Dieta Perricone: o que é e resultados prometidos

30 de abril de 2019
Você já ouviu falar do Dr. Nicholas Perricone? Ele é um profissional americano que desenvolveu uma dieta peculiar que promete ótimos resultados.

A dieta Perricone é uma das mais populares atualmente no mundo todo, em parte porque muitas celebridades de Hollywood confessaram segui-la. Como não poderia deixar de ser, ela também se tornou popular porque há muitas pessoas que atingiram o peso ideal após algumas semanas seguindo essa dieta.

Se você quiser dizer adeus de uma vez por todas aos quilos a mais, este artigo será do seu interesse. Vamos te contar todos os detalhes dessa dieta e, além disso, também vamos explicar quais são os principais alimentos para alcançar os objetivos definidos e quais não devem ser ingeridos sob nenhuma circunstância.

O que é a dieta Perricone?

A dieta Perricone recebeu esse nome porque o seu criador é o dermatologista e pesquisador americano Nicholas Perricone. No início, este profissional não estava tentando criar uma dieta eficaz para a perda de peso; o seu objetivo era o de elaborar um plano alimentar que favorecesse o rejuvenescimento da pele.

Para verificar se ela era eficaz, ele a experimentou com vários pacientes. Os resultados foram realmente surpreendentes: além de melhorar a aparência da pele, os pacientes conseguiram emagrecer e atingir o peso ideal.

Como se não fosse o suficiente, o seu criador argumenta que essa dieta é altamente eficaz porque ela regula o humor. O habitual é que, depois de começar uma dieta, a pessoa se sinta cansada e desanimada. Essa sensação é o que faz com que a maioria acabe jogando a toalha antes de atingir os objetivos desejados.

Pelo contrário, a dieta Perricone consegue regular as emoções e evitar que a sensação de fome apareça. Isto é baseado no fato de que ela é uma dieta saciante, na qual são feitas cinco refeições por dia.

Alimentos principais da dieta Perricone

Agora que você já conhece a origem desta dieta, vamos explicar quais são os alimentos principais e quais estão totalmente proibidos neste tipo de dieta. Sem dúvida esta é a chave para alcançar os resultados desejados e evitar o efeito rebote.

A dieta Perricone agrupa os alimentos que podem ser consumidos em dez níveis diferentes:

  1. Legumes e verduras
  2. Alimentos ricos em ômega 3
  3. Cereais integrais
  4. Pimenta e pimentão
  5. Sementes
  6. Frutas ricas em fibras
  7. Probióticos
  8. Frutas gordurosas
  9. Especiarias
  10. Leguminosas
Alimentos principais da Dieta Perricone

Alimentos proibidos

Assim como todas as dietas, a Perricone proíbe a ingestão de uma série de alimentos. Como não poderia deixar de ser, o fast food e a comida pré-cozida estão totalmente proibidos.

Além disso, também não é permitido ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica. Estes alimentos vão colocar qualquer objetivo a perder e  assim será impossível alcançar o peso desejado.

Por sua vez, os açúcares também são totalmente proibidos. Isso significa que não é permitido consumir refrigerantes, balas, bolos, sucos e molhos industrializados, bem como muitos outros alimentos. Só é permitido ingerir o açúcar que os alimentos contenham naturalmente.

Também não é permitido consumir massas, uma vez que elas contêm um grande número de calorias. Nicholas Perricone argumenta que a massa, ao invés de saciar, causa um aumento no apetite. Então todos os tipos de massa, pão, pizza ou bolos são restritos.

Finalmente, há algumas frutas e verduras que, surpreendentemente, também não podem ser consumidas. Dentre todas elas, destacam-se a laranja, as bananas, a abóbora e as batatas.

Alimentos proibidos

É uma dieta realmente eficaz?

Assim como dissemos anteriormente, a alimentação não é tudo. Isso não seria diferente no caso da dieta Perricone; devemos complementar a dieta com outros hábitos.

O principal deles é o de se exercitar diariamente. Basta estar ativo durante uma hora por dia. Você pode ir e voltar do seu local de trabalho caminhando, praticar a corrida ou ir para a academia duas ou três vezes por semana.

Além disso, é importante beber cerca de dois litros de água por dia. Esta é a melhor maneira de regular a sensação de fome e, ao mesmo tempo, de se sentir hidratado. Se você tiver dificuldade para beber água, o melhor a fazer é sempre carregar uma garrafa com você para ir bebendo ao longo do dia.

Combinando este tipo de dieta com exercícios e com a ingestão de água, você alcançará seus resultados. De qualquer forma, você deve ter em mente que as dietas só podem ser seguidas a curto ou médio prazo; a longo prazo é essencial consumir todos os tipos de alimentos.