além de também ajudar a manter a mente saudável.

Qualquer esporte será bom para a nossa saúde, mas é importante saber que há esportes mais completos do que outros. Estamos nos referindo àqueles que trabalham cardio, músculos, resistência e força. Neste artigo, vamos te contar quais são eles.

Os esportes mais completos

Talvez você esteja buscando uma mudança no seu treino porque não está vendo os resultados esperados, talvez você precise de maiores desafios na hora de treinar ou talvez você queira entrar em forma em menos tempo.

Para atingir esses objetivos, recomendamos que você escolha um dos esportes mais completos. Vamos listá-los a seguir:

1. Natação

É conhecida como o esporte mais completo que existe porque, graças à natação, podemos trabalhar todos os músculos do corpo. E não apenas isso, pois, além desse fato, quando nadamos, melhoramos os sistemas cardiovascular e respiratório.

Com esse esporte aumentamos a força e a resistência muscular, principalmente das costas. Ao mesmo tempo, melhoramos a elasticidade dos músculos e a flexibilidade das articulações. Como se tudo isso não fosse o suficiente, a natação também faz bem para o corpo, pois relaxa e descontrai.

2. Boxe

Se você não gosta muito da ideia de nadar porque prefere os esportes em terra firme, então o boxe pode ser uma excelente opção. De fato, é uma modalidade muito completa.

O boxe não se resume a apenas bater no ringue, há toda uma preparação física por trás de um bom boxeador. E é aí que está o segredo de um dos esportes que mais oferece benefícios.

O boxe pode ser uma excelente opção

No boxe trabalhamos não apenas os braços e o tronco, mas também as pernas. Dessa forma, os músculos são tonificados, a gordura é queimada, a força e a flexibilidade aumentam e a coordenação é melhorada.

Se você não acredita que o boxe seja completo, recomendamos que você faça uma aula. Só de pular corda durante cinco minutos você já perceberá o quanto você terá se exercitado. E isso é apenas uma pequena parte do exercício!

3. Corrida

Sair para correr sempre foi uma atividade muito popular. No entanto, além disso, devemos saber que a corrida é um esporte muito completo, pois ajuda a queimar calorias, a tonificar glúteos e pernas, a alinhar a coluna, a melhorar a função cardiorrespiratória e a trabalhar os braços, abdômen e ombros.

Além disso, a corrida é uma terapia natural muito eficaz para reduzir o estresse. Se for praticada ao ar livre, também é possível apreciar outros benefícios, tais como incorporar vitamina D, respirar ar fresco e estar em contato com a natureza.

Ao mesmo tempo, correr é um esporte muito acessível, já que não precisamos de nada além de roupas e calçados confortáveis para praticá-la. Então, faça o teste e comprove os seus benefícios!

4. O Yoga se destaca entre os esportes mais completos

Muitas pessoas não acreditam que o Yoga seja um esporte, mas ele é considerado como tal. E não apenas isso, como também faz parte da lista dos esportes mais completos que existem. Graças a essa modalidade, desenvolvemos o nosso corpo e melhoramos tanto espiritualmente quanto mentalmente.

Há muitas vantagens em fazer Yoga, tais como aumentar a flexibilidade, emagrecer, aumentar a energia, corrigir más posturas, eliminar tensões e contraturas, incorporar oxigênio ao corpo corretamente, evitar o estresse e reduzir os problemas digestivos ou a dor menstrual.

5. Ciclismo

Não é necessário se tornar um ciclista profissional para aproveitar todos os benefícios do esporte. Também não é necessário ter o último modelo de bicicleta nem todos os recursos para participar de uma corrida.

O ciclismo nos permite emagrecer porque queima calorias

O ciclismo permite emagrecer porque queima calorias, além de definir o abdômen, tonificar as pernas e aumentar a resistência cardíaca e respiratória. Se for feito ao ar livre, também é possível apreciar outras vantagens, tais como estar em contato com a natureza, admirar a paisagem e respirar ar puro.

Além dessas cinco opções entre os esportes mais completos, podemos destacar outras modalidades que são muito boas e que, ao mesmo tempo, podem ser divertidas e interessantes.

Estamos nos referindo ao rugby — e ao futebol americano — porque o contato físico e a preparação específica permitem um maior aumento da massa muscular e da força, ou ao tênis — ou o pádel — que tonifica, queima gordura e ajuda na coordenação.

  • Varo Cenarruzabeitia, J. J., Matínez Hernández, J. A., & Martínez-González, M. Á. (2003). Beneficios de la actividad física y riesgos del sedentarismo. Medicina Clinica. https://doi.org/10.1157/13054307