Como jogar e o que é essencial para uma boa nutrição no handebol

· 5 de dezembro de 2018
Como em qualquer atividade física, quem joga handebol deve prestar muita atenção na alimentação. Além de treinamento e disciplina, é preciso uma dieta equilibrada para poder competir em alto nível

O handebol é um esporte que demanda resistência, além de muita concentração e agilidade. Hoje, daremos dicas sobre a nutrição no handebol.

Esse esporte é muito popular no mundo, principalmente porque não precisa de um investimento muito grande para jogar. Também não precisa de uma grande infraestrutura, podendo ser praticado em qualquer lugar.

Como jogar

Em algumas regiões do mundo muitas pessoas o chamam de “futebol com as mãos”. Mesmo tendo muitas similaridades com o futebol de salão, o handebol tem suas características próprias.

Jogam um total de 12 jogadores, divididos em suas equipes. O objetivo: marcar um gol no campo contrário, jogando a bola com as mãos. Uma partida é dividida em dois tempos de 30 minutos, e será o vencedor quem marcar mais gols. Em caso de empate, jogam-se minutos extras até que haja um ganhador.

É um esporte exigente e que exige muita força, há especificidades que podem ser levadas em conta na hora de montar seu treino se você joga handebol. Hoje, no entanto, vamos focar nos aspectos nutricionais.

Partida de handebol

Exigências nutricionais no handebol

É essencial para quem pratica esse esporte planejar detalhadamente sua alimentação. É preciso dar ao corpo a energia e os nutrientes necessários para suportar a intensidade física.

A hidratação é outro aspecto que requer muita atenção. Muitas lesões ou quedas de rendimento são perfeitamente evitáveis se você consumir a quantidade adequada de líquidos, principalmente água.

Para uma boa nutrição no handebol, cada jogador pode ter um programa de alimentação específico dependendo da posição que ocupa na quadra. Sempre devemos comer três horas antes de cada jogo ou treinamento.

Trate-se de ter certeza de que o sistema digestivo terminou a digestão antes de treinar. É preciso também que o organismo tenha todas as calorias e nutrientes que as refeições trazem.

Uma mulher oferecendo uma garrafa de água

Nutrição no handebol: dieta organizada

O menu dos jogadores de handebol também varia de acordo com o horário dos treinamentos ou das partidas. Se não for pela manhã, o café da manhã deve ser rico em calorias. Também é aconselhável consumir frutas com iogurte ou ovo cozido.

A primeira refeição do dia deve ter muitos alimentos com baixo índice glicêmico, para manter elevados os níveis de açúcar no sangue durante toda a manhã. Quinoa e cereais integrais são duas das alternativas.

O almoço deve ser leve e rico em nutrientes. Podemos considerar algumas receitas como salada com queijo de cabra ou sanduíche de queijo e abacate. Também um wrap de frango com molho pesto ou arroz integral e vegetais.

Se há alguma atividade planejada para o fim da tarde ou a noite, essa refeição deve ser rica em glicídios e lipídios como arroz, milho e legumes. Você também pode comer peixes como o salmão, sardinha, truta ou atum.

Na nutrição no handebol, o jantar é fundamental para que os jogadores possam ter um bom período de recuperação. Recomenda-se especialmente refeições hipercalóricas. A lista tem abacate, pão integral com mel e sementes de girassol ou abóbora.

Vários cereais e sementes em potes

A alimentação após a partida

Os esportistas passam por um processo sensível depois de uma competição. A recuperação dos líquidos perdidos pelo suor é um dos pontos chave. Por isso, é preciso tomar muita água.

Como opções complementares na hidratação aparecem bebidas ricas em eletrólitos. Suco de limão e água de coco são dois bons exemplos.

A primeira refeição principal depois de um treinamento intenso ou de uma partida de handebol não pode ser feita em até duas horas depois de encerrada a atividade. Ela deve ser altamente nutritiva e não muito abundante.

Entre as possibilidades disponíveis aparecem algumas saladas. Há uma grande variedade de opções. Um bom exemplo é a salada com lentilhas e arroz, temperada com limão e coentro.

Os suplementos, opções para complementar a dieta

Ao praticar um esporte que demanda tanto física quanto mentalmente como o handebol, os suplementos alimentícios são uma boa opção. Mesmo sem ter que percorrer longas distâncias, esse esporte requer muita agilidade, movimentos velozes e flexibilidade.

Os concentrados de ácidos graxos Ômega 3 encabeçam as alternativas. Eles têm a função de diminuir processos inflamatórios, além de melhorar a concentração e ativar as defesas. Na nutrição no handebol, considere também os complementos de vitaminas A e C, devido à capacidade de combater o estresse oxidativo.