A tabela nutricional diária que irá ajudá-lo a perder peso

26 de fevereiro de 2019
Quando queremos perder peso ou ganhar massa muscular, é essencial ter uma dieta equilibrada que nos permita queimar calorias e eliminar gordura.

Comece a seguir sua própria dieta para perder peso de forma controlada e constante com essa tabela nutricional diária. Entenda do que se trata e saiba que a força de vontade e o planejamento serão seus grandes aliados nesta batalha.

As dietas milagrosas têm sido muito difundidas há anos, mas sempre dissemos que o melhor é ter constância e paciência. É mais seguro obter resultados lentos, mas que não serão perdidos no mês seguinte do fim da nossa dieta radical.  Hoje trazemos uma tabela nutricional diária que irá ajudá-lo a perder peso.

As dietas  que contam calorias funcionam?

Sim e não. Nós explicamos a contradição nesta resposta. Nosso metabolismo precisa ingerir um mínimo de calorias que tragam a energia para que nosso organismo funcione, para que possamos respirar, nos movimentar e desempenhar as funções vitais durante as 24 horas do dia.

Se ingerirmos menos calorias do que o nosso corpo precisa, perderemos peso, isso é claro. O corpo terá que buscar energia em outras reservas do corpo, como gorduras e açúcares, eliminando substâncias que o nosso corpo não precisa, o que nos ajudará a perder peso.

Relógio e vários alimentos sauda´veis

Bem, onde está o problema então? Que o segredo disso não está apenas na quantidade de calorias que você consome, mas também nos nutrientes que essas calorias fornecem ao seu corpo.

Isto é, se o seu corpo necessita de 2 300 calorias apenas por estar vivo, e você consome 1800, mas em hambúrgueres, sorvetes e batatas fritas, você está dando ao corpo uma enorme quantidade de gorduras, carboidratos e açúcares que não são benéficos para o corpo.

Além disso, você terá uma incrível deficiência de proteínas que não permitirá que seus músculos cresçam. Isso é um objetivo claro quando se trata de praticar esportes.

Portanto, apenas contar calorias não funciona, você, além disso, precisa ter uma dieta equilibrada que forneça tudo o que precisamos para o bom funcionamento do organismo, para eliminar gordura e, acima de tudo, para sermos saudáveis no exterior e também no interior.

A tabela nutricional diária para perder peso

Bem, se você já sabe quantas calorias seu corpo precisa, que ensinamos a calcular em um de nossos artigos, é hora de saber como elas devem ser distribuídas em relação aos nutrientes.

Estas são as porcentagens que você deve considerar ao criar sua tabela nutricional diária:

  • 50% das calorias devem vir carboidratos complexos. O que isso significa? Que você tem que evitar os carboidratos processados, como farinha, macarrão, arroz, batata e mandioca.  Falamos sobre aqueles que são obtidos a partir de frutas, cereais, arroz integral, alguns vegetais, quinoa e outros. São os carboidratos chamados de complexos. Eles são saudáveis ​​e fornecem a energia que seu corpo precisa. Lembre-se: apenas 50% das calorias.
  • 30% das calorias necessárias para o seu metabolismo basal devem ser de proteínas. Estas são encontrados em carne, peixe, ovos e laticínios, com exceção do queijo que, embora forneça proteína, possui um alto nível de gordura.
  • Os 20% restantes devem ser gorduras saudáveis. Estas são obtidos a partir das oleaginosas, abacate, azeite de oliva ou de coco, salmão e outros alimentos.
  • Legumes e saladas não possuem proporção. Devido ao seu baixo teor de calorias, podem ser consumidos a qualquer momento sem problemas.
Mulher comendo salada

Considerações finais

Se você seguir uma dieta balanceada levando em consideração esta tabela nutricional diária e também se exercitar, irá perder peso e tonificar seu corpo de forma simples. Atenção! Dissemos simples, não rápida. Perder peso e realizar mudanças no corpo não é simples e não pode ser feito através de um milagre.

É verdade que há muitas chamadas dietas milagrosas que têm dado resultados em termos de perda de peso. No entanto, o efeito rebote pode ser terrível; podemos recuperar mais do que foi perdido, e também pode causar muitos danos à nossa saúde. Não se esqueça, a saúde é o mais importante.

Se você acha que não é capaz de se alimentar corretamente por conta própria, peça ajuda a um nutricionista. Além dele fornecer uma dieta personalizada, ele cuidará da sua saúde; não apenas dando resultados, mas mantendo seu organismo saudável.

Franz, M. J., VanWormer, J. J., Crain, A. L., Boucher, J. L., Histon, T., Caplan, W., … & Pronk, N. P. (2007). Weight-loss outcomes: a systematic review and meta-analysis of weight-loss clinical trials with a minimum 1-year follow-up. Journal of the American Dietetic Association, 107(10), 1755-1767.