Você tem medo de começar a fazer crossfit? Veja aqui como superá-lo!

· 5 de julho de 2018
Se tivermos as condições físicas requeridas e com a supervisão técnica de um professor, qualquer um pode entrar no mundo desses exercícios físicos de alta intensidade. Não precisa ter medo de começar a fazer crossfit!

O crossfit é um esporte baseado no emprego de técnicas delimitadas e corretas de exercícios, movimentos básicos e de alta intensidade. É praticado de forma individual ou em grupo. Se você tem medo de começar a fazer crossfit, não se preocupe, continue lendo e verá a melhor forma para praticar esse esporte e perder o medo.

Temores infundados sobre o crossfit

Muitas pessoas pensam é que quase impossível fazer crossfit, ou que ele é apenas para atletas profissionais ou esportistas experientes.Mas você não precisa ter medo de praticar esse esporte, já que a forma física vai melhorando e seu corpo vai ganhando condicionamento de acordo com o progresso dos treinos.

  • Desenvolvimento exagerado dos músculos: esse é um medo falso. Cada pessoa desenvolve seus músculos de acordo com os limites de sua capacidade física.
  • Não é para quem nunca fez nenhum esporte: se você é fisicamente saudável, pode realizar os exercícios propostos com dedicação e esforço desde que seja guiado pelo seu professor ou treinador.
  • Não é para qualquer um: é para todos aqueles que querem ter seu corpo em boa condição física, que desejam se divertir e gostam de pegar peso.

A chave para perder o medo de começar a fazer crossfit

Mulher fazendo crossfit com kettlebell

Sentir medo do desconhecido é completamente normal, mas logo o perdemos após dar o primeiro passo. O melhor então é enfrentar seus medos, saber quais são, o porquê deles e procurar a verdade por trás. Responder essas perguntas já te ajudará a vencê-los.

A chave está em você mesmo. É você que será capaz de dominar seus temores. Por essa razão se você pesquisar e conhecer tudo que o crossfit tem a oferecer, aos poucos você irá adquirindo confiança e percebendo que a modalidade pode te ajudar a alcançar seus objetivos.

Pense nas vezes que você já superou o medo, isso te dará coragem para enfrentá-los mais uma vez e sempre que eles aparecerem.

Sua competência é medida em relação a você mesmo

Você deve se esforçar para superar seus próprios limites. O mais importante é avançar nos treinos, realizar os movimentos de forma adequada e seguir rigorosamente as instruções do professor. Isso permitirá um progresso passo a passo sem riscos de lesão.

Não pretenda ser um herói

Nada se aprende da noite pro dia, o objetivo é ir se superando a cada aula para melhorar fisicamente em relação a você mesmo, e não em relação a outras pessoas que estão lá.

Boa alimentação

Para esse tipo de atividade que requer muito esforço físico, é fundamental ter uma boa alimentação para ter um corpo saudável e uma nutrição de nível ótimo.

Não tenha medo de fazer perguntas

Si você tiver alguma dúvida na hora de realizar algum exercício, o mais indicado é perguntar com confiança ao treinador, de tal modo que possa sempre evitar lesões e dores que surgem com exercícios mal executados.

Recomendações para praticar

Como em todo esporte, nessa atividade você também vai precisar desenvolver e ampliar sua capacidade física. Isso é alcançado com um treinamento de força, condicionamento e exercícios de alta intensidade.

Excelente condição física

Um pré-requisito indispensável antes de começar esse tipo de treino é se consultar com um profissional da saúde que poderá te indicar se você está em condições físicas favoráveis para esse tipo de esporte.

Lugar apropriado

Há lugares especiais para a prática de crossfit, desenhados para esse tipo de treino único. Escolha o mais conveniente para você, seja pelo preço, indicação ou proximidade da sua casa.

A importância de ter bons professores

Duas amigas fazendo crossfit juntas com um professor

Ter um bom acompanhamento é algo fundamental para não ficar perdido ao começar a fazer crossfit.

Os professores e treinadores das academias funcionais devem ser pessoas preocupadas com seu bem estar e rendimento em cada exercício. Se não for assim, melhor procurar outro lugar para praticar.

Aquecimento

É de suma importância realizar um bom aquecimento, pois essa etapa melhora o rendimento e evita lesões, além de também te preparar mental para realizar os exercícios.

Treinos variados

A base principal desse esporte é a variedade de exercícios e movimentos que podem ser feitos. Há muitos tipos de exercícios, e à medida que você avançar nos treinos poderá experimentar todas as opções. Não podemos pular etapas para não sofrer lesões graves nem outros problemas.

Descanso e recuperação

Respeite o tempo para descanso e recuperação. Tome todo o tempo que você precisar para se recompor.

Aproveite o crossfit

Integre-se ao grupo do seu box, todos têm a mesma meta e se apoiam mutuamente. Isso te dará ânimo quando estiver para baixo. Aproveite seu treino e o tempo em que treina, lembre-se do motivo pelo qual você está lá.

Vantagens que essa modalidade oferece

Mulher sarada fazendo crossfit em uma academia

Foque nos aspectos positivos para ficar animado quando começar a fazer crossfit:

  • Favorece a saúde.
  • Melhora sua resistência.
  • A motivação ajuda na superação pessoal.
  • Mantém o sistema cardiovascular e respiratório em um ótimo estado.

Algumas contraindicações que devemos saber

Certos exercícios têm mais possibilidade de causar lesões nas articulações, tendões e músculos se não forem praticados corretamente. Você deve ter cuidado para não ultrapassar os limites que seu organismo suporta. Seguir esses conselhos ajudará você a vencer o medo e começar a fazer crossfit!