Como é o regulamento do futsal?

8 de abril de 2020
A criação do regulamento do futsal tem relação com a história desse esporte. Quais foram as suas origens e como são as regras atuais?

O futsal, também conhecido internacionalmente como futebol de salão, tornou-se um esporte muito popular no mundo inteiro. Por isso, não é de se estranhar que muitas pessoas pensem em começar a praticá-lo Mas, antes de entrar no campo de jogo – ou quadra, melhor dizendo –, é importante conhecer o regulamento do futsal.

Assim como todos os esportes, o futsal também tem regras de jogo que orientam não apenas os jogadores, mas também os árbitros e a equipe técnica.

Além de regulamentar questões práticas, como a medida da quadra, por exemplo, essas regras também buscam garantir competições mais justas usando a tecnologia disponível.

Um pouco de história: como nasceu o futsal?

Embora ele seja um esporte global atualmente, as origens do futsal estão na América do Sul, mais precisamente no Uruguai. O contexto perfeito para a sua criação ocorreu após as grandes consagrações da seleção uruguaia de futebol.

Em 1928, essa seleção ganharia a sua segunda medalha de ouro consecutiva nos Jogos Olímpicos. Apenas dois anos depois, seria consagrada campeã da primeira edição da Copa do Mundo, realizada em seu próprio território.

Essas conquistas fizeram com que os uruguaios entrassem para a história do futebol como o primeiro país do continente americano a chegar ao topo do pódio das mais importantes competições internacionais.

Em seguida, o esporte que já era popular no país se tornou uma verdadeira febre entre os jovens. Rapidamente, os poucos campos em Montevidéu ficaram cheios e não havia instalações oficiais para treinar. Por tudo isso, os jovens uruguaios foram forçados a jogar em espaços menores e em diferentes superfícies.

Regulamento do futsal

Regulamento do futsal: primeiras regras e evolução

A criação do que pode ser considerada o primeiro regulamento do futsal é atribuída ao professor Juan Carlos Ciriani. Membro da Associação Cristã de Moços (ACM), Ciriani incentivou os jovens uruguaios a jogar futebol em espaços fechados (os salões).

Mas o professor percebeu que, para adaptar o equipamento e a dinâmica do jogo a esse novo ambiente, ele precisaria criar novas regras. Logicamente, a sua maior inspiração foi o regulamento do futebol, mas ele também incorporou algumas regras do basquete, do polo aquático e do handebol.  

Por exemplo, as medidas do campo de jogo e dos gols derivam do handebol. Do basquete, foram herdados o tempo total dos jogos (40 minutos) e o número de jogadores que entram em quadra para defender um time (cinco de cada lado). Por sua vez, o polo aquático inspirou as regras aplicáveis ​​ao goleiro no futebol de salão.

Embora o novo esporte tenha se popularizado rapidamente na América do Sul, somente em 1965 foi fundada a primeira organização internacional: a Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão.

Seis anos depois, foi criada a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) em São Paulo (Brasil) e, em 1982, houve o primeiro mundial de futsal.

7 regras básicas

Desde a separação da FIFUSA nos anos 2000 e após várias reclamações, algumas federações decidiram criar a Associação Mundial de Futsal (AMF). Essa organização assumiu as responsabilidades da antiga FIFUSA, entre as quais o controle do regulamento do futsal.

A essência da regulamentação atual permaneceu semelhante à criada nos anos 30 por Ciriani. No entanto, alguns aspectos mudaram ao longo do tempo, tais como a incorporação de novos detalhes ou tecnologias nessa modalidade esportiva.

Regulamento do futsal

A seguir, vamos revisar sete aspectos principais do regulamento do futsal:

  1. Área de pênalti: deve ser paralela e estar a 3 metros da linha de fundo. Além disso, as linhas que a conectam à linha de base precisam ser curvas.
  2. Ponto de pênalti: deve estar localizado a 6 metros de cada gol. O ponto referente à anteriormente chamada penalidade dupla deve estar a 10 metros de cada gol, indicado por uma linha de 10 centímetros.
  3. Gols: suas medidas devem ser de 3 metros de largura e 2 metros de altura.
  4. Campo de jogo: a superfície deve ser completamente lisa e feita de parquet, madeira, cimento asfáltico ou cimento.
  5. Altura mínima do espaço: as partidas de futsal só serão disputadas em ambientes fechados, com uma altura mínima de 4 metros.
  6. Equipes: as seleções ou equipes de futsal são compostas por 5 jogadores, sendo um deles o goleiro.
  7. Duração: as partidas podem ser divididas em tempos de 20 minutos ou 15 minutos.
  • Federación Española de Fútbol. Comité Nacional de Fútbol Sala. Extraído de: https://www.rfef.es/comites/comite-nacional-de-futbol-sala
  • Reglamento e Fútbol Sala. 2019 – 2020. Extraído de: https://www.adsaludycultura.com/downloads/reglamentos/ReglamentoFutbolSala.pdf?2019