Fazer Pilates emagrece ou eu devo escolher outro exercício para queimar calorias?

· 8 de julho de 2018
Muitas pessoas com excesso de peso acreditam que o Pilates não vai ajudá-las a emagrecer e por isso decidem escolher máquinas de cardio ou outros esportes mais movimentados. Essa crença não poderia estar mais longe da verdade!

Acredita-se que o Pilates é um exercício relaxante que permite criar uma conexão entre corpo e mente. Por um lado isso é verdade, mas essa definição levou à crença que este esporte não ajuda a tonificar o corpo ou queimar gordura. Nada está mais longe da realidade. Sim, fazer Pilates emagrece e queima calorias, e nós explicaremos o porquê.Fazer pilates emagrece 

O Pilates realmente queima calorias?

Devido à definição que mencionamos no começo e que muitos deram a esta disciplina, é normal que ela seja confundida com a Yoga, mas um difere muito do outro.

O Pilates se concentra em trabalhar e desenvolver o núcleo do corpo e, como resultado, o corpo desenvolve força e resistência muscular. O Pilates trabalha a partir dos músculos interiores do seu corpo e isso ativa o seu metabolismo e ajuda a perder gordura mais rapidamente.

Mulheres fazendo uma aula de pilates

Os alongamentos realizados nas sessões de Pilates necessitam de esforço, definem o músculo e isso faz com que calorias sejam queimadas e portanto também as gorduras. Além disso, mais uma vantagem do Pilates é que ele é de baixo impacto, então qualquer um, mesmo se tiver uma lesão, pode praticá-lo.

Evidentemente, você deve avisar o instrutor sobre qual lesão você tem para que ele não passe exercícios focados na área lesionada, gerando a possibilidade de te machucar.

Embora os exercícios de Pilates pareçam calmos, eles consistem em movimentos estáticos, e a força exercida para manter a posição por alguns segundos queima calorias, com certeza!

Portanto, não duvide que fazer Pilates emagrece e queima sim calorias. Na verdade, é um dos melhores esportes que existe para isso.

Fazer Pilates emagrece! Mas há mais motivos para fazer Pilates

  • Reduz o estresse. Uma das principais causas da obesidade é o estresse. Ele nos leva a comer mais do que o necessário e nos faz acumular mais gordura. Como o Pilates é um exercício relaxante que também trabalha nosso interior, o estresse diminui e, com ele, nosso apetite.
  • É muito divertido. Nenhuma aula de Pilates é igual a outra. Se você já participou de outras aulas de esportes, pode ter ficado entediado porque muitos dos movimentos se repetem todos os dias. Você é capaz de saber o próximo passo que o instrutor dará antes mesmo de ele o fazer. No Pilates isso não acontece porque cada aula é diferente graças às centenas de exercícios que podem ser realizados e aos acessórios disponíveis.
  • Melhora a circulação. Trabalhar o núcleo do nosso corpo é benéfico para promover o fluxo sanguíneo.
Mulher fazendo abdominais na academia

  • Fortalece as costas. Não há nada melhor do que o Pilates para pessoas com problemas nas costas. Os alongamentos realizados nesta disciplina fortalecerão os músculos delas, que por sua vez protegerão a coluna e evitarão lesões.
  • Você terá companhia. Se você for a uma aula em uma academia, poderá se relacionar com outras pessoas com os mesmos objetivos. O Pilates não é um exercício fácil, embora existam níveis diferentes; mas o fato de que outros passaram pelo mesmo irá te ajudar a não sentir vergonha se não conseguir fazer um exercício; ajudará você a não se desanimar. Os resultados de fazer Pilates duas vezes por semana podem ser vistos a partir do primeiro mês. Não desista!
  • Você vai melhorar o equilíbrio. Muitos exercícios nesta disciplina são baseados no equilíbrio, então, com a prática, você pode melhorar este aspecto que será muito útil durante a sua vida.

Como você pode ver, o Pilates queima calorias e, além disso, traz muitos benefícios que melhoram nossa saúde e nossa qualidade de vida. Inscreva-se agora em uma aula de Pilates!