Escolha o seu esporte para as suas férias

18 de junho de 2019
Você não deve interromper a prática de exercícios nas férias. No artigo a seguir, vamos mostrar quais são os melhores esportes para este momento. Tome nota e escolha o seu favorito!

As férias são um momento para relaxar. Para muitos atletas, isso acaba se transformando em um motivo para perder o comprometimento e a motivação. No entanto, férias não precisa ser sinônimo de vida sedentária. Muito pelo contrário! Neste artigo, vamos te ajudar a escolher o seu esporte para as suas férias.

É possível combinar bem-estar e diversão durante as férias. Seja no verão ou no inverno, com todo o tempo disponível podemos para passar muito tempo ao ar livre e assim aproveitar todos os benefícios que isso traz.

Para os atletas, esta é uma época ideal para praticar alguns esportes que não são praticados na rotina Se forem férias de verão, por exemplo, o surfe ou o futebol de praia são alguns dos esportes que mostram que é possível entrar em forma e se divertir. Se for inverno, podemos fazer trilhas, esquiar ou patinar.

De qualquer forma, a lista que trazemos a seguir inclui os melhores esportes para as férias. Todos eles são adequados para todos os perfis de atletas, sejam eles iniciantes, avançados ou ainda os mais preguiçosos. Descubra a seguir!

O melhor esporte para as suas férias

1. Correr na areia

Correr na areia da praia é uma das melhores maneiras de se manter em forma. Esta é uma atividade esportiva que ajuda a manter a forma, a melhorar o tônus muscular e a melhorar o humor.

Embora seja verdade que correr requer mais energia do que outros tipos de exercícios, o fato de correr em uma superfície mais dura exige mais força por parte dos músculos.

O melhor esporte para o verão

Porém, se você decidir correr na areia durante os meses de verão, nunca se esqueça do protetor solar para proteger a sua pele, bem como dos óculos escuros e de um chapéu. Da mesma forma, não se esqueça de se hidratar antes e também durante a prática da atividade.

2. Natação, uma ótima alternativa de esporte para as férias

Como você já sabe, existem vários estilos de natação, e cada um envolve diferentes grupos musculares. Além disso, a água oferece uma resistência extra. Não importa em que estilo você nade, desde que você esteja deslocando o seu corpo através da água.

Como se não bastasse, a natação também é uma maneira eficiente de queimar calorias. Enquanto os músculos são treinados de forma eficaz, o sistema cardiovascular também melhora, já que a natação faz com que o coração e os pulmões se tornem mais fortes.

De fato, a natação é recomendada não só para fortalecer os músculos, como também para ganhar resistência.

Natação, uma ótima alternativa de esporte para o verão

3. Vôlei de praia

O vôlei de praia é um esporte ideal para tonificar o corpo, já que os glúteos e coxas trabalham em todos os movimentos. Além disso, os músculos abdominais e lombares são contraídos ao longo do jogo.

Além disso, esta é uma excelente atividade para se bronzear, ao mesmo tempo que também é ideal para quem quer fazer amigos. Lembre-se de que, para começar um jogo, deve haver pelo menos quatro jogadores, uma vez que ele é jogado em equipes de dois.

Ele tem, com algumas exceções, as mesmas regras do vôlei, e a vantagem é a de que ele permite executar diferentes movimentos sem muita preocupação com a queda.

No entanto, se você não estiver suficientemente preparado fisicamente, o risco de lesão é importante, pois os saltos em uma superfície instável aumentam o risco de entorses. Portanto, um bom aquecimento dos músculos e articulações é essencial para a prática do vôlei de praia.

Vôlei de praia

4. Futebol de areia

Os amantes do futebol em sua versão mais clássica estão com sorte. O futebol de areia é uma atividade muito divertida e acessível para todos os perfis de atletas.

Sem dúvida, é um esporte excelente para trabalhar a velocidade de reação e a coordenação, graças às finalizações acrobáticas que ele permite e à dificuldade para evitar os rivais em um terreno como a areia.

Então, como você pode ver neste artigo, há muitos esportes que você pode fazer durante as férias. No entanto, lembre-se de que você deve hidratar-se continuamente e evitar as horas de maior exposição ao sol.

  • Soler, J. M. (1952). Natación. Natación. Publicado Mensualmente Por El Club Natación de Barcelona, 305, 228–230. https://doi.org/10.1016/S0304-405X(99)00053-7
  • Pérez-Turpin, J. A., Zmijewski, P., Jimenez-Olmedo, J. M., Jové-Tossi, M. A., Martínez-Carbonell, A., Suárez-Llorca, C., & Andreu-Cabrera, E. (2014). Effects of whole body vibration on strength and jumping performance in volleyball and beach volleyball players. Biology of Sport, 31(3), 239–245. https://doi.org/10.5604/20831862.1112435
  • Tilp, M., & Rindler, M. (2013). Landing techniques in beach volleyball. Journal of Sports Science and Medicine, 12(3), 447–453.