Dicas que você não deve esquecer ao fazer hiking

2 de março de 2019
O hiking é uma das melhores maneiras de aproveitar o meio ambiente, além disso, pode ser adaptado a todas as idades e características dos membros do grupo com o qual formos praticá-lo; não se esqueça da meteorologia, do equipamento ou de estudar o terreno muito bem, entre outras dicas que damos a seguir

Para fazer hiking e aproveitá-lo da melhor maneira possível, é importante nos guiar por algumas dicas que suprem a falta de experiência. Na verdade, trata-se de aproveitar a trilha minimizando a chance de surgirem problemas que podem estragar o passeio.

Planeje sua trilha

Este é um dos pontos mais importantes; pois vai te ajudar a decidir qual é a melhor trilha para você e também a conhecer as dificuldades que podem ser encontradas nela.

Para isso, a melhor coisa que você pode fazer é estudar bem a trilha em um mapa, conhecer os desníveis, a extensão, a duração da trilha…

Outro planejamento importante é a data e as horas do dia em que você vai fazer a trilha; já que você deve levar em conta as condições meteorológicas e também evitar tanto as horas quentes no verão quanto que anoiteça no caminho.

Planeje a sua trilha

Se a trilha tiver um rio que você tenha que atravessar, você deve levar em conta em que estação do ano você vai fazer isso, para que dessa forma o nível da água não esteja muito alto.

É sempre bom sair acompanhado pois, diante de qualquer contratempo, por menor que seja, é melhor ter a ajuda de alguém. Um bom número de pessoas para fazer hiking é três, porque se alguém do grupo sofrer algum percalço, uma pessoa pode ficar com ele enquanto o terceiro vai procurar ajuda.

Se, no entanto, você não tem a possibilidade de ir acompanhado, sempre informe a alguém de confiança que você vai caminhar por uma trilha. Se algo te acontecer e você não puder pedir ajuda por qualquer motivo; então essa pessoa sentirá sua falta, poderá informar alguém e facilitar a sua localização.

Prepare bem a sua mochila para praticar o hiking

Pense bem no que você precisa levar na sua mochila; pois isso vai depender de quanto tempo a trilha vai durar. Para trilhas de algumas poucas horas, algumas coisas podem ser úteis, por exemplo:

Água: depende do calor que estiver fazendo e do esforço envolvido na trilha; mas uma média de um litro e meio por adulto seria o mais adequado.

Prepare bem a sua mochila para praticar o hiking, leve água

-Alimentos: não é necessário levar muita quantidade, pois além de não ser preciso carregar muito peso, não é aconselhável fazer um banquete no meio da trilha. Assim, uma boa opção é levar barrinhas energéticas.

-Um celular: para casos de emergência, tanto para avisar alguém quanto para se localizar caso algo aconteça. Tente deixar a bateria totalmente carregada antes de sair para a trilha. Se a trilha for relativamente longa, então é melhor deixar o celular desligado para dessa forma economizar bateria.

-Apito: no caso de termos algum problema, o apito facilita que nos localizem e assim gastamos menos energia do que gritando.

-Canivete multiuso pequeno: para que o canivete seja legal, ele deve ter uma única borda cortante e uma lâmina de menos de 11 centímetros. Além disso, não pode ser automático.

-Lanterna: caso devido a algum imprevisto anoiteça na trilha, uma lanterna é muito útil. O tipo mais recomendado para o hiking é a lanterna de cabeça, pois desta forma você fica com as mãos livres.

-Protetor solar: sobretudo no verão, mas também para qualquer época do ano ou se for uma trilha a uma certa altura acima do nível do mar.

Tenha em mente que entre 4 e 6Kg seria o peso máximo recomendado para caminhar confortavelmente. Acima desse peso, podemos ter problemas à medida que avançamos na trilha.

Levar um kit de primeiros socorros básico

É muito importante que o kit de primeiros socorros seja facilmente identificável, porque se tivermos algum percalço, será preciso encontrá-lo facilmente. Podemos usar um saco plástico para colocar os itens básicos do kit, para dessa forma evitar que eles se molhem em qualquer situação.

Roupas e calçados adequados

Para praticar hiking, as características do calçado devem ser:

  • Proteções laterais, para o bico e também para o calcanhar
  • Material externo resistente à abrasão
  • Sola com calcanhar de espessura suficiente
Roupas e calçados adequados

Em relação às roupas, para a parte do tronco a regra das 3 camadas deve ser seguida:

A primeira camada recomendada no inverno é a camiseta térmica feita de um tecido sintético que facilite a transpiração e que se seque rapidamente. No verão, é interessante uma camiseta folgada, igualmente feita de tecido sintético.

A segunda camada é o agasalho. No inverno, normalmente um fleece de tecido sintético. Uma segunda camada com zíper geralmente é mais interessante, porque dessa forma ela nos permite regular a ventilação do corpo dependendo da atividade física e das condições climáticas.

No verão, pode ser um fleece leve se pretendemos atravessar áreas de sombra ou então áreas de certa altura, mas expostas ao vento.

A terceira camada, no inverno, normalmente será uma jaqueta impermeável. No verão, a terceira camada será um corta-vento, que levaremos na mochila para usarmos caso tomemos um banho de chuva inesperado.

Em conclusão, para fazer hiking não são importantes apenas as suas pernas, mas também outros fatores, como por exemplo o planejamento, a mochila ou as roupas, que podem fazer com que você tenha um percurso muito melhor.

Page, S. J., Bentley, T. A., & Walker, L. (2005). Scoping the nature and extent of adventure tourism operations in Scotland: how safe are they?. Tourism management, 26(3), 381-397.