Curiosidades do Campeonato Mundial de Motovelocidade

Se você gosta de motociclismo, não pode deixar de conhecer os dados curiosos que vamos apresentar a seguir. Você sabe quem foi o piloto mais rápido da história? E qual é o piloto que ganha mais dinheiro?
Curiosidades do Campeonato Mundial de Motovelocidade

Última atualização: 10 novembro, 2019

O Campeonato Mundial de Motovelocidade é um verdadeiro caldeirão: motos, pilotos, equipes, engenheiros, mecânicos, dezenas de países e circuitos… É um mundo inteiro que vale a pena conhecer. A seguir, você vai conhecer cinco dados que provavelmente não conhecia sobre esse esporte. Não perca!

Campeonato Mundial de Motovelocidade: tudo o que você precisa saber

1. Nos países muçulmanos a champanhe aberta no pódio é sem álcool

A champanhe é um elemento fundamental em qualquer pódio no mundo do motor. Há mais de um século qualquer vitória é comemorada com esse espumante.

Esse tipo de bebida alcoólica é sinônimo de vitória, comemoração e sucesso, por isso ela nunca pode faltar. O problema começa quando consumir bebidas alcoólicas implica no cometimento de um delito.

Nos países muçulmanos é proibido consumir bebidas alcoólicas. É uma lei muito rígida que a competição máxima de motociclismo se vê obrigada a cumprir quando visita esses países. Como a champanhe é algo fundamental no pódio, a organização do Mundial de Motovelocidade opta pelo consumo de uma bebida chamada Waard.

Trata-se de uma bebida gaseificada e sem álcool que desempenha o mesmo papel da champanhe. Com certeza, você nunca percebeu que não era champanhe, porque à primeira vista a diferença entre as duas bebidas é praticamente nula.

No que se refere ao sabor, dizem que é semelhante ao suco de frutas, mas rapidamente os pilotos notam a diferença.

2. Os macacões são fabricados com couro de canguru

Os macacões são o equipamento de segurança por excelência. Seu uso, claro, é obrigatório e graças a eles, muitas vezes, o piloto não sofre lesões nem coisas piores. O macacão fica em contato com o asfalto quando os pilotos fazem curvas fechadas, além disso, precisam resistir às quedas.

andrea dovizioso, piloto de motogp

Por ter essa função, deve ser fabricado com um material resistente, leve e flexível. O material que mais se adapta a essas características é o couro de canguru. Sim, para a surpresa de todos, os macacões de todos os pilotos do grid são fabricados com esse material.

No momento, parecem que vão continuar fabricando os macacões com couro de canguru, apesar de haver cada vez mais vozes se posicionando contra a utilização de couros para a fabricação de roupas.

3. A denominação MotoGP tem apenas 16 anos de história

Quando ouvimos falar do Campeonato Mundial de MotoGP, logo o associamos a algo histórico. Apesar dessa competição ter uma longa história, foi apenas em 2002 que a categoria máxima do motociclismo passou a se chamar MotoGP.

Até então, chamava-se 500 cc. Com a criação de novas regras para a temporada de 2002, as motos passaram a ter 990 cc. Por isso, não havia sentido continuar utilizando a denominação anterior.

A demais categorias tiveram sua denominação alterada com o passar dos anos. Até o ano de 2010, a categoria de Moto2 era chamada de 250 cc, e, a Moto3, de 125 cc.

Por hora, parece que não vão alterar nenhum denominação. Atualmente, os nomes desfrutam de uma grande popularidade e se tornaram uma marca, especialmente a denominação MotoGP.

4. Andrea Lanonne detém o recorde de velocidade

O Campeonato Mundial de Motovelocidade é sinônimo de velocidade. É impressionante como os pilotos percorrem as retas e passam pelas curvas a velocidades estratosféricas.

Os recordes de velocidade nos circuitos são batidos, praticamente, a cada ano que passa. Isso porque tanto as equipes quanto os pilotos buscam sempre superar os limites e a si mesmos, e, claro, os seus colegas.

Até a presente data, o recorde de piloto mais rápido da história do Mundial de Motovelocidade é mantido pelo italiano Andrea Lanonne. Durante a corrida do Grande Prêmio da Itália de MotoGP de 2016, alcançou a impressionante velocidade de 354, 9 km/h.

Lanonne estabeleceu o recorde no meio da disputa com o seu companheiro de equipe, Andrea Dovizioso. Ele também detinha a marca anterior, por isso, no momento, parece que ninguém vai tirar dele essa marca.

jorge lorenzo da equipe ducati

5. Qual é o piloto melhor pago?

Os salários são verdadeiros segredos no mundo do esporte. Com frequência, especula-se sobre eles e circulam rumores, mas acaba sendo difícil saber com certeza qual é a cifra que cada piloto embolsa por correr de moto.

Além disso, é preciso ressaltar que os salários são complementados por contratos milionários de publicidade. Portanto, acaba sendo ainda mais difícil conhecer os verdadeiros rendimentos dos pilotos.

Atualmente, o piloto melhor pago é Jorge Lorenzo, recebendo um total de quinze milhões de euros, seguido por Marc Márquez, que recebe por volta de doze milhões de euros. Na terceira colocação está Valentino Rossi, que recebe dez milhões de euros.

Apesar de ser o terceiro piloto melhor pago, Valentino Rossi é o que o que mais recebe dinheiro, com muita diferença sobre o restante, por causa da sua equipe, VR46, o merchandising e seus contratos publicitários milionários.

Em suma, pode-se reconhecer que o Campeonato Mundial de MotoGP é um verdadeiro mundo. Os fanáticos pela categoria poderiam ficar horas conhecendo detalhes como esses, os quais muitos ainda passam despercebidos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.