Desvende os mitos sobre o chocolate

Quase todo mundo gosta dele, mas além do seu sabor, o chocolate tem outras grandes virtudes que é interessante conhecer
Desvende os mitos sobre o chocolate

Última atualização: 14 janeiro, 2019

O chocolate é um dos alimentos mais populares em todo o mundo. Seu sabor delicioso e formas variadas de preparação colocaram-no no centro de muitas controvérsias. É por isso que é interessante conhecer um pouco mais sobre o chocolate, seus mitos e verdades.

Chocolate, mitos e verdades

Nos últimos anos, um grande número de estudos tem revelado os vários benefícios que o consumo de chocolate tem para a saúde. No entanto, ao longo da sua história foram muitos os mitos que se formaram em torno deste saboroso produto.

Chocolate é bom para sua saúde? Quais são os seus benefícios? O chocolate faz você engordar? Existem muitas questões que foram formadas ao longo da história sobre o consumo deste delicioso alimento. A ciência tem as respostas para finalmente desvendar os mitos e verdades sobre o chocolate.

Mitos e verdades sobre o chocolate

Chocolate derretido caindo

O chocolate engorda?

O consumo de chocolate é frequentemente associado ao ganho de peso. No entanto, essa premissa pode ser considerada um mito. A razão? Como muitos outros alimentos, o chocolate não favorece o excesso de peso se consumido moderadamente e como parte de uma dieta balanceada.

Quanto à carga calórica, aproximadamente 100 gramas de chocolate têm 500 calorias. Se o chocolate é preto ou mais amargo, as calorias podem ser menores.

Na realidade, se o chocolate é consumido moderadamente, não deve implicar um desequilíbrio em uma dieta balanceada. De fato, recomenda-se comer entre 15 e 20 gramas de chocolate por dia, tanto adultos como crianças.

Chocolate é bom para o sistema cardiovascular?

Várias análises científicas mostraram que o consumo de chocolate puro, com alto percentual de cacau, é benéfico para a saúde do sistema cardiovascular. Esta declaração não funcionaria para chocolates ao leite e com alto teor de açúcar.

O componente conhecido como flavonoides, presente no cacau, contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos; isso resulta em melhor circulação sanguínea. Por isso, recomenda-se consumir 10 gramas de chocolate amargo todos os dias.

Verdades sobre o chocolate

A relação entre chocolate e cáries

Por muitos anos, o aparecimento de cáries tem sido associado ao consumo de chocolate. Essa associação não é exatamente verdadeira; na verdade, as cáries tendem a aparecer por razões de higiene, e não por hábitos alimentares.

É o tempo que a comida permanece na boca que é determinante para o aparecimento de cáries. Isso que realmente determina as doenças periodontais.

Tem sido demonstrado que o composto teobromina, presente no cacau, previne o aparecimento de cáries e até reduz a sensibilidade dentária. Este composto pode ser encontrado nos chocolates mais puros, ou seja, aqueles que são mais escuros e amargos.

O chocolate promove o aparecimento de acne?

Este é outro dos grandes mitos que giram em torno do chocolate. A acne geralmente aparece na maioria dos casos devido ao descontrole hormonal. Há também maior propensão a sofrer de acne em determinadas idades ou durante o ciclo menstrual das mulheres.

Como vimos nos parágrafos anteriores, se o consumo de chocolate for moderado e preferivelmente do tipo amargo ou preto, não deveria afetar o aparecimento da acne.

Uma colher com cacau em pó

O chocolate é bom para a depressão

Chocolate estimula a produção de serotonina e feniletilamina. Está provado que estas duas substâncias são boas para melhorar o humor. De fato, ambos são considerados antidepressivos e até mesmo com efeitos antienvelhecimento.

Quando consumimos chocolate, temos uma sensação de bem-estar e prazer que melhora o humor da pessoa. Além disso, também tem teobromina, que estimula as funções cerebrais e melhora a concentração.

Desde a sua descoberta, o chocolate tem estado no centro da controvérsia em relação aos seus possíveis efeitos colaterais e benefícios; a cada dia os benefícios se manifestam mais.

Ao longo dos anos, confirmou-se que o seu consumo moderado não só não tem efeitos negativos para a saúde, como ainda traz importantes benefícios, especialmente se o chocolate consumido for preto ou amargo.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.