Descubra como você pode preparar a sua própria nutella

26 de março de 2019
Com esse creme de chocolate você pode fazer biscoitos, bolos, panquecas, pães, recheios, bombons e muito mais. Isso porque a sua preparação em casa é mais fácil e mais rápida do que inicialmente parece.

Poucas pessoas resistem a um belo pedaço de pão com nutella, só de pensar já é um prazer. O seu cheiro seduz, a sua textura se adapta a qualquer preparação e seu sabor é quase viciante.

O que é necessário para preparar a sua própria nutella?

Não é preciso ser um especialista em artes culinárias para preparar uma deliciosa nutella. Esse produto não requer muitos ingredientes, e o processo pode ser resumido em seis ou sete passos. O melhor benefício é que a mistura caseira será livre de produtos químicos e conservantes.

A única exigência na maioria das receitas caseiras de nutella é o uso de um processador de alimentos. Quanto mais ágil e potente, mais simples será fazer um creme que é suave e delicado ao paladar. Se você quiser que fique crocante, pode reduzir o tempo de liquefação. Os apaixonados pelo mundo fitness também podem fazer a sua própria nutella light.

Pão com nutella

Dica para fazer a nutella perfeita

O segredo para fazer uma nutella perfeita é descascar as avelãs muito bem. Quer sejam amêndoas quer sejam avelãs, é importante tostá-las no forno para que elas soltem a casca. Costuma ser útil também esfregá-las com um pano seco até que estejam completamente soltas.

Algumas castanhas soltam as cascas antes de torrar. Outra opção é ferver água com um pouco de bicarbonato de sódio e submergir as oleaginosas quando o líquido entrar em ebulição. Depois de alguns minutos, elas devem ser transferidas para uma tigela com água fria e cubos de gelo, para que a casca se solte sozinha. Nesse caso, é necessário secar antes de assar.

Que tipo de chocolate você deve usar?

A nutella pode ser feita com chocolate em pó ou em pedaços. No entanto, é necessário saber que com a segunda opção o creme pode ficar mais seco. Para dar leveza, uma boa dica é adicionar um toque de xarope ou de mel. Além disso, a porção da essência de baunilha indicada na receita pode ser levemente aumentada de acordo com o gosto de cada um.

Uma alternativa para variar o sabor é adicionar chocolate aromatizado de sabor laranja, licor ou café. O ideal é não escolher nenhum produto perecível, como laticínios, para que a nutella possa ser preservada por mais tempo. Com os ingredientes básicos, ela pode durar duas ou três semanas.

Nutella com amêndoas e avelãs

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de amêndoas
  • 1 xícara de avelãs
  • 1/2 xícara de açúcar refinado
  • 1/2 xícara de cacau
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de coco
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
Comendo nutella

Modo de fazer:

  1. Preaqueça o forno a 200 °C
  2. Coloque as amêndoas e as avelãs em uma bandeja e leve ao forno por 8 minutos a 15 minutos. Elas devem ser colocadas bem distribuídas para que sejam assadas ​​uniformemente.
  3. Quando o tempo de cozimento tiver acabado, deixe a casca esfriar para descascar.
  4. Despeje as oleaginosas no processador e deixe bater até que comece a se formar uma mistura cremosa.
  5. Incorpore o restante dos ingredientes e continue processando até obter a textura desejada.
  6. Pode ser guardada em frascos de vidro, mantendo todo o seu aroma.

Nutella light em 6 etapas

Ingredientes:

  • 100 gramas de avelãs previamente torradas e sem casca
  • 100 gramas de cacau ou chocolate amargo, puro, sem açúcar, de preferência em pó
  • Uma pitada de sal
  • Essência de baunilha a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco
  • Leite de amêndoa ou leite de soja (se necessário)
  • Adoçante a gosto

Modo de fazer:

  1. O ideal é que as avelãs estejam tostadas e descascadas. Você pode comprar em fatias, para tostar no forno a uma temperatura de 180-200 graus. Também pode ser comprada inteira. Nesse caso, deve ser tostada com casca, para tirarmos a casca quando esfriar.
  2. Polvilhe as avelãs com a pitada de sal e o adoçante no processador.
  3. Quando estiver suficientemente moída, adicione o restante dos ingredientes, exceto o leite e o óleo. Continue batendo.
  4. Se você não tiver cacau em pó, você pode comprar um tablete de chocolate e derretê-lo em banho-maria ou no micro-ondas. Não aqueça demais.
  5. Quando a mistura estiver tomando uma consistência cremosa, adicione o óleo ou azeite.
  6. Se você quiser que fique mais solto ou líquido, incorpore gotas de leite e bata até que o creme esteja no ponto.