Quais são os esportes de raquete existentes?

Os esportes de raquete são populares no mundo todo, sendo praticados com pelo menos dois participantes. Que tal descobrir mais sobre eles?
Quais são os esportes de raquete existentes?

Última atualização: 07 novembro, 2019

Muitos deles estão entre os mais populares do mundo, outros são conhecidos localmente ou por causa das Olimpíadas. No artigo a seguir, vamos falar sobre os esportes de raquete de maior destaque.

Quais são os esportes de raquete?

Eles podem ser jogados em ambientes indoor (internos) ou externos e têm regras específicas (e outras compartilhadas). Além disso, eles também podem ser individuais ou em duplas e mais de um deles têm um lugar de destaque nos Jogos Olímpicos. Vamos falar sobre os esportes de raquete de maior importância:

1. Tênis

Não poderíamos começar esta lista sem falar sobre o esporte de raquete por excelência. Ele é praticado em uma quadra retangular de diferentes materiais – pó de tijolo, piso sintético e grama – e tem como objetivo acertar a bola para passá-la para o outro lado da rede.

Partida de tênis em dupla

A raquete de tênis mede entre 685 e 760 centímetros e pesa cerca de 280 gramas (sendo mais pesada para os profissionais). É dividida em dois setores: a rede (onde a bola é rebatida) e o cabo (por onde é segurada).

2. Squash

Este é um esporte indoor com todas as letras e que se parece com outros nos quais também são usadas raquetes. O squash é praticado com dois jogadores e bolas de borracha com diferentes velocidades e capacidades de quicar, de acordo com o material com o qual forem feitas.

Os melhores esportes de raquete

O sistema de pontuação do squash é de 11 pontos. A bola deve bater em qualquer uma das paredes, mas primeiramente na parede frontal antes de quicar no chão. A raquete de squash pesa entre 140 e 170 gramas e difere das de tênis porque pode ter diversas formas, mais ou menos alongadas.

3. Badminton

Esse esporte tão emblemático dos Jogos Olímpicos é disputado entre dois ou quatro jogadores – dependendo de ser individual ou em equipes – em uma quadra retangular dividida por uma rede.

Embora seja um esporte de raquete, difere dos demais por causa da bola utilizada, uma vez que ela possui uma espécie de cauda de penas e voa de forma aleatória.

Esportes de raquete: peteca

As raquetes de badminton são leves (entre 75 e 90 gramas) e são feitas de fibra de carbono. Os golpes aplicados podem ser de meia quadra, de fundo, de defesa ou de saque (acima da cintura).

4. Pádel

Você sabia que o pádel – paddle em inglês – foi inventado no México? Ele sempre é jogado em duplas e tem regras diferentes do tênis, embora muitos acreditem que eles sejam o mesmo esporte.

A quadra é retangular, com uma área de jogo de 10 metros de largura por 20 metros de comprimento. No fundo, ela é fechada por paredes em forma de U com três metros de altura, e o lado restante é fechado por uma malha de metal.

Mulher praticando padel

As raquetes de pádel têm um tamanho máximo de 45 centímetros de comprimento, 26 centímetros de largura e 38 milímetros de espessura. Possuem perfurações de 13 milímetros de diâmetro na área central e a superfície de impacto pode ser plana, lisa ou rugosa.

5. Pelota basca

Como o próprio nome indica, esse esporte surgiu no norte da Espanha e pode ser praticado individualmente ou em duplas.

A pelota basca tem como objetivo acertar a bola contra uma parede chamada frontis, dentro de uma área delimitada, com uma raquete de madeira conhecida como paleta. Outras modalidades incluem uma cesta ou uma luva (imagem).

Homem jogando pelota basca

6. Raquetebol

Esse esporte misto não tão popular é outro esporte de raquete reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional. É semelhante ao squash porque é jogado em uma quadra fechada com quatro paredes e um teto. Todas as superfícies são consideradas áreas de jogo.

Tem como objetivo acertar a bola contra a parede frontal para que ela possa quicar mais de uma vez antes que o oponente possa acertá-la. A raquete de raquetebol (imagem da capa) é de cabeça larga e punho curto, e a bola é de borracha. É jogado tanto individualmente (um contra um) quanto em duplas.

7. Tênis de mesa

Popularmente conhecido como pingue-pongue, o tênis de mesa é o último dos esportes de raquete desta lista. É disputado em duplas ou de forma individual e é considerado olímpico desde os Jogos de Seul 1988.

Trata-se de uma derivação do tênis que surgiu na Inglaterra, pois buscava-se um substituto que pudesse ser jogado em ambientes fechados e com espaços menores, principalmente no inverno.

Ping e pong de mesa

A raquete de tênis de mesa deve ser feita com 85% de madeira e a espessura total não pode exceder quatro milímetros. Deve ter uma lâmina plana e rígida, com um lado preto e um lado vermelho.

Em suma, os esportes de raquete são uma excelente maneira de fazer exercício acompanhado, uma vez que são necessárias pelo menos duas pessoas para praticá-los. Dentre os que foram apresentados aqui, qual te parece mais interessante?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.