As lutas de boxe mais famosas da história

28 de maio de 2020
Certamente você se lembra, mesmo que não tenha assistido ao vivo, destas lutas de boxe. Elas são as mais famosas da história desse esporte!

Desde aquelas que foram ouvidas pelo rádio até as últimas realizadas em ringues de alta tecnologia em Las Vegas, muitas lutas de boxe nunca serão esquecidas. Falaremos sobre as mais famosas no artigo a seguir.

Quais são as lutas de boxe mais famosas?

Você não precisa ser um fã deste esporte de combate, mas quando começarmos a falar sobre as mais famosas lutas de boxe, você certamente se lembrará delas:

1. Ali-Foreman

The Rumble In The Jungle – ‘O rugido na selva’ – foi o lema de um dos eventos esportivos mais importantes da história. Tudo aconteceu em 30 de outubro de 1974, na cidade de Kinasa, Zaire (atual Congo).

Os lutadores que foram ao ringue naquela noite eram os pesos pesados Muhammad Ali (The Greatest) e George Foreman (Big George).

Quais são as lutas de boxe mais famosas?

O primeiro tinha 44 vitórias (31 por nocaute) e 2 derrotas; o segundo, 40 lutas vencidas (37 por nocaute) e os atuais títulos WBC, WBA e IBF.

Ali era conhecido por sua técnica e velocidade; Foreman, por seu poder e força. A luta foi rope-a-dope até que, no oitavo round, o lutador que antes era chamado de Cassius Clay, venceu com um poderoso golpe que é lembrado até hoje.

2. As lutas de boxe mais famosas da história: Duran-Sugar Ray

Essa é, sem dúvida, outra das melhores lutas de boxe da história, e ocorreu em 20 de junho de 1980 entre os lutadores mais destacados da épocao panamenho Roberto “Mão de Pedra” Durán e o americano Sugar Ray Leonard.

Havia uma grande rivalidade já antes da luta. Os ingressos foram vendidos mais rápido do que pãozinho quente na padaria. No dia da luta, Durán insultou seu oponente e não quis bater as luvas antes que o sino tocasse.

As lutas de boxe mais famosas da história: Duran-Sugar Ray

O combate foi vencido pela América Central. Sugar pediu uma revanche, que aconteceria seis meses depois… mas isso nunca aconteceu! Mão de Pedra abandonou a luta dizendo sentir cólicas estomacais. Finalmente, Sugar teve o prazer de derrotar seu rival em 1989, por decisão unânime em 12 assaltos.

3. Ali-Frazier

Mais uma vez Muhammad Ali entra na lista. Como o melhor boxeador da história, ele teve várias lutas memoráveis. Esta em particular, com Joe Frazier, aconteceu em 8 de março de 1971, no mítico estádio Madison Square Garden, em Nova York e diante de quase 20.000 pessoas.

Luta entre Ali e Frazier

Frazier defendia seu título de peso pesado, mas Ali foi o mais rápido. Surpreendentemente, a vitória foi a primeira por decisão unânime. Foi um fato que lhe rendeu o Hall da Fama do Boxe.

4. Chávez-Taylor

Era início dos anos noventa e as lutas de boxe eram incríveis. O luta estrelada por Julio César Chávez e Meldrick Taylor em 17 de março de 1990 foi chamada de “O trovão contra o raio”.

Chávez-Taylor

O mexicano era conhecido por seus socos constantes e o americano por sua velocidade. O primeiro, completamente exausto, conseguiu acertar um golpe de direta quase no final da luta de 12 rounds e, depois de uma combinação esquerda-direita, enviou seu oponente direto para a lona, vencendo a luta.

5. As lutas de boxe mais famosas da história: Dempsey-Firpo

Essa luta épica, uma das melhores de todos os tempos, em breve completará 100 anos. Em 14 de setembro de 1924, o americano Jack Kid Blackie Dempsey e o argentino Luis Ángel Firpo se encontraram em Nova York.

Dempsey defendia o título dos pesos pesados, mas foi derrubado por um gancho de direita do argentino. No entanto, ele se recuperou e, apenas no primeiro round, levou seu oponente sete vezes para a lona. E isso não foi tudo, já que antes do sinal tocar, Firpo bateu em Dempsey, que caiu para fora do ringue.

As lutas de boxe mais famosas da história: Dempsey-Firpo

No segundo round, The Manassa Mauler se vingou e venceu a partida por nocaute. Embora seja dito que o árbitro contou muito rapidamente quando o argentino caiu – e muito lentamente quando Dempsey caiu sobre os jornalistas – a verdade é que esta foi uma luta incrível.

Antes de terminar, vale ressaltar que outras das lutas de boxe mais marcantes da história foram as estreladas por Mike Tyson e Evander Holyfield, além de Floyd Mayweather Jr e Manny Pacquiao. Qual dessas lutas você achou mais impressionante?

  • Infobae. Rugido en la jungla: la épica victoria de Muhammad Ali que lo convirtió en leyenda. Diciembre de 2019. https://www.infobae.com/america/deportes/2019/12/05/rugido-en-la-jungla-la-epica-victoria-de-muhammad-ali-que-lo-convirtio-en-leyenda/
  • Diario Norte. Firpo, el Toro Salvaje de las Pampas, fue despojado de legítimo triunfo ante Dempsey. Septiembre de 2017. http://www.diarionorte.com/article/157082/firpo-el-toro-salvaje-de-las-pampas-fue-despojado-de-legitimo-triunfo-ante-dempsey