Informações nutricionais do óleo de cártamo

9 de outubro de 2019
Conheça as informações nutricionais deste óleo tão benéfico para a memória, para a pele e para a saúde cardiovascular. Você ficará surpreso como ele pode repercutir de forma tão positiva em seu corpo.

De todos os tipos de óleos existentes, o óleo de cártamo é provavelmente um dos mais desconhecidos. Se você ainda não o usa em seu dia a dia, neste artigo informamos tudo o que você precisa saber sobre ele.

Continue lendo e descubra de onde vem esse óleo vegetal, quais são seus benefícios e suas informações nutricionais. Como você poderá ver, trata-se de um óleo muito benéfico, por isso vale a pena incluí-lo na alimentação.

De onde vem?

O óleo de cártamo vem da planta de mesmo nome. Trata-se de uma planta da família dos cardos que cresce em torno de 50 centímetros, contém espinhos e flores amarelas nas quais se encontram as sementes.

Originalmente, o cártamo era cultivado na Índia, mas hoje sua produção se espalhou pelo mundo. Isso se deve ao fato de que é uma planta que se adapta a qualquer tipo de solo e clima. De fato, o cártamo resiste a fortes secas e geadas.

O óleo de cártamo é obtido após o processamento de suas sementes. Na próxima seção, você pode ver as informações nutricionais e os benefícios desse precioso óleo vegetal.

Informações nutricionais do óleo de cártamo

Como todos os óleos, o de cártamo é composto quase inteiramente de ácidos graxos essenciais. As proporções das gorduras encontradas são as seguintes:

  • 80% de gorduras monoinsaturadas.
  • 14% de gorduras poliinsaturadas.
  • 6% de gordura saturada.
Benefícios do óleo de cártamo

Além disso, o óleo de cártamo contém uma pequena proporção de vitaminas dos grupos K e E. Em relação ao conteúdo calórico, cada 100 gramas de óleo contém 884 calorias. Essa quantidade é muito semelhante ao azeite ou óleo de girassol.

Embora seja um número muito elevado, dada a enorme quantidade de gordura que contém, deve-se levar em conta que ele é consumido em quantidades muito pequenas.

Benefícios do óleo de cártamo

Os benefícios do óleo de cártamo são múltiplos, portanto, seu consumo é recomendado para todas as pessoas. A seguir, detalhamos os benefícios mais destacados. Certamente, você ficará surpreso ao saber como ele pode repercutir de forma tão positiva em seu corpo:

  • Fonte natural de ácidos graxos essenciais: como mencionamos na seção sobre informações nutricionais, o óleo de cártamo contém ácidos graxos essenciais. Esse tipo de gordura ajuda a manter uma boa saúde do coração e preserva a memória.
  • Eficaz contra a pele seca: se você tem tendência a ter pele ressecada, o óleo de cártamo pode ser muito benéfico. Graças ao seu teor de vitamina E, nutre a pele e a torna mais flexível. A aplicação desse óleo uma vez por semana será suficiente para que você perceba seus benefícios.
  • Combate as inflamações: o óleo de cártamo contém propriedades anti-inflamatórias, por isso é muito benéfico no caso de você sofrer desse tipo de condição.
  • Regula os níveis de colesterol: o óleo de cártamo ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim e, ao mesmo tempo, faz com que os níveis de colesterol bom aumentem. Essa propriedade é especialmente interessante para aquelas pessoas com tendência a níveis inadequados de colesterol total.
  • Melhora a saúde capilar: o produto proporciona brilho ao cabelo e faz com que ele cresça mais resistente. É por isso que o óleo de cártamo é especialmente recomendado para pessoas que tem o cabelo danificado como resultado de processos químicos ou outros problemas.
Informações nutricionais do óleo de cártamo

Diferentes maneiras de usá-lo

Após conhecer todos os benefícios do óleo de cártamo, certamente você já está querendo incluí-lo em sua rotina semanal. Você deve saber que, dependendo do efeito que deseja obter, será mais apropriado utilizá-lo de uma maneira ou de outra.

A maneira mais comum de consumi-lo é na forma de óleo de cozinha. Assim como com outros óleos, sempre deve ser ingerido em pequenas quantidades. Essa é a única maneira de se beneficiar dele sem ser prejudicado por seu alto teor de gordura.

Outra forma de utilizá-lo é por meio de xampus ou cremes para o corpo. Além disso, também existem suplementos nutricionais que podem ser adquiridos em lojas de produtos naturais.

Nesse último caso, recomendamos que você seja aconselhado por um profissional. É a única maneira de consumir a quantidade correta e poder se beneficiar de suas propriedades.

  • Ziegler, E. E., & Filer, L. J. (1998). Conocimientos actuales sobre nutricion. Revista Española de Salud Pública. https://doi.org/10.1590/S1135-57271998000400011
  • Ronayne, P. (2014). Importancia de los ácidos grasos poliinsaturados en la alimentación del lactante. Arch. Argent. Pediatr. https://doi.org/10.1080/003655902320783863
  • Salaberría, Florencia & Carrín, María & Constenla, Diana. (2012). Caracterización química de semillas de cártamo y su aceite.