Comece a consumir quinoa para perder peso

17 de novembro de 2019
Vamos ver os principais benefícios da quinoa. Ela é muito recomendada em dietas para perder peso e como um alimento incrível para o dia a dia

Em comparação com o trigo, o arroz e outros cereais mais tradicionais na nossa mesa, a quinoa é um alimento muito mais eficaz para evitar problemas relacionados à obesidade. Por  isso, não é incomum o consumo da quinoa para perder peso.

A quinoa, um alimento cem por cento saudável

Muitas vezes, os nutricionistas e outros especialistas em alimentação evitam conceitos exagerados, como o do superalimento. No entanto, no caso deste grão originário da Cordilheira dos Andes da América do Sul, não existe melhor maneira para defini-lo

Afinal de contas, a quinoa é o único vegetal que possui todos os aminoácidos essenciais; além disso nos oferece uma gama completa de oligoelementos e vitaminas essenciais para o corpo humano.

É um dos poucos ingredientes da nossa cozinha que possui um equilíbrio perfeito entre proteínas, gorduras, carboidratos e minerais.

Um garfo com quinoa e um prato de salada

Quinoa para perder peso: o que ter em mente

A quinoa se situa na categoria dos pseudocereais, isto é, plantas que se diferenciam dos cereais por terem folhas largas e que por isso não pertencem à família dos cereais (gramíneas) ainda que seus usos sejam os mesmos.

Um dos traços característicos deste cereal e o que o transforma em um alimento eficaz no controle do peso corporal é o fato de possuir um alto teor de fibras dietéticas.

A fibra é um princípio ativo que, quando ingerida, é resistente aos processos digestivos e de absorção que ocorrem entre o estômago e o intestino delgado. No entanto, quando chegam ao colo intestinal, são parcialmente ou totalmente processadas. Isso beneficia o trânsito intestinal, tornando-se assim depurativos naturais muito eficazes.

Inimiga das gorduras

Além de ter apenas ácidos graxos insaturados e em níveis baixos, a quinoa também favorece a eliminação da gordura que fica acumulada no corpo. Ao mesmo tempo, reduz os níveis do colesterol ruim e controla a presença de açúcar no sangue.

Não contém glúten

Outro grande benefício comparativo da quinoa sobre outros alimentos é que ela é livre de glúten. Isso permite que as pessoas que sofrem de doença celíaca tenham um substituto saboroso e ainda mais saudável do que outros cereais como o arroz, o trigo ou a aveia.

É um alimento que sacia

Aqueles que têm problemas de obesidade geralmente têm dificuldades na hora de se alimentar. Não ter uma sensação de fome durante uma dieta parece ser algo impossível. Isso não acontece com o consumo da quinoa, principalmente porque que ela dá uma sensação intensa e prolongada de saciedade.

Como incluí-la no cardápio diário

Para muitos, fazer dieta ou pensar em regimes alimentares para emagrecer que busquem controlar o número exibido pela balança é sinônimo de alimentos com sabores desagradáveis. Sem dúvida também remete a pratos sem graça, sem uma grande variedade de sabores.

Salada de quinoa com outros vegetais e legumes

Ao consumir a quinoa para perder peso, a situação não é a mesma. Sua versatilidade permite que seja incluída em receitas tão variadas como sopas, ensopados e sobremesas; e isso sem perder em nenhum momento nenhuma de suas qualidades.

Algumas ideias para preparar refeições saborosas e saudáveis, ​​baseadas neste grão, são:

Substituto para o arroz

Leve ao fogo uma xícara de quinoa previamente lavada, junto com duas xícaras de água. Depois de aproximadamente 15 minutos de cozimento, já estará pronto para servir. Opcionalmente, pode-se adicionar uma pitada de sal.

Mingau

Certamente esta preparação pode servir como um substituto para cereais como aveia ou cevada. Ademais, também é uma boa opção consumir quinoa para perder peso, visto que a sua preparação é muito rápida; não leva mais do que cinco minutos.

Ingredientes:

  • 1 xícara de quinoa crua
  • 8 xícaras de água quente
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 4 colheres de chá de açúcar

Modo de Preparo:

  1.  Misture a quinoa com um copo de água por 10 segundos com um mixer.
  2. Em seguida, adicione mais duas xícaras de água, misture pelo mesmo intervalo de tempo e deixe descansar por alguns minutos.
  3. Adicione o restante da água e bata novamente.
  4. Em seguida, retire a água com um pano ou um filtro.
  5. Por último, acrescente o açúcar.

Hot cakes

 Ingredientes:

  • 1 copo de quinoa previamente cozida
  • Meia xícara de farinha de quinoa
  • ½ xícara de farinha integral sem glúten
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 copos de leite de soja
  • ½ copo de iogurte
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal

Assim que a mistura estiver pronta, colocar no forno até que esteja assado. Opcionalmente, ao servir, pode ser coberto com uma colher de chá de mel.