Beisebol, basquete e futebol americano: a tríade do esporte nos EUA

22 de abril de 2020
A tríade do esporte nos Estados Unidos é formada pelo beisebol, pelo basquete e pelo futebol americano, as modalidades mais populares e com o maior número de seguidores no país.

O esporte nos Estados Unidos inclui quase todas as modalidades e há atletas de ponta em muitas delas, mas existe uma “tríade” do esporte nos EUA que abrange as modalidades mais populares do país. A tríade do esporte nos EUA é formada pelo beisebol, pelo basquete e pelo futebol americano. Vamos falar sobre esses esportes a seguir.

1. O beisebol faz parte da tríade do esporte nos EUA

As “Major Leagues” estão entre as mais antigas do país — foram fundadas em 1903 — e são compostas por 30 equipes, divididas em dois grupos: a Liga Nacional e a Liga Americana. Durante os anos cinquenta e sessenta, houve uma grande expansão do beisebol nos Estados Unidos e no Canadá, e hoje este é um esporte milionário.

A MLB — na sigla em inglês — tem a maior participação de público do mundo. Quase 70 milhões de espectadores assistiram aos jogos nos estádios em 2018.

Sob o lema “I live for this” (“Eu vivo para isso”, em tradução livre), nada menos que 162 jogos são disputados por temporada. Apenas cinco equipes passam para a pós-temporada, que termina com a World Series. Esse torneio consiste em sete jogos entre os campeões das ligas nacional e americana.

O beisebol é praticamente o principal esporte nos Estados Unidos, por isso faz parte da tríade do esporte nos EUA.

Das equipes que ainda estão ativas, o Cincinnati Reds ganhou o maior número de títulos da World Series (cinco). O atual campeão é o Boston Red Sox, pertencente à Divisão Leste da Liga Americana, que conquistou 10 títulos em sua história.

2. Basquete, a estrela do esporte nos Estados Unidos

Todos aqueles que jogam basquete sonham em jogar pelo menos um jogo na NBA. A “Liga das Estrelas” é a mais importante e impressionante do mundo. Criada em 1946, a National Basketball Association (NBA) teve mais de 70 edições ininterruptas.

Desde a temporada 2004-2005, a liga é composta por 30 equipes divididas em duas conferências: oeste e leste. Por sua vez, elas são agrupadas em três divisões com cinco participantes em cada uma delas.

O sistema de competição da NBA é um pouco complicado de entender. Cada equipe disputa 82 jogos por temporada. A metade das partidas ocorre em casa e a outra metade é disputada como equipe visitante.

Depois, há os playoffs, que consistem em três rodadas de competição entre 16 equipes de ambas as conferências. Os vencedores avançam para as semifinais e as finais.

Na rodada final — geralmente em junho — os campeões de cada conferência se reúnem e disputam sete jogos. O último campeão foi o Toronto Raptors, que conquistou o título pela primeira vez em sua história.

NBA: história resumida

O time com mais títulos é o Boston Celtics, com 17 campeonatos em seu histórico. O jogador mais bem-sucedido é Bill Russell, que conquistou 11 campeonatos — todos com o Celtics — e o maior artilheiro é Kareem Abdul-Jabbar, com 38.387 pontos em vinte temporadas.

3. O futebol americano também é parte da tríade do esporte nos EUA

O futebol americano é um derivado do rugby e do futebol inglês. É um dos esportes mais importantes dos Estados Unidos e até superou a popularidade do beisebol considerando seu sucesso mundial.

A National Football League (NFL) é o principal campeonato profissional do país. A versão universitária e a amadora também são bastante populares.

A primeira competição de futebol americano ocorreu em Nova Jersey, em 1869, seguindo as regras já oficiais do esporte – duas equipes de 11 jogadores cada, uma bola alongada e um campo retangular medindo 110 x 49 metros.

Atualmente, as 32 equipes da NFL se enfrentam divididas em duas conferências (AFC e NFC). A final da temporada, conhecida como Super Bowl, é disputada entre os campeões das duas conferências.

A NFL é um evento cuja propriedade intelectual vale milhões.

O último campeão foi o Kansas City Chiefs. Outros grandes nomes da liga incluem o New England Patriots, que já possui seis títulos, o Pittsburgh Steelers (seis), o Dallas Cowboys (cinco), o San Francisco 49ers, o New York Giants e o Green Bay Packers (cada uma delas com quatro títulos).

A tríade de esportes nos Estados Unidos gera milhões de dólares por ano, tanto em publicidade quanto em transmissões de televisão, além da venda de ingressos e passes de jogadores.

Cada esporte à sua maneira, todos fazem com que as cidades parem suas atividades diárias para assistir os jogos nos estádios ou em bares e restaurantes.

  • La afición. Glosario para entender el beisbol. Milenio. Octubre 2019. https://www.milenio.com/deportes/beisbol/glosario-para-entender-el-beisbol
  • Gil, A. NBA 2019-20: Treinta equipos, treinta razones. Gigantes del Basquet. https://www.gigantes.com/nba/nba-2019-20-treinta-equipos-treinta-razones/
  • Allegre, R. El mayor reto para los equipos de la NFL es mostrar consistencia. ESPN. Octubre 2019. https://www.espn.com.mx/futbol-americano/nota/_/id/6226929/el-mayor-reto-para-los-equipos-de-la-nfl-es-mostrar-consistencia