As superstições dos pilotos de corrida

O mundo da corrida é muito competitivo e frequentemente solitário, por isso os pilotos recorrem a questões menos tangíveis para reforçar sua confiança e atrair boa sorte. Conheça as superstições mais curiosas a seguir.
As superstições dos pilotos de corrida

Última atualização: 26 dezembro, 2018

Vamos ver hoje algumas superstições dos pilotos mais conhecidos da Fórmula 1 e outras corridas. Desde um simples gesto até uma série de rituais passando por manias extravagantes, os pilotos recorrem a estratégias curiosas para atrair boa sorte.

Não é estranho alguém se surpreender com o fato de que em pleno século XXI, no qual uma centena de engenheiros se encarregam de que tudo funcione perfeitamente, os pilotos sigam ainda fiéis e confiando em suas próprias manias.

Os esportistas têm como hábitos uma série de superstições que repetiram ao longo de toda sua carreira esportiva e repetem ainda hoje se estão na ativa. Seja para fugir do mau olhado ou para atrair boa sorte, as superstições são de todo tipo.

Na verdade muitas pessoas são supersticiosas, e portanto muitos esportistas também o são. O caso dos pilotos, que correm tantos riscos, não seria diferente. Talvez por sua profissão ser tão arriscada, inclusive com risco de vida todo dia de competição, eles sejam ainda mais e busquem todo tipo de proteção, inclusive aquelas além da razão.

Superstições dos pilotos: Jorge Lorenzo

O campeão de MotoGP muda a cor de seu capacete em função dos resultados das últimas corridas. Ele varia os detalhes em vermelho ou dourado para que a sorte o acompanhe no próximo circuito.

Piloto de corrida de moto fazendo curva

Outra de suas manias é ver algum fragmento da saga de Rocky Balboa. E nisso ele encontra a motivação necessária para vencer seus rivais.

Superstições dos pilotos: Fernando Alonso

O piloto é um dos mais cheios de manias do padoque. Suas manias foram crescendo até se transformarem em uma série de rituais que ele precisa completar.

Ele deve sempre colocar a bota direita primeiro, e levar sempre um baralho de cartas entre seus pertences. E essas são apenas 2 manias. Ele também é muito sistemático com números, principalmente no que diz respeito aos dos quartos do hotel. Ainda que não seja uma superstição, ele é também fanático pela cultura tradicional japonesa.

Dois pilotos de fórmula 1 comemorando junto com uma pessoa da equipe

Em uma entrevista Alonso também já comentou que se ele ganha uma corrida, no ano seguinte quando chega ao mesmo circuito ele tenta repetir a mesma rotina que no ano anterior. Caso ele tenha ido mal, no ano seguinte ele tenta evitar inclusive os mecânicos que ele cumprimentou antes de subir no carro.

Superstições dos pilotos: Michael Schumacher

Schumacher é outro dos pilotos que é cheio das superstições. Ele não podia subir no carro se não estivesse com um pingente de ouro. Foi um presente que sua mulher e seus filhos lhe deram e desde então ele nunca mais se separou dele.

Durante seu período na equipe da Ferrari, em uma corrida ele esqueceu seu pingente e um mecânico teve que ir até o hotel para buscá-lo. Sem ele Michael não iria competir. Isso demonstra a importância que esse amuleto tem para ele.

Superstições dos pilotos: David Coulthard

Ao longo de toda sua carreira esportiva, David Coulthard sempre competia com a mesma cueca azul. Era seu amuleto e não podia competir se não estava com ela.

Em sua carreira de piloto ele sofreu um grave acidente e teve que ser atendido de forma urgente. Os médicos, para atendê-lo o mais rápido possível, cortaram a sua roupa, e por isso a sua cueca acabou rasgada. Desde então ele viaja com trevos de quatro folhas e figuras religiosas em sua mala.

Superstições dos pilotos: Valentino Rossi

O que Valentino Rossi tem como superstição é mais uma série de rituais que foram aumentando ano após ano. Sempre na mesma ordem e momentos antes da corrida, o italiano umedece os olhos e coloca seus tampões de ouvido. A seguir ele coloca o seu colar, aproxima-se de sua moto e agacha ao seu lado.

Valentino Rossi comemorando

Após já ter subido na moto ele volta para o pit stop, fica de pé sobre ele e coloca sua roupa interior. Uma vez no grid de largada ele volta a se agachar ao lado da moto.

Superstições dos pilotos: Robert Kubica

O que começou como uma mania do piloto acabou virando quase um milagre. O piloto polaco sempre competia com uma imagina do Papa João Paulo II no interior do seu carro.

Robert Kubico

Depois de um grave acidente que ele sofreu no Gran Prêmio do Canadá, que quase chegou a lhe custar a vida, o Vaticano investigou um possível milagre, no qual o Papa havia interferido para salvar a sua vida.

Superstições dos pilotos: Marc Márquez

O piloto espanhol, assim como David Coulthard, tem a sua mania em relação à roupa íntima. Em uma entrevista ele relatou que durante os treinos ele sempre usa cuecas azuis. Para o dia da corrida, no entanto, deve necessariamente ser de cor vermelha.

Marc Marquez comemorando uma vitória

O próprio Márquez já chegou a dizer que algo aconteceria com ele se ele não estivesse com a cueca certa. Sua cueca é inclusive a primeira coisa que ele coloca na mala. Não queremos nem imaginar o que aconteceria se ele esquecesse, não é mesmo?


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.