Veja algumas mentiras sobre os carboidratos

· 7 de janeiro de 2019
Muitas pessoas têm dúvidas quanto aos mitos existentes sobre os carboidratos. Por isso, no artigo a seguir, vamos te contar tudo o que você precisa saber.

Há muita informação contraditória sobre quais alimentos você deve eliminar da sua dieta para se alimentar melhor. Dentro dessa necessidade, os carboidratos estão entre os mais discutidos. Por isso, vamos aproveitar a oportunidade para falar sobre as mentiras sobre os carboidratos nas quais você não deve acreditar.

Certamente, muitas pessoas ficam confusas e provavelmente não conseguem entender o verdadeiro papel dos carboidratos no seu corpo. É por isso que ouvimos tantas mentiras sobre os carboidratos por ai.

Os carboidratos são nutrientes que fornecem uma grande quantidade de energia que permite que os treinos sejam realizados de forma eficiente. Além disso, eles são a principal fonte de energia do corpo.

Por isso não recomendamos que ninguém passe longos períodos de tempo sem consumi-los. Por outro lado, é necessário olhar bem para os tipos de carboidrato que você consome, porque nem todos os carboidratos são iguais.

Os carboidratos complexos, tais como os cereais integrais, a farinha de aveia ou o feijão, são as melhores opções; eles fornecem uma fonte constante de energia, mas sem aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Menina comendo macarrão

Da mesma forma, você deve ter em mente que a quantidade de carboidratos que você consome deve ser determinada pelas metas que você quer alcançar.

Além disso, você deve saber que, se seu objetivo for o emagrecimento, os carboidratos devem ser ajustados para que você obtenha o mínimo para nutrir o seu corpo. Ajustar não é eliminar. A ideia que devemos eliminar esse nutriente da dieta é só mais uma das mentiras sobre os carboidratos.

Mentiras sobre os carboidratos

1.-Todos os carboidratos são iguais

A primeira coisa que você deve saber é que existem dois tipos de carboidratos: simples e complexos. Os carboidratos simples são encontrados principalmente nas frutas e legumes, mas também em grãos refinados, bolos e outros produtos de panificação.

Por outro lado, os carboidratos complexos são encontrados no pão integral e no macarrão, bem como nas leguminosas e em outros vegetais ricos em amido. Os carboidratos são necessários para que o corpo produza energia.

2.-Os carboidratos causam inflamação

A alegação de que os carboidratos possam causar qualquer sintoma é complexa, porque o efeito de um alimento no corpo humano varia de acordo com o indivíduo.

No entanto, em termos gerais, toda a classe de macronutrientes não pode causar um sintoma comum. Quando falamos de gases ou inchaço, estamos certamente nos referindo a um alimento específico ou a um tipo de carboidrato, como por exemplo as fibras, os adoçantes artificiais ou a lactose, que podem ser os culpados.

3.-Fazem com que você se sinta cansado

Isso é uma verdade por uma lado mas é, ao mesmo tempo, uma das mentiras sobre aos carboidratos A sensação de cansaço depende do tipo de carboidrato que você tenha comido.

Os carboidratos refinados cheios de açúcar, tais como a massa branca, aumentam a pressão arterial. Isso faz com que você possa se sentir cansado. Se este for o seu caso, sugerimos que você coma uma massa de trigo integral para evitar essa sensação, já que ela não vai causar esses efeitos de sono ou de cansaço. 

Mulher cansada secando suor com uma toalha

4.-Os carboidratos aumentam o nível de açúcar no sangue

Nos sentimos obrigados a reiterar que nem todos os carboidratos são iguais. Os carboidratos complexos, tais como o pão multigrãos, podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e fornecer energia.

Em contraste, os carboidratos refinados; principalmente encontrados no pão branco e em grande parte do junk food, aumentam sim o nível de açúcar no sangue.

5.-Os carboidratos fazem você engordar

O fato de que frutas, legumes, feijões, leguminosas e oleaginosas sejam ricos em carboidratos mostra que você está fazendo uma generalização que é fundamentalmente falsa, sendo essa nossa penúltima das mentiras sobre os carboidratos.

De fato, os carboidratos têm diversas funções no corpo e fornecem nutrientes que podem ser usados para criar uma dieta rica em vitaminas, minerais e energia. O que engorda é um metabolismo e um balanço energético descontrolados que se combinam para armazenar a ingestão excessiva de nutrientes.

Mulher se pesando em uma balança

6.-Não coma carboidratos antes do exercício

Os carboidratos não vão pesar antes de um treino. Na dieta de um atleta não podem faltar os carboidratos. Tudo se trata da sincronização e do tipo de grão que temos que consumir nesses casos.

Os carboidratos são necessários para fornecer energia imediata e melhorar o desempenho; mas obviamente devem ser controlados e consumidos a uma distância determinada do treino.

Antes de terminar, não se esqueça de que os carboidratos devem ser consumidos de acordo com o seu nível de atividade e seus objetivos; então você deve vê-los como um combustível.

Dessa forma, se você usá-los corretamente, eles podem te ajudar a ganhar massa muscular e emagrecer, bem como aumentar o seu metabolismo e seu nível de energia.

Ruan, Y., & Fincher, G. B. (2016). Carbohydrates. In Encyclopedia of Applied Plant Sciences (Vol. 2, pp. 67–71). Elsevier Inc. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-394807-6.00155-6

Burke, L. M., Hawley, J. A., Wong, S. H. S., & Jeukendrup, A. E. (2011). Carbohydrates for training and competition. Journal of Sports Sciences29(SUPPL. 1). https://doi.org/10.1080/02640414.2011.585473