O que jantar depois do treino? Opções light para perder peso

· 4 de julho de 2018
Não faz sentido se matar na academia se você não fizer o mesmo esforço para se alimentar de forma saudável quando chegar em casa. O ideal depois de um bom treino é recuperar as forças com um jantar leve para dormir bem e os músculos se recuperem da melhor forma possível.

Um dos erros mais comuns cometidos ao se fazer exercício é comer mais que o necessário pensando que o exercício que fizemos irá compensar a alta ingestão calórica. Isso até pode acontecer se o que queremos é manter o peso que já temos, mas se quisermos perder peso, a estratégia não terá resultados. Para que você não caia nesse erro, trazemos a seguir algumas opções de receitas para jantar depois do treino.

O que jantar depois do treino?

Salada de quinoa

Você já sabe que a quinoa está na moda, mas, além disso, é um ingrediente ideal para comer à noite porque sacia, ao mesmo tempo que é pobre em carboidratos. O principal componente na verdade são as proteínas, que continuam a alimentar o músculo mesmo depois que você já parou de treinar.

Lembre-se que a quinoa deve ser bem lavada antes de ser cozida, e uma vez pronta você pode adicionar qualquer coisa que vier a sua mente para fazer a sua salada ideal. É claro, cuidado com nozes e gorduras –embora sejam saudáveis– porque elas têm calorias elevadas e em grande quantidade podem engordar.

Iogurte com frutas

Se você é daqueles que comem pouco no jantar, mas ainda assim precisa colocar algo em seu corpo antes de ir dormir, um iogurte com frutas e alguns cereais pode ser um jantar ideal. Não misture as frutas na mesma refeição, escolha a que você mais gosta e se concentre nela e em outras semelhantes.

Cada fruta tem diferentes níveis de açúcar e produzem reações diferentes em nosso corpo; misturá-las dificulta a digestão e pode até nos fazer engordar se exagerarmos.

Misture, por exemplo, maçã, abacaxi e pera, ou melancia e melão, ou pêssego e nêspera e outras semelhantes. Procure um iogurte que seja desnatado e com ingredientes naturais para tornar a opção uma refeição light para o jantar depois do treino.

Carnes magras ou frango

Carne mal passada com chimichurri em tábuo de madeira

Se você é daqueles que ficam com muita fome depois do treino, não se preocupe, você pode fazer um prato de carne, frango ou peru e acompanhá-lo com uma salada, legumes ou quinoa. Você não vai ganhar peso, mas vai se sentir saciado com muito poucas calorias.

Peixe

O peixe fornece proteínas e ácidos graxos necessários para o nosso corpo. Não importa a hora em que comemos, peixe será sempre benéfico. Se você gosta de peixe e chega com fome da academia, escolha o que você mais gosta e coma grelhado ou assado, acompanhado de legumes, cogumelos, salada ou quinoa.

Este será um jantar ideal para depois do treino, porque fará com que você tenha a sensação de ter comido o suficiente, mas sem uma grande quantidade de calorias.

Ovos

Os ovos trazem muitos benefícios para o nosso corpo com seu alto nível de nutrientes. Você pode comê-los em forma de omelete, cozidos em uma salada, ou pode fazer um ovo mexido com cogumelos ou aspargos e misturar com outros vegetais.

A verdade é que os ovos são um dos alimentos mais versáteis que existem; só é necessário um pouco de sua imaginação e uma boa panela onde eles não grudem!

Salada

Salada com tomate, folhas verdes e molho

As saladas são o complemento ideal para o exercício porque saciam e são baixas em calorias. Você pode fazer muitos tipos diferentes de saladas, embora não recomendemos as que levam arroz e macarrão não integrais; pois os carboidratos simples tem maior probabilidade de se transformar em gordura.

No entanto, você pode fazer saladas de vários tipos de alface, brotos, quinoa, apenas de legumes… Você pode usar peito de peru, queijos magros ou atum para adicionar proteínas. Sua imaginação é o limite. Claro, esqueça os molhos industrializados e tempere com uma simples vinagrete feita com azeite, sal e pimenta e vinagre ou limão.

Como você pode ver, as opções de jantar depois do treino para perder peso são muitas, e certamente essas ideias despertaram sua criatividade culinária e você já sabe o que vai jantar hoje à noite depois da academia, não é mesmo?