A proteína do soro do leite para atletas

· 4 de dezembro de 2018
Existem três principais tipos de proteína do soro do leite em pó (ou de whey protein): concentrado, isolado e hidrolisado. O concentrado é o mais popular, é o mais barato e o encontrado com mais facilidade; para aqueles que o utilizam, representa uma boa relação custo/benefício.

A proteína do soro do leite é considerada a proteína de melhor qualidade, é uma substância muito baixa em carboidratos e não contém gordura. Encontrada naturalmente no leite, é uma proteína completa e contém todos os aminoácidos que o corpo necessita.

O fato de incluir a proteína do soro do leite na dieta diariamente é uma ótima decisão que nos trará grandes benefícios. Trata-se de um líquido que se separa do leite durante o processo de produção do queijo e é uma proteína completa e de alta qualidade que contém todos os aminoácidos essenciais.

Mulher tomando whey protein

10 razões para consumir a proteína do soro do leite

  • Como já mencionamos, a inclusão da proteína do soro do leite na dieta diária fornece o combustível necessário para obter os melhores resultados se você realiza treinos intensos ou moderados.
  • O consumo de proteína do soro do leite ajuda nosso corpo a perder gordura e preservar músculo; sua ingestão permite perder até 6% de gordura corporal sem afetar a massa muscular.
  • Produz um aumento no tamanho e na força dos músculos. A proteína é usada pelo corpo para construir e reparar tecidos. Também é fonte para produção de enzimas, hormônios e outros produtos químicos do corpo, além de prevenir a perda de matéria óssea.
  • Quando se trata de reduzir a fome, a proteína do soro do leite é um ótimo inibidor de apetite. Ela produz uma sensação de saciedade, as pessoas se sentem satisfeitas por muito tempo após consumi-la, até mais que a caseína, a soja e proteína do arroz.
  • Controla o peso corporal. A proteína do leite ajuda a manter um peso saudável, pois promove a perda de gordura e aumenta a massa muscular magra. Por essas propriedades, é eficaz em dietas.
  • Melhora o funcionamento do sistema imunológico porque aumenta a síntese de antioxidantes, benéficos para a saúde, e ajuda a proteger o corpo contra doenças. Ele controla os níveis de açúcar e reduz as gorduras no sangue, diminuindo a quantidade de colesterol ruim e triglicerídeos.
  • Ela ajuda a gerenciar o estresse. A proteína do soro do leite contém o aminoácido triptofano, que desempenha um papel muito importante na produção de serotonina no cérebro. Quando temos baixos níveis de serotonina, aumentam os sentimentos de depressão, ansiedade e inquietação.
Menina tranquila no sofá

Nutrição e prevenção de doenças

  • Estimula o metabolismo e ajuda no processo de envelhecimento. A proteína do soro do leite combate contra os radicais livres e os sinais de envelhecimento, enquanto diminui a degeneração celular e óssea.
  • Devido às suas qualidades nutricionais, essa proteína é recomendada para pessoas idosas, pois melhora a atividade cardiovascular e previne a desnutrição.
  • Ajuda a prevenir o câncer. Contém o antioxidante glutationa, um dos mais poderosos. Este princípio ativo é produzido naturalmente no corpo a partir de cisteína, glutamina e glicina. Absorve os radicais livres, protege as células e é, portanto, um elemento a ser usado na prevenção do câncer, especificamente do câncer de próstata.
  • De acordo com muitos estudos, a proteína do soro do leite melhora significativamente o desempenho, a resistência e a força de forma geral. Ao mesmo tempo, acelera a recuperação de tecidos e, por esta razão, é aconselhável consumir uma hora antes ou depois da atividade física.
  • O soro do leite é mais nutritivo que soja, arroz, ovo e carne, cânhamo e outras formas de proteína. Tem o maior valor biológico comparado aos mencionados, com menor custo e maior disponibilidade.
  • As proteínas são conhecidas como macronutrientes e fornecem ao corpo a matéria-prima necessária para desenvolver músculos, órgãos, cabelos, neurotransmissores e enzimas. Elas são indispensáveis ​​para nossa saúde e funções vitais.

Como suplemento, a proteína do soro do leite é usada por fisiculturistas e atletas na dieta diária. É cada vez mais utilizada para prevenir a perda de massa muscular relacionada com a idade e melhorar a força muscular.