Propriedades e receitas de salada de batata

6 de maio de 2019
Vamos ver as propriedades que essas saladas têm e propor duas receitas nas quais a batata é a protagonista; tome nota e amplie o seu livro de receitas!

A salada de batata é menos conhecida que a de macarrão ou a de legumes, mas nem por isso é menos saudável. Além disso, também é muito apetitosa e a maioria das saladas que tem a batata como ingrediente principal tem poucas calorias.

Propriedades da salada de batata

Uma das maneiras mais saudáveis de consumir batatas é cozinhando-as. Desta forma, suas calorias são mínimas e suas propriedades permanecem intactas.

As batatas contêm vitaminas, fibras, amido e carboidratos. Além disso, elas também têm um efeito diurético. Por todas estas razões, elas são um alimento recomendado para a nossa alimentação habitual.

Além disso, as saladas de batata geralmente são acompanhadas por legumes e verduras. Esses alimentos nos fornecem vitaminas e minerais além de um baixo número de calorias. Às vezes também são incluídas frutas, outra classe de alimentos muito saudável e recomendada para qualquer tipo de dieta.

Assim como já comentamos anteriormente, a maioria das saladas de batata tem poucas calorias. Isso faz com que elas sejam indicadas para as pessoas que estão fazendo dieta e querem perder peso.

Neste caso, deve-se tomar um cuidado especial para não incluir alimentos pouco saudáveis nas saladas, bem como molhos altamente calóricos. Se optarmos por esses ingredientes, comer salada não vai adiantar muito.

Salada de maionese

É a versão mais conhecida das saladas de batata e também uma das menos saudáveis. Trazemos a versão tradicional mas, se você quiser, também pode fazer uma versão light. Para isso, ao invés de usar maionese, adicione dois iogurtes naturais sem açúcar.

Salada de maionese

Ingredientes para duas pessoas:

  • batata
  • 1 xícara de ervilhas
  • 2 cenouras
  • 12 azeitonas verdes
  • 6 vagens
  • Maionese
  • Pimentão vermelho

Modo de Preparo:

  1. Coloque uma panela para ferver com água. Quando atingir a fervura, coloque a batata, a cenoura e as vagens. Com a ajuda de um palito, verifique se os ingredientes estão cozidos.
  2. Enquanto os ingredientes estiverem cozinhando, corte as azeitonas em fatias e o pimentão vermelho em tiras. Ele só será utilizado para decorar, então 3 ou 4 tiras de pimentão serão o suficiente.
  3. Quando as batatas, as cenouras e as vagens estiverem cozidas, você terá que cortá-las e adicioná-las junto com o restante dos ingredientes. Adicione as ervilhas também.
  4. Misture todos os alimentos e adicione a maionese. Mas adicione pouco a pouco para que assim ela vá dando liga com todos os ingredientes. Finalmente, decore com o pimentão vermelho.
  5. Coloque a travessa na geladeira para que esfrie.

Salada de batata, pepino e polvo

Esta outra versão da salada de batata é menos conhecida, mas se você experimentar ela vai te conquistar. Além disso, também é muito saudável porque todos os seus ingredientes têm muitas propriedades e poucas calorias. A seguir, explicamos como se prepara esta receita simples e rápida.

Salada de batata, pepino e polvo

Ingredientes para duas pessoas:

  • 2 batatas médias
  • 1 pepino
  • 200 gramas de polvo cozido
  • Azeitonas pretas
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Vinagre

Modo de Preparo:

  1. Encha uma panela com água quente e coloque para ferver. Quando atingir a fervura, adicione as batatas e cozinhe por 10 minutos. Para verificar se estão cozidas, você pode furá-las com uma faca ou um garfo. Deixe esfriar enquanto você prepara o restante dos ingredientes. Você pode cozinhar as batatas previamente para assim fazer a salada mais rápido quando chegar a hora de prepará-la.
  2. Descasque o pepino e corte em cubinhos. Para evitar que fique amargo, você pode deixá-lo em uma tigela com sal para que assim ele libere o líquido característico. Depois de alguns minutos, lave e coloque em uma tigela.
  3. Adicione as azeitonas pretas e o polvo cozido na tigela. Pode ser polvo fresco ou congelado e você mesmo pode cozinhá-lo.
  4. Finalmente, descasque as batatas e corte em cubinhos. Tente fazer com que o tamanho seja semelhante ao dos cubinhos de pepino.
  5. Só falta temperar a salada. Para isso, adicione algumas colheres de sopa de azeite de oliva, sal e um pouco de vinagre.