Você conhece os benefícios das amêndoas?

28 de fevereiro de 2019
A semente da árvore originária do Oriente Médio chamada Prunus dulcis, conhecida como amêndoa, pode ser consumida de diversas formas: crua, torrada, cozida, em óleos, como leite...

Todas as oleaginosas são boas para a saúde, mas as amêndoas levam o prêmio das mais ricas e versáteis. Trata-se de um alimento super poderoso recomendado aos atletas por suas grandes quantidades de nutrientes. Saiba quais são os principais benefícios das amêndoas neste artigo.

Os benefícios da amêndoa

É curioso que um alimento tão pequeno possa conter tantos benefícios em seu interior. As amêndoas são uma das oleaginosas que não podem faltar em nossa dieta, tanto se praticamos esportes, desejamos perder peso quanto se estivermos esperando um bebê.

A maioria das pessoas não sabe que um punhado de amêndoas (cerca de 30 gramas) fornecem 3,5 gramas de fibra, gorduras saudáveis, seis gramas de proteína, 35% da dose diária recomendada de vitaminas para adultos, 20% de magnésio e 30% de manganês.

pote de amêndoas

Ao contrário do que se acredita, esta castanha não tem muitas calorias e a maioria delas nem sequer é absorvida pelo corpo (isto é, são eliminadas). Além disso, devemos indicar que nos fornece fósforo, cobre e vitamina B2.

Quais são os benefícios das amêndoas?

Com uma contribuição tão nutricional, é compreensível que as amêndoas sejam consideradas um superalimento. São muitos os benefícios deste alimento tão delicioso para dispensá-lo. Aqui dizemos alguns deles:

1. Energia imediata

Sua grande contribuição nutritiva nos proporciona o combustível que o corpo precisa para aqueles dias mais exaustivos. Por isso, se você planeja dar seu máximo na academia, recomendamos que você coma um punhado de amêndoas no café da manhã ou no meio da manhã.

2. Antioxidantes de qualidade

Uma das principais características desse lanche saudável para quando a fome ou a ansiedade nos ataca é sua propriedade antioxidante. O que isso significa? Que tem a capacidade de prevenir o envelhecimento e a oxidação das células. Portanto, pode reduzir ou retardar o aparecimento de doenças degenerativas.

As amêndoas têm uma grande quantidade de vitamina E – um potente antioxidante – cuja função é proteger as membranas celulares do organismo para que fiquem jovens por mais tempo.

3. Coração forte e saudável

As pessoas que consomem amêndoas diariamente têm menos risco de sofrer de doenças cardiovasculares. Isso se deve ao fato de que elas fortalecem as paredes das artérias graças aos aminoácidos que contêm.

coração de plástico

Além disso, o magnésio deste alimento reduz a pressão sanguínea e, devido aos seus ácidos graxos saudáveis, pode reduzir o colesterol ruim no sangue.

4. Ossos e dentes reforçados

Outro dos benefícios das amêndoas que devemos ao magnésio (e também ao fósforo). Se consumirmos um punhado todos os dias, nossos ossos ficarão mais fortes, por isso sua ingestão é recomendada para crianças, adolescentes e idosos. Seu alto teor de cálcio previne a osteoporose, típica das mulheres na menopausa.

5. Açúcar no sangue controlado

As pessoas que têm diabetes podem consultar seu médico para confirmar que as amêndoas são adequadas para o consumo. Por causa do magnésio – mais uma vez – podem reduzir o nível de açúcar no sangue e melhorar a função da insulina.

Se você acha que esses benefícios das amêndoas não são suficientes para começar a comê-las agora mesmo, diremos um pouco mais sobre ela…

Controlam a ansiedade, reduzem o apetite, permitem a perda de peso, são benéficas para as funções cerebrais, reforçam o sistema imunológico, combatem os radicais livres e são perfeitas para nos recuperarmos logo após fazer exercício.

Lembre-se que basta apenas um punhado todos os dias. Além disso, você pode adicioná-las aos seus smoothies, sucos verdes e sobremesas.

E não deixe de experimentar o delicioso leite de amêndoas para beber com café ou chá! Você mesmo pode prepará-lo em casa (leva apenas amêndoas e água) ou adquiri-lo em lojas de produtos naturais. Você não vai se arrepender, é muito versátil e também serve para pratos salgados.

  • Ahmad, Z. (2010). The uses and properties of almond oil. Complementary Therapies in Clinical Practice, 16(1), 10-12.
  • Blomhoff, R., Carlsen, M. H., Andersen, L. F., & Jacobs, D. R. (2006). Health benefits of nuts: potential role of antioxidants. British Journal of Nutrition, 96(S2), S52-S60.
  • Shahidi, F., & Alasalvar, C. (2008). Almond and almond products: Nutraceutical components and health effects. In Tree Nuts (pp. 141-156). CRC Press.