Como começar a correr? 7 coisas que você precisa saber

· 2 de julho de 2018
Antes de começar a correr vale a pena conhecer alguns aspectos que devem ser levados em consideração, especialmente por quem tem um estilo de vida sedentário.

Como começar a correr? Se você está realmente determinado você já deve saber que a corrida pode trazer muitos benefícios. Ficar em forma, melhorar sua saúde e até se sentir melhor consigo mesmo são apenas alguns deles. Se você ainda não está tão motivado, mas também gostaria de praticar esse exercício, continue a leitura e descubra o que deve ser levado em consideração na hora de começar a praticar um esporte como a corrida.

Se seu único problema é que você não sabe como começar ou em que ritmo iniciar sua prática, aqui o ajudaremos não apenas a dar o primeiro passo, mas também a manter a motivação necessária para esse esporte.

Motivação correta

É possível que você tenha tentado muitas vezes, mas no final, abandonou. Talvez as obrigações do trabalho, da sua casa e da sua família podem fazer com que essa nova atividade não tenha espaço na sua rotina e, por esse ou outro motivo, você tentou mas não deu continuidade à decisão de correr.

Correr é uma das atividades mais dinâmicas que existem. Permite um passeio rápido e uma meditação ativa durante o exercício. É uma atividade em que você coloca desafios pessoais e controla a dificuldade do exercício. Além disso, proporciona um movimento para o corpo como um todo, de forma que o trabalho muscular e o posterior relaxamento será bem completo.

É um treinamento de corpo e mente, de forma que sua autoestima melhorará. No entanto, lembre-se de que iniciar a prática desse esporte do zero envolve um processo. Primeiro você deve trabalhar progressivamente para criar esse hábito em sua vida, até chegar ao ponto em que seu corpo e sua mente vão pedir por esse exercício.

Isso ocorre porque seus músculos precisarão de algum tempo para alcançar a elasticidade e força necessárias para correr, e o mesmo acontecerá com seu coração e pulmões.

7 fatores que devemos saber

Se você está pensando pela primeira vez em como começar a correr, é importante que aprenda a dividir o período de treinamento por etapas. E, por favor, não se compare aos outros, já que cada pessoa tem uma condição física diferente. Pelo menos você já levantou do sofá e está disposto a começar a correr, então preste atenção nos seguintes pontos:

Seu próprio ritmo

Mulher sentada após corrida no fim da tarde

Não se trata de seguir um cronograma rigoroso de tempo e quilômetros. A ideia é que você mesmo saiba quando e o quanto avançar, ou se é necessário mudar algo. Aprenda a ler o seu próprio corpo de acordo com o esforço exigido. Mas, é claro, também não se acomode.

Superando desculpas

Um dos primeiros desafios que vão aparecer são as desculpas: “Não tenho roupas” ou “Não tenho um tênis apropriado”. Mas, para começar, você não precisará de roupas profissionais, apenas de um tênis confortáveis ​​e de certa resistência.

Em relação à roupa, esta deve ser leve. Embora existam várias opções de roupas esportivas no mercado, no seu caso, o importante é só uma básica para começar a correr. Conforto é praticamente a única coisa que você precisa para correr.

Se você já possui roupas, regatas, tops, leggings, ou shorts e tênis com os quais você se sente confortável, então você já tem mais do que o suficiente para que seu corpo mantenha um padrão de movimento natural que é necessário para correr.

Mulher correndo na esteira

Em caso de mau tempo extremo, há sempre a opção de correr na esteira.

Primeiro conheça seu corpo, depois pense em como começar a correr

Corredores profissionais utilizam certos dispositivos para monitorar sua atividade corporal. Para começar, nada melhor que o seu próprio relógio biológico que é um indicador natural. Seu próprio corpo enviará sinais que  indicarão quando diminuir ou aumentar de nível, você só precisa prestar atenção a esses sinais.

Portanto, correr deve ser algo ativo no nível do corpo e também da mente. Você deve trabalhar de acordo com as respostas do seu corpo, porque ele também pedirá períodos de descanso ou pausa.

Aquecimento

Mova-se antes de começar a correr! É uma etapa essencial para evitar lesões. Comece por alguns minutos fazendo círculos com seus pulsos, braços e pernas. Isso será suficiente para aquecer antes de iniciar o percurso.

Esses exercícios de alongamento e aquecimento têm como objetivo ativar a circulação nas articulações e aquecer o corpo para uma atividade mais elevada.

Hidratação

Manter-se hidratado é vital para continuar a correr, seu corpo exigirá isso. Também não exagere, beba somente quando seu corpo estiver com sede, pois o excesso pode prejudicar o esporte e causar dores abdominais ao correr.

Alimentação

Mulher comendo maça

Antes de começar a correr, coma alguma fruta para evitar tonturas. Elas fornecerão a energia necessária ao seu corpo. Para ter uma referência, uma porção ideal pode ser medida de acordo com o tamanho de seu punho.

E agora, como começar a correr?

Se você não sabe como começar a correr, primeiro prepare sua rotina. Estabeleça um plano de ação baseado em um cronograma definido. Analise o seguinte:

  • Qual seria a melhor hora para começar a correr? À tarde ou muito cedo pela manhã?
  • Qual percurso você fará, caminho e distância?
  • Registre suas marcas, é sempre bom definir metas. Se ficar fácil ou difícil demais, você pode redefini-las depois!
  • Alterne caminhadas com corridas.
  • Descanse um dia por semana.

Lembre-se de que você está fazendo um investimento em saúde, o que lhe dará benefícios a curto e longo prazo. Pouco a pouco, você poderá fazer parte de uma grande comunidade de pessoas que têm o mesmo objetivo, e isso aumentará sua motivação e o desejo de continuar.