Benefícios de tomar suco de beterraba

6 de fevereiro de 2019
A beterraba é um vegetal muito versátil que pode ser usado em todos os tipos de refeições. Quais são os seus benefícios? Nesse artigo vamos falar sobre eles e trazer algumas receitas de suco de beterraba!

A beterraba é um vegetal delicioso que, devido ao seu sabor adocicado, também é usado em diversas receitas, tais como sobremesas ou smoothies. A melhor parte é que ela tem muitas propriedades. Neste artigo, vamos falar sobre elas e trazer algumas receitas de suco de beterraba!

Benefícios do suco de beterraba antes do exercício

Se você é uma dessas pessoas que antes do treino toma um delicioso suco de frutas… Não hesite em adicionar beterraba! Este delicioso vegetal roxo tem benefícios demais para ser deixado de lado.

Entre eles, podemos destacar o fato de que ela controla a pressão arterial, algo ideal antes de fazer qualquer tipo de exercício, tanto de cardio quanto de musculação.

Além disso, a beterraba tem um impacto mais do que positivo no cérebro. Sim, é isso mesmo que você está lendo. Este vegetal permite uma maior conectividade das áreas cerebrais relacionadas à função motora; isto é, aquelas ligadas aos movimentos do corpo.

Se você tomar um suco de beterraba ou um smoothie que inclua este vegetal, ele vai te ajudar a treinar melhor não apenas favorecendo os músculos, mas também o cérebro, que precisa ser trabalhado diariamente.

Qual é a razão para este superpoder da beterraba? Devemos agradecer aos nitratos que ela oferece; esses nutrientes são convertidos em óxido nítrico, uma molécula responsável por fornecer oxigênio para as áreas do corpo que precisam dele. Quando fazemos exercícios, várias áreas do corpo precisam se oxigenar, incluindo o cérebro!

Mais propriedades do suco de beterraba

Como dissemos anteriormente, este vegetal é muito nutritivo e tem várias propriedades. Tanto a raiz quanto as folhas de beterraba não podem faltar na sua dieta devido às seguintes razões:

  • Desintoxicam o organismo.
  • Reforçam o sistema imunológico.
  • Fortalecem o sistema cardíaco.
  • Aliviam a azia e a gastrite.
  • Reduzem as dores menstruais e a dor de cabeça.
  • Fornecem magnésio, sódio e vitamina C.
  • Favorecem a circulação sanguínea.
  • Limpam o fígado, a vesícula biliar e os rins.
Mais propriedades da beterraba

Como comer mais beterraba?

A beterraba é um alimento muito conhecido por suas cores roxas desde a Roma Antiga. Seu sabor um pouco adocicado permite aproveitá-la em diversas receitas, como por exemplo em saladas (crua e ralada ou cozida e picada em cubos), em sobremesas (com cenoura fica deliciosa) ou em smoothies e sucos naturais.

Algumas receitas de smoothies que você pode experimentar:

1. Smoothie de beterraba, maçã e cenoura

Aproveite este delicioso smoothie antes de ir para a academia ou em jejum, assim que você se levantar, todos os dias. Ele vai te dar muita energia para enfrentar o seu dia.

Os ingredientes são: uma beterraba, uma maçã, duas cenouras, um ramo de aipo, uma rodela de gengibre fresco e água (a quantidade necessária).

A preparação é muito simples, bastando lavar e descascar os vegetais, cortá-los em cubos ou fatias e colocá-los no copo do liquidificador com a água. Se estiver fazendo muito calor, você também pode adicionar cubos de gelo. Bata bem e beba imediatamente.

2. Suco de beterraba com morango

Se ultimamente você está se sentindo mais cansado do que o normal, com este smoothie você vai poder enfrentar a fadiga. Você precisa de uma beterraba, duas laranjas, quatro morangos e uma colher de sopa de mel. Para prepará-lo, esprema as laranjas, descasque as beterrabas e corte-as em cubos.

Uma vez que os ingredientes estejam preparados, corte os morangos ao meio. Finalmente, coloque tudo no copo do liquidificador junto com o mel; você pode dispensá-lo se as laranjas ou os morangos já estiverem bem doces.

Suco de beterraba com morango

3. Smoothie de beterraba, cenoura e pepino

Sem dúvida ele é perfeito para as manhãs, quando está calor e queremos tomar café da manhã antes de sair de casa. Além disso, este smoothie reduz a constipação, pois equilibra a flora intestinal.

Quais os ingredientes? Uma beterraba, três cenouras, dois pepinos e um punhado de folhas de espinafre. Você também precisa de água, na quantidade necessária.

Quanto ao preparo, primeiramente descasque a beterraba, as cenouras e os pepinos;  recomendamos que você remova as sementes, para que não fique muito pesado.

Posteriormente, corte tudo em fatias e lave as folhas de espinafre. O último passo é colocar tudo no copo do liquidificador e então adicionar a água.

Em suma, a beterraba é um vegetal versátil que pode ser usado em todos os tipos de refeições. Se acrescentarmos a esse fato as muitas vantagens que ela oferece, poderemos dizer que ela nunca deveria faltar na nossa cozinha e nem nos nossos pratos.

Tanto se você praticar esportes quanto se você não for muito atlético, é muito positivo que você adicione este vegetal à sua dieta. Certamente você vai agradecer!