Deixe para trás os mitos sobre a fruta e aproveite-a

Parece mentira que em plena era do acesso à informação gratuita ainda perdurem mitos e falsas afirmações em relação à fruta. Veja a verdade e aproveite, toda vez que puder, as frutas que você mais gostar
Deixe para trás os mitos sobre a fruta e aproveite-a

Última atualização: 02 janeiro, 2019

Como é possível que existam tantos mitos sobre a fruta como sendo um alimento tão saudável? É hora de descobrir e deixar para trás os mitos e consumir fruta diariamente, e, mais do que isso, várias frutas por dia.

Com certeza você já ouviu mais de uma vez de mitos sobre a fruta, dos quais vamos tratar de desconstruir a seguir. Como já dissemos alguma vez, escutar uma frase inúmeras vezes não a torna verdade.

Você deve verificar sempre a informação que recebe para garantir que você se alimenta de forma adequada e não se deixar levar por mitos e teorias sem nenhum fundamento.

Desfaça-se dos mitos sobre a fruta de uma vez por todas

Não se deixe levar pelos gurus nutricionais que vão contra o “sistema” e revelam “verdades” que dizem que os outros não querem que você saiba. Como vamos ver, as frutas são um alimento natural e saudável, com muitíssima variedade para que você desfrute da que mais goste ou a que quiser a todo momento sem se preocupar.

1. “Comer fruta ou beber suco natural é a mesma coisa”

Muitas pessoas acreditam que comer uma fruta ou tomar uma suco natural é exatamente a mesma coisa, mas isso não é nenhum um pouco certo.

Quando tomamos suco, estamos ingerindo a polpa e o suco da fruta, não a fruta inteira. É preciso levar em consideração que a casca e a parte carnosa ficam no espremedor de fruta, portanto, os nutrientes não são os mesmos.

Menina tomando suco da fruta

Embora as vitaminas continuem presentes, perde-se sim um nutriente fundamental: a fibra. Além disso, o suco é ingerido muito mais rápido e em maior quantidade. Por isso, o organismo não os digere de uma forma tão eficaz.

Com isso não queremos dizer que os sucos naturais não são tão benéficos, pelo contrário. Um suco natural recém feito é uma das bebidas mais saudáveis que podemos beber. O que está errado é compará-lo com uma fruta inteira.

2. “Se você comer fruta à noite, você engorda”

De maneira geral, a fruta é um alimento com uma quantidade muito baixa de calorias, por isso não está ligada ao ganho de peso. Independentemente de engordar mais ou menos, é preciso levar em consideração que a fruta engorda da mesma forma em qualquer momento do dia.

É verdade que existem alguns alimentos cuja ingestão não é recomendável à noite. Isso porque contribuem sim para o ganho de peso, sobretudo, aqueles que contêm grande quantidade de gorduras ou carboidratos. A fruta, por sua vez, não contém esses nutrientes de forma excessiva.

3. “O abacate e a banana engordam”

É possível que de todas as frutas que conheçamos, as que tenham pior fama sejam a banana ou o abacate.

Só de ver seu aspecto, é possível comprovar que realmente são mais consistentes que a maioria das frutas que consumimos de forma habitual. Além disso, têm a capacidade de saciar a fome. Contudo, será que isso quer dizer que sejam frutas que engordam?

tigela com purê de abacate

A resposta é um veemente não. É verdade que o abacate ou a banana contêm mais calorias que a maioria das frutas, mas também é preciso levar em consideração que têm uma maior quantidade de nutrientes.

Por um lado, a banana é uma grande fonte de potássio, fibra, vitamina B6, proteínas ou ácido fólico. Por outro, o abacate tem gorduras saudáveis, magnésio, potássio ou ferro. Fica claro que uma maior quantidade de calorias não significa que se trate de um alimento menos saudável.

4. “Não é recomendável comer fruta nos intervalos das refeições”

O último mito que vamos desconstruir poderia levar o prêmio do mais absurdo de todos, já que carece de total base científica. Apesar disso, com certeza você já escutou isso várias vezes, porque, inexplicavelmente, é um dos mais difundidos.

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que comer nos intervalos das refeições não é nenhum pouco prejudicial à sua saúde.

A única coisa que você precisa levar em consideração é selecionar muito bem o tipo de alimento que ingerimos na forma de snack. Esse simples fato vai determinar se a comida que você consumiu no intervalo das refeições é saudável ou não.

Mulher segurando uma cesta de maçãs

No caso da fruta fica ainda mais claro que ela é totalmente saudável, por isso é muito recomendado comê-la entre as refeições. Além disso, a fruta contém fibra que vai mantê-lo saciado até a próxima refeição e fará com que desapareça a incômoda sensação de fome.

Depois de desconstruir todos esses mitos, fica totalmente claro que a fruta é um dos alimentos mais saudáveis que podemos consumir. Além disso, existem tantas variedades que é impossível se entediar com elas e, como explicamos, elas podem ser ingeridas em qualquer momento do dia.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.