Os melhores alimentos para depois do esporte

16 de fevereiro de 2019
A alimentação é uma parte essencial do treinamento, mas não apenas antes e durante, também faz parte da recuperação após o esforço, quando nosso corpo precisa reabastecer a energia gasta com nutrientes adequados.

Um regime de exercícios adequado é essencial para uma boa saúde. Acompanhá-lo com uma dieta equilibrada proporcionará melhores resultados. Por isso, a seguir veremos uma lista dos melhores alimentos para comer depois da prática de esporte que ajudarão na recuperação do organismo.

Os melhores alimentos para depois do esporte

Mais autoestima, menos doenças

O exercício físico gera bem-estar, promove otimismo, melhora a autoestima e previne doenças. Uma dieta que inclui carboidratos, proteínas, vitaminas e antioxidantes aumenta os efeitos da atividade esportiva, melhora a resistência e a condição física.

Mulher comendo durante o treino

O exercício regula o metabolismo, aumenta o gasto de energia e elimina o excesso de gordura no corpo. Estes alimentos para depois do esporte são o complemento ideal para alcançar seus objetivos.

Abacate, um aliado

O abacate é um dos melhores aliados no reabastecimento de energias após o treinamento. Sua alta dose de ácidos graxos insaturados, proteínas vegetais e vitamina E contribuem para a formação dos músculos.

Possui um alto valor energético, superior a outras frutas. Mas sua composição é ideal para a saciedade e controle da hipertensão e colesterol. Sozinho, em saladas ou em smoothies, é o companheiro perfeito para aqueles minutos posteriores ao treinamento físico intenso.

Pescados sem limites

As diferentes variedades de peixe azul são ideais para consumir após o exercício. Salmão, atum, sardinha, cavala ou arenque são os mais recomendados. Sua alta dose de ácidos graxos ômega 3 e aminoácidos essenciais fortalece a massa muscular e reduz a tensão causada pelo exercício.

A dieta paleolítica

A sardinha, o salmão, o arenque ou o atum, entre outros peixes azuis, são uma fonte natural de ômega 3 e ótimos alimentos para depois do esporte.

A doce banana

Os açúcares naturais e minerais essenciais contidos na banana também contribuem para a recuperação muscular após o esporte. Eles substituem as reservas de glicose, mas não aumentam os níveis sanguíneos. A banana evita a desidratação, pois contribui para o equilíbrio dos eletrólitos.

Ovo: proteínas e minerais

O ovo contém proteínas e minerais essenciais que recuperam e fortalecem os músculos. A energia que fornece ao corpo após consumidos cozidos, depois do treinamento, é considerável. É um dos alimentos ideais para depois do esporte.

Leite de soja, energia pura

As proteínas e gorduras saudáveis ​​do leite de soja trazem uma alta contribuição energética para o corpo. Consumi-lo após o exercício ajuda na recuperação muscular.

É o alimento ideal para atletas de alto impacto devido ao alto teor de vitaminas, fibras e minerais.

Arroz integral, aminoácidos e carboidratos

O arroz integral é outro excelente complemento. Recupera a mucosa intestinal e ajuda a eliminar os resíduos do corpo. Ao mesmo tempo, é uma fonte de energia devido ao seu alto teor de aminoácidos essenciais e carboidratos.

Amêndoas, pequenas mas eficazes

Como muitas oleaginosas, as amêndoas são ideais para atletas. Pequenas mas eficazes, seu conteúdo de proteínas de alta qualidade, ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais reabastecem o corpo. Elas também contribuem para o equilíbrio corporal após a perda de líquidos durante o exercício.

A deliciosa quinoa

A quinoa, um cereal com alto teor de nutrientes, é rica em fibras, proteínas e antioxidantes. Ajuda a perder peso devido ao seu baixo conteúdo calórico e à sua fácil digestão. Recomenda-se combiná-la com vegetais crus para fortalecer a massa muscular.

Prato de quinoa

Carboidratos, combustível para o corpo

Os carboidratos não podem ficar ausentes da dieta pós-treino. Eles são um excelente combustível para o corpo e o cérebro. Eles recuperam tecidos, fortalecem os músculos e reabastecem o glicogênio.

Na forma de cereais, eles fornecem fibras e nutrientes essenciais para a recuperação após a prática física. Eles são  também ideais para acompanhar com leite desnatado ou iogurte.

Morangos, amoras ou mirtilos

Uma batida de morangos, amoras ou mirtilos é outra alternativa saudável e eficaz para depois de praticar esportes. Reduzem o risco de ataque cardíaco, produzem saciedade devido ao seu alto teor de fibras e baixo teor de calorias.

Chia, deliciosa com laticínios

A chia, uma semente comestível rica em vitaminas, antioxidantes, minerais e ácidos graxos ômega 3 e 6, é ideal para atletas. Seu valor nutricional foi comparado a uma mistura de salmão, espinafre e hormônios de crescimento. Misturado com laticínios tem um sabor especial!

Proteínas nutritivas

O valor nutricional das proteínas é amplamente conhecido. Elas ajudam no crescimento muscular e reparação após um regime de exercício intenso. Contribuem para a reposição de fibras musculares que quebram durante o treinamento e evitam fraqueza e a sensação de atrofia.

Estes alimentos para depois de praticar esporte recuperam o corpo após intensa atividade. Melhoram as condições físicas e também emocionais a curto prazo. Inclua-os na sua alimentação a partir de hoje!