Devo tomar shake de proteína após o treino?

· 9 de janeiro de 2019
Os shakes de proteína são suplementos naturais que não produzem efeitos colaterais e são recomendados para complementar o esforço físico nos exercícios de musculação em busca de resultados

Muitos atletas pensam que é essencial tomar shake de proteína antes ou depois de sessões de treinamento. Às vezes, no entanto, as pessoas desconhecem exatamente o uso e o benefício desses shakes. A seguir, veremos várias dicas para um uso adequado.

Com o que o shake de proteína é produzido? O nutriente é geralmente extraído do soro do leite; e a segunda grande dúvida que surge em relação a este produto é sobre sua eficácia.

Por que tomar shake de proteína?

As proteínas são nutrientes que o corpo utiliza para uma grande variedade de funções orgânicas, desde proteger os ossos até regenerar tecidos. Também ativam o metabolismo para manter o cérebro ativo. Isto implica que qualquer pessoa, que realiza exercícios ou não, precisa que as proteínas estejam presentes em sua dieta.

Mulher batendo um shake de banana

Há uma série de fatores que determinam a quantidade de proteína que uma pessoa precisa diariamente. O modo de vida, a estrutura corporal ou a idade sugerem a quantidade dos diferentes nutrientes que o corpo necessita.

De fato, é frequente que o número recomendado de proteínas não coincida com o que é ingerido por dia. Mesmo comendo ovos, atum, carnes diversas, diferentes produtos laticínios e peixes variados, é provável que uma pessoa não consiga cumprir com o recomendado pelos médicos.

O shake de proteína cumpre a função de nivelar as quantidades diárias de proteínas que o nosso corpo necessita.

Este suplemento é apresentado como um leite em pó ao qual simplesmente se adiciona água. No caso de precisar complementar a dieta com uma determinada quantidade de proteína, o shake pode fornecer essa quantidade.

Que shake de proteína você deve comprar?

Os shakes de proteína são vendidos em farmácias e lugares especializados em esportes. No momento de comprar, é bom saber que existem diferentes qualidades. Quanto mais natural e maior a qualidade dos alimentos ingeridos, mais benefícios darão à nossa saúde.

Não é uma má ideia se informar sobre as melhores marcas de suplementos para esportes. A qualidade do shake de proteína influenciará na capacidade desses nutrientes de serem aproveitados pelo organismo ​​posteriormente.

O que você deve saber antes de tomar um shake de proteína?

Para começar, para ingerir esses suplementos de proteína você deve seguir uma dieta rigorosamente. Um excesso de proteínas pode ser prejudicial a médio e curto prazo. Sabendo quantas proteínas são ingeridas com os alimentos, será mais fácil escolher a medida apropriada.

Quando e como ingerir um shake de proteína

Dependendo da hora do dia e o momento em que o shake é ingerido, os efeitos podem ser muito maiores. Em jejum, por exemplo, é um momento excelente; o corpo recém desperto precisa ser nutrido o mais rápido possível. As proteínas em jejum realizam com mais eficácia a reparação dos músculos e tecidos.

Outro momento apropriado para ingerir o shake de proteína é antes de começar o treinamento. Durante os exercícios, a síntese desse nutriente diminui, ao mesmo tempo em que se perde parte das proteínas musculares. Antes ou durante o exercício, as proteínas podem servir para neutralizar esse fenômeno.

Depois do treino também é uma boa ideia tomar um shake de proteína. Nesse momento, a síntese de proteínas musculares é favorecida. Desta forma, a regeneração ocorre de forma muito eficaz.

Sabe-se que o corpo precisa de energia para cada atividade que realiza, incluindo dormir. O complemento na dieta com proteínas antes de dormir é outra opção. O nome que recebe o desgaste de proteínas é catabolismo.

Ao dormir entre seis e oito horas, esse processo de catabolismo vai diminuindo a evolução do sistema muscular. Um bom shake com caseína no lanche é a maneira adequada de evitar esse tipo de desgaste.

Em suma, os shakes de proteína são altamente recomendados, especialmente para pessoas que praticam esportes regularmente.

Por serem naturais, não prejudicam o organismo, embora existam várias qualidades e é importante escolher a melhor. Pode ser tomado a qualquer hora do dia, pois seus efeitos são positivos a qualquer momento.