5 suplementos que você deve tomar se você pratica o CrossFit

· 15 de março de 2019
Uma sessão de CrossFit deve ser sempre dinâmica e divertida; o imprevisível e o inesperado são uma parte essencial do treino. Isso implica sempre uma maior exigência e por isso suplementos são muitas vezes essenciais

O CrossFit se tornou um dos tipos de treino mais populares do mundo em termos de treinamento físico. Sua lista de benefícios para a saúde é ampla, mas por ser um treino intenso exige alguns cuidados. Veja suplementos especialmente recomendados para quem pratica CrossFit a seguir.

Um dos principais objetivos desta prática é quebrar o tédio que às vezes podemos sentir com os treinos com aparelhos nas academias. A modalidade é uma das variantes dos tempos modernos aos treinos tradicionais e promete ser muito mais dinâmica, mas também mais exigente.

Modalidade de alta exigência

O CrossFit combina exercícios de halterofilia (levantamento de peso) com movimentos funcionais (trabalho de força através do peso corporal). Além disso, estratégias de treino metabólico e até mesmo de ginástica estão incluídas.

Tudo isso é executado em sessões geralmente de duração não muito longa, mas de intensidade muito alta.

Modalidade de alta exigência, há suplementos indicados para o CrossFit

Se você pratica o CrossFit, a demanda por nutrientes que o corpo exige é muito maior do que a de uma pessoa sedentária. Então, esses atletas precisam de uma dieta rica em proteínas que, em muitos casos, deve ser complementada com suplementos.

De toda forma, é preciso sempre ter em mente que estes são produtos que suplementam, mas que não substituem. Ou seja, é essencial ter uma dieta balanceada, que atenda também às necessidades específicas da prática regular de exercícios de alta intensidade.

Suplementos para quem pratica CrossFit

É sempre aconselhável levar em conta as recomendações de nutricionistas ou especialistas em condicionamento físico. As opções quanto a marcas e componentes ativos dos suplementos alimentares são muito amplas.

A seleção dos suplementos adequados varia de acordo com a condição física de cada pessoa. O mesmo acontece com os objetivos propostos: ganhar resistência, força, aumentar a massa muscular ou acelerar os processos de recuperação.

Também é possível recorrer aos suplementos em casos específicos; tanto para um treino muito forte de exercícios de CrossFit em casa, quanto antes de enfrentar uma competição.

Proteínas

As proteínas fornecem a maior quantidade possível de aminoácidos essenciais e não essenciais. Esses são elementos essenciais se você pratica o CrossFit ou ainda qualquer outra atividade esportiva de baixa, média ou alta demanda metabólica. Seus benefícios incluem aumento da força e aceleração dos processos de recuperação.

Garoota fazendo vitamina de banana

Cafeína

Estes suplementos são recomendados para as pessoas que precisam energizar o corpo antes de uma sessão de treino. A capacidade estimulante deste alcaloide é amplamente conhecida; mesmo quando consumido apenas do modo comum, através do café, chá ou cacau.

A cafeína contribui para o aumento do estado de alerta e também ajuda a queimar gordura. Os produtos com cafeína melhoram a concentração no exercício; o que então se traduz em uma otimização do uso da energia, retardando assim a sensação de fadiga.

Café como um dos suplementos para CrossFit

Creatina

Os suplementos baseados neste ácido orgânico estão entre os mais populares, dentro de um amplo espectro de práticas esportivas. Seus valores positivos têm como objetivo aumentar os limiares de força e resistência.

Para se exercitar no CrossFit, o consumo de suplementos com creatina também é altamente recomendado; entre outros benefícios, permite manter o volume de massa muscular em caso de lesões que obriguem a suspensão temporária do exercício.

Proteína do soro de leite

Se entre os atletas existem suplementos que competem em popularidade com aqueles feitos a partir da creatina, esses são os de proteína do soro do leite. Existem três variedades entre esses produtos: concentrado (o mais comum), isolado e hidrolisado (de absorção mais rápida).

Esses suplementos aumentam a capacidade de ressíntese muscular, o que traz ganhos em termos de níveis de força e de volume dos tecidos. Alguns estudos, além disso, apontam para a capacidade destes compostos de reduzir processos inflamatórios.

Óleo de peixe

Se você pratica CrossFit, mas os peixes de água fria (por exemplo atum, salmão ou anchova, entre outros) não são frequentes no seu cardápio, estes suplementos são quase essenciais. O óleo de peixe fornece uma alta concentração de ômega 3, ácidos graxos essenciais para a saúde, bem como para o funcionamento do corpo.

É uma substância que o corpo é incapaz de produzir sozinho. Entre seus benefícios, favorece o funcionamento ideal do cérebro e da retina e também fortalece o sistema imunológico; além de possuir poderosas propriedades anti-inflamatórias.