4 aperitivos ​​saudáveis e proteicos para perder peso

13 de outubro de 2019
Neste artigo apresentamos alguns aperitivos saudáveis ​​ricos em proteínas. Com eles, perder peso será um verdadeiro prazer.

Geralmente, associamos os petiscos à alimentação não saudável e que favorece o aumento de peso. Neste artigo mostraremos que fazer aperitivos saudáveis ​​também é possível. Você só precisa prepará-los no tamanho certo e com um pão de qualidade.

Além disso, se você recheá-los com os alimentos que mostraremos, o resultado será uma fonte de proteínas muito benéfica. Continue lendo e descubra quatro receitas diferentes de aperitivos saudáveis ricos em proteínas que podem ser feitos em apenas alguns minutos e com ingredientes muito econômicos.

4 aperitivos saudáveis ​​ricos em proteínas

1. Atum em pão com sementes

O atum em conserva contém 25 gramas de proteína para cada 100 gramas de atum. Isso o torna uma opção muito saudável e recomendada para consumo, tanto em aperitivos como em saladas. Nossa recomendação é que você sempre escolha as opções ao natural.

Neste caso, o aperitivo é feito a partir de um pão com sementes. Essa opção é altamente recomendada, já que é uma maneira simples de incorporar sementes em nosso dia a dia. Elas são uma fonte de antioxidantes e regulam o colesterol.

Aperitivos saudáveis ​​ricos em proteínas

Dependendo do gosto, talvez um aperitivo de atum pareça uma opção um pouco sem graça. Recomendamos que você o acompanhe com outros alimentos que, embora não contenham proteínas, são muito saudáveis ​​e leves.

Alguns deles são o alface, o pepino ou o tomate. O resultado será um aperitivo totalmente compatível com a perda de peso.

2. Ovo cozido com abacate

A segunda proposta de aperitivo saudável ​​vem carregada de proteínas. Consiste de ovo cozido e abacate, dois alimentos que são ricos em proteínas.

Por um lado, o ovo cozido contém 13 gramas de proteína para cada 100 gramas de ovo. Além disso, você pode cozinhá-lo no dia anterior e deixá-lo na geladeira para quando for consumi-lo. Em relação ao abacate, é uma fonte vegetal de proteínas e também contém gorduras saudáveis.

Receitas diferentes de aperitivos saudáveis ricos em proteínas

Ambos os alimentos combinados dão como resultado um fantástico aperitivo saudável e igualmente saciante. Basta escolher um pão saudável e prepará-lo da maneira mais artesanal possível.

3. Peito de peru

Os embutidos são uma das opções mais rápidas quando se trata de preparar aperitivos. Têm um preço muito econômico e podem ser mantidos na geladeira durante muitos dias. Além disso, contêm uma grande quantidade de proteínas, por isso são muito interessantes tanto para atletas quanto para pessoas que querem perder peso.

De qualquer forma, você deve ter em mente que nem todas as opções são recomendadas para uma dieta. Isso se deve ao fato de que alguns deles contêm uma quantidade considerável de gordura. É pouco ou totalmente inadequado nos alimentarmos com proteínas se, ao mesmo tempo, ingerirmos muita gordura.

É por isso que escolhemos o peito de peru. Esse embutido contém uma quantidade mínima de gordura e cerca de 35 gramas de proteína por cada 100 gramas de carne. Aconselhamos escolher sempre os fatiados, que são totalmente magros e não contêm faixas de gordura.

4. Sardinhas em conserva

Como não poderia deixar de ser, as sardinhas em conserva tinham que ter um lugar nesta lista. Esse aperitivo é um dos mais tradicionais e que todo mundo adora por seu sabor e suas várias propriedades.

O melhor de tudo é que, por se tratar de um alimento em conserva, você pode tê-lo guardado por meses e usá-lo a qualquer momento. Você já pode perceber que não você não terá desculpa para não comer aperitivos saudáveis.

As sardinhas enlatadas contêm 40 gramas de proteína para cada 100 gramas de produto. Além disso, possuem muitos outros nutrientes, entre as quais se destacam o ômega 3, o cálcio e a vitamina D.

Leia atentamente as informações da lata antes de comprá-la. Dependendo de uma marca ou de outra, os valores nutricionais podem ser totalmente diferentes. Em geral, as opções que contêm muito sal ou óleo devem ser evitadas. 

Ao comprar sardinhas em conserva, leia atentamente as informações da lata

 

Ao conhecer todas essas propostas, fica claro que comer aperitivos de vez em quando e manter a linha é totalmente compatível. Basta escolher o pão certo e a quantidade adequada.

Além disso, lembre-se de rechear seu aperitivo com alimentos como os mencionados neste artigo para ter uma opção saciante, saudável e, acima de tudo, muito saborosa. 

  • Rivera, V. M. R. (2008). Propiedades de las proteínas. In Bases de la Alimentación Humana.
  • AGUILAR VÁZQUEZ JOSÉ LUIS. (2015). Síntesis de proteínas.