3 cafés da manhã saudáveis que você deve incluir na sua dieta

13 de julho de 2019
Por causa do estilo de vida que prevalece atualmente, nem sempre é fácil tomar um café da manhã saudável. Por este motivo, nesse artigo trazemos algumas propostas muito úteis.

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, embora os atletas nem sempre consumam os alimentos mais saudáveis. Por isso vamos fornecer 3 cafés da manhã saudáveis que você pode incluir na sua dieta.

Um bom café da manhã permitirá que você tenha muita energia e não sinta fome durante a manhã. Comer bem nessa refeição fornece ao seu corpo todos os nutrientes necessários, nas quantidades certas e no momento certo.

Por isso, você deve incluir boas proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Lembre-se de que, se você não sente fome de manhã, isso significa que você comeu demais na noite anterior.

Se você começar o dia com um café da manhã ruim, você poderá entrar em um ciclo vicioso de fome e consumo de mais alimentos à noite que pode durar meses ou até mesmo anos e causar ganho de peso.

Alguns ingredientes para um café da manhã saudável

Certamente os atletas dão grande importância à dieta, principalmente ao café da manhã. No entanto, as proteínas frequentemente são negligenciadas ainda que a sua ingestão de forma fracionada assegure um metabolismo ideal.

Além do que foi dito anteriormente, aqui estão algumas outras dicas para escolher o melhor café da manhã:

  • Escolha pães ricos em minerais e fibras: por exemplo, pão de trigo integral, pão de cereais e pão de centeio. Eles vão atender aos requisitos de minerais mais importantes para os atletas.
  • O suco de frutas não pode substituir as frutas frescas ricas em fibras e vitaminas: elas são essenciais para liberar a energia dos alimentos. Você deve misturar e combinar as opções de frutas para aproveitar uma variedade de diferentes nutrientes.
  • Nem todos os cereais são iguais: os flocos de aveia ou de trigo são muito interessantes do ponto de vista nutricional.
  • O café da manhã deve ser considerado uma refeição por si só: ou seja, deve ser completo em termos de ingestão nutricional.
Alguns ingredientes para um café da manhã saudável

Os melhores cafés da manhã saudáveis que você deve incluir na sua dieta

Para te ajudar a criar um delicioso café da manhã saudável, aqui estão alguns exemplos com os quais você vai ter todos os nutrientes que você precisa para começar o dia cheio de energia.

3 cafés da manhã saudáveis:

1. Omelete de vegetais

A omelete é uma excelente maneira de incluir vegetais no café da manhã. A melhor parte desse prato é que as opções para personalizar o seu omelete de vegetais são quase ilimitadas.

Além disso, você também pode escolher uma opção de proteínas adicionais, como peru ou até mesmo salmão defumado. Se você gosta de queijo, lembre-se de que você não deve incluir muita quantidade. Nesse sentido, recomendamos optar por queijos com baixo teor de gordura.

Omelete de vegetais

2. Iogurte grego com frutas

O iogurte grego realmente se tornou um termo da moda no mundo da nutrição. Isso ocorre porque, entre outras questões, ele tem mais proteína do que qualquer iogurte normal que você possa encontrar no mercado.

Vale a pena incluí-lo na dieta devido ao valor da proteína. Sugere-se o iogurte grego natural, para evitar o açúcar que é adicionado em alguns dos sabores que geralmente são comercializados.

Além disso, se você quiser obter um equilíbrio adequado de carboidratos, é aconselhável adicionar bananas ao iogurte para adoçá-lo ao invés de açúcar . Você também pode adicionar sementes, como as de linhaça ou de abóbora, para obter uma boa dose de gordura insaturada.

Finalmente, você tem a alternativa de adicionar uma colher de chá de canela ou uma colher de granola para obter mais sabor e textura. Experimente todas essas possibilidades!

Iogurte grego com frutas

3. Torradas com abacate

O último dos cafés da manhã saudáveis que vamos apresentar são as torradas com abacate. Trata-se de algo muito simples de fazer, mas que permite que você comece o dia cheio de energia.

Torradas com abacate

O abacate é ideal a qualquer hora do dia, seja no jantar ou no café da manhã. Pegue uma fatia de pão integral e abacate e, em seguida, borrife suco de limão com um pouco de azeite de oliva. Por fim, esmague algumas sementes por cima e pronto!

Antes de finalizar, não esqueça que a nutrição é um fator essencial no esporte. Comer bem te ajuda a ficar em forma, preservar a sua saúde e otimizar o treinamento e o desempenho.

Certamente o café da manhã não é uma exceção a essa regra. Como atleta, você deve adaptar essa importante refeição ao gasto energético, tanto em quantidade quanto em qualidade. A partir de agora, você pode começar o dia da melhor maneira se tiver em mente a nossa lista de cafés da manhã saudáveis.

  • Córdoba Caro, L. G., Luengo Pérez, L. M., & García Preciado, V. (2014). Analysis of knowledge about healthy breakfast and its relation to life style habits and academic performance in compulsory secondary students. Endocrinología y Nutrición (English Edition)61(5), 242–251. https://doi.org/10.1016/j.endoen.2014.04.004
  • Herrera, A. (2013). El Desayuno Y Su Importancia ¿Es Realmente El Desayuno Una Necesidad Fisiológica O Un Hábito Saludable? Revista Gastrohnup15(2), 20–27.
  • Instituto de Nutrición y Salud Kellogg’s. (2011). Desayuno. Dieta y Salud, 6–36. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004