Dicas de nutrição no futebol feminino

17 de novembro de 2019
Nos últimos anos, o futebol feminino tem crescido muito graças à criação de diferentes ligas profissionais. Hoje, estima-se que mais de 30 milhões de meninas e mulheres ao redor do mundo praticam a modalidade de forma profissional ou amadora

O futebol feminino é um esporte que exige muito fisicamente. Por isso, a alimentação é importante e essencial, já que é dela que retiramos a energia necessária para que o corpo cubra os gastos da prática esportiva. Leve em conta esses conselhos sobre nutrição no futebol feminino para melhorar seu rendimento!

A nutrição no futebol feminino

Sem dúvidas, trata-se de um esporte muito completo, e portanto sua prática é ideal para manter um bom estado de saúde. No entanto, não basta só praticar essa ou qualquer outra atividade física. A alimentação também é um fator muito importante para a saúde e o rendimento.

A alimentação é um fator chave para aumentar ou diminuir o rendimento dos esportistas. Por isso, em especial no caso do futebol, cada vez mais os clubes têm em suas equipes profissionais especialistas em nutrição.

No caso da nutrição no futebol feminino, devem ser levados em conta não só aspectos próprios do esporte, mas também elementos hormonais e particularidades das mulheres.

Mulher calculando consumo de calorias na dieta

Qualquer tipo de atividade física deve ser acompanhada por uma alimentação adequada, que otimize o rendimento do esportista. Uma alimentação adequada permitirá que as jogadoras tenham mais rapidez e concentração.

Para alcançar esses benefícios, o mais recomendável é o consumo de proteína animal e alimentos naturais. Se a pessoa chega a se lesionar ou deixa de treinar por qualquer motivo, deve reduzir as porções de alimento e ingerir muito mais líquido, especialmente água e sucos naturais sem açúcar.

Alimentação variável

A alimentação para uma equipe de futebol não pode ser estática. Ou seja, deve ser variável e não só se adaptar às necessidades de cada jogadora, mas também ao momento e circunstâncias do treinamento.

Neste sentido, o nutricionista deve desenvolver um plano de alimentação para diferentes fases. Competições, pré-temporada, viagens e recuperação.

Da mesma maneira, o especialista deve especificar a alimentação pré e pós treinamento e partida. É preciso ter um controle de peso corporal das jogadoras e estabelecer não só os alimentos, mas também porções mais adequadas. Essas porções devem levar em conta fatores como a saúde, o momento da temporada e outros.

conselhos para perder peso

Diferenças entre futebolistas mulheres e homens

Como podemos ver, a nutrição no futebol feminino deve levar em conta aspectos além da modalidade em si. Nesse sentido, existem diferenças claras entre o futebol feminino e masculino, que vão além do óbvio.

A seguir, veremos algumas das diferenças mais notáveis que os nutricionistas devem levar em conta na hora de criar uma plano alimentício para mulheres esportistas:

  • O uso de gordura deve ser maior para a obtenção de energia. Como consequência, produz-se uma economia de glicogênio muscular.
  • As mulheres têm mais dificuldades para ganhar massa muscular. Os alimentos adequados podem ser grandes aliados nisso.
  • O tamanho do coração das mulheres geralmente é menor do que dos homens. Por isso existem diferenças não só no rendimento, mas também na adaptação à atividade física.
  • A porcentagem de gordura corporal geralmente é maior nas mulheres do que nos homens. Em números, essa porcentagem geralmente fica entre 8 e 10 por centro a mais.
  • As mulheres têm menos sangue do que os homens. Isso se traduz em uma frequência cardíaca mais elevada e em uma capacidade muito menor para transportar oxigênio.
  • As mulheres que praticam qualquer esporte de forma regular também têm mais tendência a sofrer com a falta de ferro, por conta da menstruação.

Escolhendo os melhores alimentos

A nutrição é, sem dúvidas, um fator essencial não só para o futebol feminino. Também é para qualquer esporte e para a saúde em geral.

A escolha dos alimentos adequados, as combinações e as porções são chaves para dar ao corpo toda a energia requerida em momentos de muito desgaste físico.

Não por coincidência, o rendimento dos esportistas de qualquer modalidade está diretamente relacionado a uma dieta balanceada. Por isso, fique atento à nutrição no futebol feminino se você é uma praticante da modalidade.