Qual é o melhor momento para comer depois do treino?

· 5 de fevereiro de 2019
É preciso ter em mente que nem todos os alimentos são benéficos após o treino e que consumir algo pouco adequado nesse momento vai fazer com que todo o exercício não sirva para nada, ou então que não tiremos proveito de todo o esforço realizado.

Depois do treino nos sentimos cansados. Nosso corpo fez um grande esforço e perdeu muitos líquidos e sais minerais. É por isso que é importante saber o que e qual o melhor momento para comer depois do treino. Veja como e quando fornecer os nutrientes ao corpo para que ele se recupere da melhor forma.

Para evitar falhas nutricionais, vamos explicar quais características os alimentos ingeridos após fazer exercício devem ter e qual é o melhor momento para comer depois do treino.

Além disso, vamos propor algumas receitas fáceis e rápidas para aqueles dias em que você chega cansado da academia e sem vontade de cozinhar ou quando você não tem muito tempo.

Qual é o melhor momento para comer depois do treino?

Após o treino, a sensação de fome aparece. É normal que você sinta a necessidade de comer, já que seu corpo esgotou os depósitos de energia e está desidratado.

Mulher comendo frutas

Quanto ao melhor momento para comer depois do treino, o mais recomendável é comer o mais tardar uma hora depois de terminar o exercício. É neste momento que o nosso organismo está mais receptivo e absorve melhor os nutrientes.

Se você quiser aproveitar ao máximo a sua sessão de treino, então coma assim que terminar o treino e consuma os nutrientes que vamos indicar a seguir.

Assim como já dissemos, a alimentação é tão importante quanto o exercício. Não podemos nos esquecer de que ambos andam de mãos dadas e que, ao deixar um ou outro de lado, os objetivos desejados nunca vão ser alcançados.

O que comer depois de um treino?

Agora que você já sabe o melhor momento para comer depois do treino, vamos ao conteúdo da alimentação.A primeira coisa que você deve fazer após o treino é reidratar o seu corpo.

Para isso, você pode beber água, água de coco ou então uma bebida específica para atletas. De qualquer forma, para não se desidratar muito, lembre-se de beber água durante o treino. Depois de ter reposto os líquidos que você perdeu, você será capaz de ingerir os nutrientes necessários.

A alimentação ajuda a tornar a recuperação após o exercício físico mais rápida e mais eficaz. É neste momento que você precisa ingerir proteína. Além disso, como passou pouco tempo desde o final do treino, o organismo está mais receptivo e assimilando melhor o que se consome.

É importante consumir proteínas na quantidade adequada. Não pense que, por consumir uma quantidade maior, os resultados vão ser mais visíveis, porque na verdade vai acontecer exatamente o contrário.

O corpo só pode assimilar uma certa quantidade de proteína e quando essa quantidade é excedida, o que se acumula se torna gordura. Portanto, você não deve consumir porções muito grandes, mas sim um prato com o qual você se sinta satisfeito e recupere a sua energia.

Receitas para depois do treino

Como dissemos anteriormente, após o treino o mais apropriado é consumir proteína. É por isso que devemos consumir alimentos ricos nesse nutriente, e o melhor momento para comer após o treino se limita à hora posterior ao término do exercício.

Receitas para depois do treino

A seguir, vamos propor diferentes receitas simples e rápidas com as quais você vai conseguir que seus resultados cheguem mais rápido, e também que o seu corpo se recupere do esforço realizado.

  • Sanduíche de atum. Opte pelo pão integral para dessa forma poder se beneficiar de todas as propriedades do grão integral. Adicione um pouco de alface e uma lata de atum ao natural. Não poderia ser mais simples preparar um lanche ou um jantar perfeito para comer depois do treino.
  • Mingau de aveia. Esta receita desconhecida até há alguns anos se tornou essencial para muitos atletas. Você pode modificar a receita incluindo as frutas de que você mais goste.
  • Peito de peru grelhado. Esta carne grelhada juntamente com legumes salteados é uma receita perfeita para comer depois da academia. Uma refeição rápida, saudável e, além disso, com um alto teor de proteína.
  • Claras mexidas com camarão. A clara de ovo é um dos alimentos que mais contém proteína. Se, além dela, também adicionarmos um punhado de camarões, o resultado será uma receita leve e com um alto teor de proteína. Justamente o que procuramos depois de fazer exercício.

Em resumo

Certamente a alimentação após o treino é tão importante quanto o exercício feito. Lembre-se de hidratar o seu corpo e de nutri-lo com proteína na hora posterior ao exercício. Além disso, com as receitas rápidas que propusemos, não há mais nenhuma desculpa para não fazer isso.