6 esportes equestres que você deve conhecer

Para praticar qualquer um dos esportes equestres, é necessário ter pelo menos um cavalo. Trata-se de uma modalidade mais antiga do que pensamos.
6 esportes equestres que você deve conhecer

Última atualização: 07 janeiro, 2020

Esportes equestres são aqueles em que os cavalos são usados ​​como meio de transporte. Neste artigo, contaremos tudo o que você precisa saber sobre eles.

Quais são os esportes equestres?

Podemos diferenciá-los de acordo com o fato de serem olímpicos ou não, de corridas, saltos, doma, por equipamento ou tração. Esportes equestres são aqueles em que um cavalo é usado – pelo menos um – durante uma competição ou treinamento. Entre eles, destacam-se:

1. Corta mato

Mais conhecido como cross-country, é uma das três modalidades equestres olímpicas, juntamente com o salto e a doma. A competição ocorre durante três dias e o objetivo é demonstrar a resistência, a velocidade e a capacidade de salto dos cavalos, assim como o treinamento e a habilidade dos cavaleiros.

A corrida tem diferentes obstáculos a serem superados, como cercas, lagos, portões, etc. Os pontos são subtraídos quando o cavalo toca ou desarma os obstáculos ao saltar.

2. Salto equestre

É uma modalidade dentro da equitação, que consiste em superar uma série de obstáculos em uma ordem preestabelecida. O cavaleiro ou amazona forma um binômio junto ao cavalo, pelo qual ambos são avaliados.

Cavalo saltando em competição

Existem diferentes penalidades na competição, de acordo com a Federação Internacional de Equitação (FEI): quatro pontos a menos por derrubar um obstáculo, tocar a água com os membros, deixar uma marca na faixa do salto sobre o rio, se o cavalo se recusar ou fugir, se o cavalo ou cavaleiro/amazônia sofrerem uma queda, omitir etapas obrigatórias ou excesso do tempo concedido.

3. Doma clássica

Também conhecida como “adestramento”, a doma clássica é outro dos esportes equestres do programa olímpico desde 1912. O objetivo desta modalidade é adestrar o cavalo para torná-lo mais calmo, ágil, flexível e obediente.

Esporte com cavalo

A pista onde é realizada a doma clássica pode ser pequena (40 x 20 metros) ou padrão (60 x 20 metros) e as provas vão aumentando a dificuldade de acordo com as categorias. As melhores raças de cavalos para adestramento são o holandês de sangue quente, o Hanoveriano, o dinamarquês de sangue quente, o Oldemburgo e o Westfalen.

4. Polo

Esse esporte equestre de equipe – onde se enfrentam duas equipes de quatro cavaleiros cada – tem como objetivo mover uma bola de madeira ou plástico usando um taco ou um martelo para levá-la até a baliza do time adversário.

Jogadores de polo

O polo é jogado em um campo de 270 x 150 metros e, embora possa parecer bastante moderno, é um esporte que remonta à antiguidade, mais precisamente na Ásia Central. O jogo atualmente é dividido em seis períodos chamados chukkers. Foi um esporte olímpico entre 1900 e 1936.

5. Turfe

Muitos usam esse termo para se referir a corridas de cavalos por causa de sua origem: turf significa “gramado” em inglês da Inglaterra, o país de origem deste esporte. No entanto, vários vestígios afirmam que na Grécia antiga competições com cavalos já eram realizadas.

Os cavalos de corrida são de raça pura, quarto de milha ou Akhal-Teke, ou seja, aqueles que são equilibrados, de bom caráter e temperamento… E ao mesmo tempo rápidos!

As corridas são disputadas em pistas fechadas – hipódromos – com areia ou grama e cercadas por arquibancadas. Os cavaleiros são chamados de jóqueis. Dentro deste esporte, apostas são permitidas.

6. Enduro equestre

Também conhecido como endurance ou raid e é outro dos esportes equestres de velocidade. E não é só isso, já que são testadas a resistência – física e psicológica – do cavalo e do cavaleiro.

Passeio com cavalos

Imagem: Equestrian Sports New Zealand.

No enduro, grandes distâncias são percorridas em um único dia – as mais longas são de 160 quilômetros – e as provas são divididas em fases ou etapas com intervalos intermediários. No final da corrida, são tomadas as pulsações do animal e somente se forem normais ele pode continuar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.