Exercícios de Pilates que você pode fazer em casa

· 23 de julho de 2018
O Pilates nos ajuda a melhorar a resistência e a flexibilidade, a queimar calorias e perder peso, a ter muito mais força, tonificar todo o corpo e melhorar o equilíbrio. Sem nenhuma dúvida é uma das melhores opções de exercícios para praticar em casa.

Não é todo mundo que tem o tempo ou o dinheiro necessário para frequentar uma academia todos os dias, e muitas vezes nem sequer um dia da semana. Mas saiba que há opções de atividades físicas que podem ser feitas em casa, e esses exercícios de Pilates são uma delas!

Pode ser também que você seja aquela pessoa que não gosta dos exercícios cardiovasculares como a esteira, ou mesmo que não goste da musculação. Tudo isso pode tornar muito difícil a proposta de fazer exercícios regularmente.

O Pilates surge como uma opção excelente para isso porque mesmo se você não tiver tempo nem dinheiro, há algumas opções de exercícios que podem ser feitos no conforto da sua própria casa.

Benefícios do Pilates

São muitas as pessoas que, sem ter estudado o assunto, acreditam que o Pilates não é uma boa opção de exercício. Essa crença não poderia estar mais longe da realidade. O Pilates é um dos exercícios mais completos que existem, já que com ele conseguimos trabalhar todas as partes do nosso corpo.

Além disso, os músculos são trabalhados desde o interior, o que quer dizer que trabalhamos nosso corpo da forma mais profunda possível. Permitimos que nossos músculos mais internos ganhem força para que, assim, possamos depois trabalhar também os músculos mais externos com a ajuda de outros exercícios e a partir de uma ótima base. O que mais poderíamos querer de uma modalidade esportiva?

Com certeza agora que você viu os benefícios que o Pilates pode te trazer, você está com vontade de colocar a mão na massa e praticar um pouco essa modalidade. O problema que surge depois desse ponto é que as aulas podem ser muito caras, e os horários podem muitas vezes não se encaixar nas nossas complicadas agendas. Mas tudo bem, porque os exercícios de Pilates podem ser feitos em casa.

Quais são os exercícios de Pilates que podemos fazer em casa?

Se usarmos sempre a desculpa que não temos tempo nem dinheiro para fazer exercícios, então vamos ficar presos em uma rotina sedentária que não é de nenhuma forma benéfica para nossa saúde. Fazer Pilates em casa é uma boa forma de combater o sedentarismo. A seguir temos alguns exercícios que podem te ajudar a entrar nesse mundo do Pilates.

Roll Up

Como acontece em todas as modalidades esportivas, o Pilates também tem diversos níveis. Esse é um dos exercícios mais simples que podemos fazer, e consiste em sentar-se com as pernas esticadas e tentar tocar os pés com as mãos.

Enquanto você tenta se alongar para alcançar os pés, mantenha a tensão muscular durante ao menos quinze segundos. Isso alonga o músculo, melhora a flexibilidade e o condicionamento. Quanto mais você for praticando esse exercício, poderá ir mais longe e manter a tensão muscular por mais tempo.

Rolling back

Abrace suas pernas, flexionadas no peito, e coloque a cabeça sobre os joelhos. Inspire enquanto abre o corpo, esticando braços e pernas e se deixando cair até que as escápulas toquem o chão. A seguir, exale enquanto volta para a posição original, com o corpo enrolado.

Mulher fazendo roll up em um colchonete

Repita o movimento quantas vezes puder. Sugerimos que mantenha o abdômen tensionado enquanto estiver fazendo o exercício, dessa forma os músculos dessa parte do corpo também trabalham.

A serra

Sente-se no chão com os braços e pernas esticados e abertos. Gire para a esquerda enquanto tenta tocar o pé esquerdo com sua mão direita. Gire para o outro lado a seguir. Esse exercício tonifica a parte da cintura, melhora o equilíbrio e aguça os reflexos.

Mulher fazendo o exercício de Pilates "serra" na academia

Tonificação abdominal e lombar

Esse é um dos exercícios mais conhecidos do Pilates. Trata-se de deitar no chão com os braços esticados ao longo do corpo. Apoiado neles, devemos levantar o abdômen e os glúteos do chão, mas mantendo os pés no solo.

Como você já deve ter reparado, o Pilates é baseado em exercícios de isometria. Ou seja, aqueles nos quais nos mantemos em uma posição com tensão muscular o máximo de tempo possível. Se você é um principiante, comece com 15 segundos e com o tempo e a prática diária vá aumentando o tempo de tensão. Logo você será capaz de aumentar o tempo de cada exercício, chegando até um minuto ou ainda mais.

O V

Esse é um exercício pouco mais complicado, mas você pode realizá-lo perfeitamente se tiver paciência e praticar de forma consistente. Deite-se reto no colchonete, de barriga para cima com os braços e pernas esticados. A seguir, levante suas pernas, flexionando os joelhos, para que a canela fique em posição paralela ao solo. Ao mesmo tempo, levante as costas e os braços, ficando apoiado apenas nos glúteos.

Com o tempo, tente esticar as pernas. A forma de “V” é alcançada com as pernas esticadas, sendo as pernas flexionadas uma variação mais fácil do exercício. Mantenha a posição durante o máximo de tempo possível, e repita quantas vezes puder. Se você tiver dificuldade para deixar as pernas suspensas, mesmo flexionadas, você pode sustentá-las com as mãos, segurando atrás dos joelhos.

Com esse exercício você ficou sem desculpas para praticar alguma atividade! Eles podem ser feitos em casa, nem que seja por 15 minutos. Com pouco tempo do seu dia e na sua própria casa, esses exercícios de Pilates podem te trazer resultados antes do que você imagina.