Você corre da forma correta? Veja os erros mais comuns da corrida

· 5 de agosto de 2018
Há uma maneira indicada para correr que melhora o desempenho e reduz a fadiga e o risco de lesão, por isso, devemos sempre correr da forma correta

Correr é uma das primeiras coisas que aprendemos na nossa vida. Logo após andar e, em muitos casos, antes mesmo de falar. No entanto, embora o façamos quase todos os dias e em muitas atividades esportivas, nem todos o fazemos da maneira mais apropriada. Siga estas dicas para evitar os erros mais comuns da corrida.

Alguma vez você já se perguntou se você corre da forma correta? Cada esporte tem sua técnica; os jogadores de futebol devem saber chutar, os jogadores de basquete aprendem a arremessar e os jogadores de tênis a usar uma raquete. O mesmo vale para os corredores, que devem seguir uma técnica específica.

Os erros mais comuns da corrida

Existem alguns parâmetros para se levar em conta na avaliação da forma de uma pessoa correr. Entre eles estão a pisada, o movimento do braço, a postura do corpo e a respiração. Estes são os erros mais comuns da corrida em relação a estas ações:

Pisar mal

Mulher correndo na praia

O ideal é tocar o chão com o meio do pé ou até com as pontas. Se ‘entrarmos’ de calcanhar, a única coisa que conseguiremos será frear a corrida e tirar fluidez do movimento.

Como evitar isso? A primeira coisa é treinar a pisada conscientemente. Muitos corredores treinam descalços sobre uma superfície macia (como a grama) para exercitar esse ponto.

Por outro lado, você também deve encontrar a passada ideal de acordo com o comprimento de suas pernas. Você vai ver que quanto mais você esticar os passos, mais você vai entrar com o calcanhar. Nesse sentido, encurtar o tempo de contato com o piso ajudará a reduzir o consumo de energia em cada passo.

Movimentar os braços incorretamente

O movimento do braço é muito importante quando se trata de harmonizar movimentos e gerar equilíbrio. No entanto, se for mal feito, pode produzir um consumo de energia contraproducente para a eficiência do corredor.

Estas são algumas das manobras que você não deve fazer quando movimentar os braços, sendo alguns dos erros mais comuns da corrida:

  • Não faça uma rotação lateral excessiva. O braço não deve exceder a metade do tronco.
  • Deixar os ombros e os braços rígidos ao correr.
  • Separar demais os cotovelos do corpo.
  • Deixar os braços em um ângulo maior que 90 graus.

Má postura do corpo

A posição do corpo é essencial para alcançar o equilíbrio adequado, evitar um desgaste desnecessário e, assim, melhorar a resistência. Para correr bem, a primeira coisa é que as costas devem estar retas e os abdominais devem exercer alguma tensão. Desta forma, o que conhecemos como core permanecerá estável.

Mulher correndo na estrada

Quanto aos quadris, é melhor buscar que a pelve permaneça na vertical durante a corrida. Avançar demais o tronco, frequentemente por conta da impaciência ou da ansiedade para chegar antes ao destino, também é ruim.

Além disso, a cabeça deve permanecer reta, alinhada com o tronco e a pelve. Este é um dos erro mais comuns da corrida: correr olhando para o chão. Além da postura corporal, isso afeta a respiração. Os olhos devem olhar para o chão, é claro, mas a uma distância mínima de dez metros à frente do local onde o corredor está.

Por fim, reiteramos a importância de controlar e medir a passada.

A respiração, um fator chave

Depois de ter verificado se você corre da forma correta e se comete esses erros mais comuns da corrida, você também deve avaliar sua respiração. Este é um fator chave para os corredores, uma vez que afeta diretamente a resistência e o desempenho.

Quando somos crianças nos ensinam a inalar pelo nariz e expirar pela boca, mas isso não é suficiente para os atletas. Como eles exigem mais oxigênio, é aconselhável que eles inalem o ar por ambas as vias e o expirem pelo nariz.

Mulher praticando a corrida ao ar livre

A frequência respiratória terá muito a ver com o ritmo e a habilidade de cada atleta. No entanto, a sugestão é que você inale a cada 3 ou 4 segundos e exale a cada 3. Assim, a respiração sempre será moderada e nos abastecerá adequadamente.

Em última análise, você deve se lembrar que a respiração está ligada à postura. Se você conseguir correr com a técnica correta, você também estará melhorando sua capacidade aeróbica.

Com todas essas dicas, você estará pronto para praticar e perceber se você corre da forma correta, com os benefícios que isso traz. Todos esses movimentos podem ser aprendidos e mecanizados, de modo que a prática e a concentração permitirão que você faça isso naturalmente com o passar do tempo.