Dicas para performance: 5 alimentos para corredores

26 de abril de 2019
Se praticamos corrida, podemos melhorar o rendimento e evitar problemas de saúde com alguns alimentos ideais para corredores.

A corrida possui cada vez mais adeptos, só que muitas vezes eles não sabem que uma alimentação correta é a base para treinar melhor e alcançar resultados positivos. Além de comprar roupas ou calçados específicos, recomendamos que você consuma os alimentos para corredores que indicaremos no artigo a seguir.

Dicas de alimentos para corredores

Antes de tudo, é fundamental consultar com um nutricionista especializado em esportes para planejar uma dieta específica de acordo com as nossas necessidades. Alguns dos conceitos a considerar:

1. Verificar a ingestão calórica

Uma pessoa que não pratica esportes precisa de uma quantidade de calorias diárias. No caso dos corredores, esse valor deve ser maior para compensar o desgaste dos treinamentos e das competições.

Mulher comendo salada

2. Cumprir cinco refeições

O café da manhã é primordial para os atletas – e também para as outras pessoas – porque fornece as vitaminas, proteínas e minerais adequados para começar o dia. Mas também não podemos esquecer as outras refeições.

Os corredores têm que manter uma ordem ou planejar bem suas refeições. Cumprir horários ajuda o corpo a estar continuamente nutrido e a não acontecer uma diminuição no nível de açúcar, por exemplo.

3. Adicionar vitaminas

Com os alimentos para corredores, você pode ingerir todas as vitaminas que seu corpo precisa. Apesar de todas serem benéficas, as quatro mais importantes são A, C, D e E.

4. Comer antes e depois de treinar

Naturalmente a ingestão será diferente dependendo da hora do dia e da atividade física. Alguns corredores optam por consumir uma fruta ou um shake antes do exercício e um punhado de castanhas ao terminar.

Mas há outros que fazem isso completamente ao contrário. Em qualquer caso, não se esqueça de beber água o suficiente para se hidratar.

Alimentos para corredores: maçã

Alimentos para corredores: adicione-os à sua dieta

Agora é hora de falar sobre quais são os alimentos mais recomendados para corredores. Eles foram selecionados por seu grande fornecimento de nutrientes, perfeitos para neutralizar os efeitos produzidos pelo esforço físico:

1. Banana

É o aliado número um dos atletas em geral e dos corredores em particular. Alguns, inclusive, consomem banana durante uma maratona ou um treinamento. Esta fruta é uma grande fonte de açúcar e carboidratos e nos fornece uma dose de energia instantaneamente.

Além disso, a banana é rica em potássio, que evita as cãibras musculares causadas pela perda de eletrólitos, típicas durante exercícios exigentes.

2. Oleaginosas

Outro alimento para corredores que você deve adicionar à sua dieta. É aconselhável comê-las puras – um punhado é suficiente – durante a manhã ou durante a tarde, ou também combinadaos com iogurtes, sucos ou shakes.

Oleaginosas

Dentro da grande família das castanhas você pode encontrar amêndoas, nozes, castanha de caju… Fornecem gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e energia.

3. Ovos

Se você procura proteínas em sua expressão máxima, o ovo pode ajudá-lo tanto no treinamento, como na recuperação pós corrida ou preparação. Um ovo tem 75 calorias e muitos aminoácidos essenciais que vão diretamente para os músculos. Você pode consumi-lo cru ou cozido, nunca frito.

4. Abacate

É essencial que um corredor cubra a cota diária de gorduras saudáveis que lhe permitam manter o ritmo esportivo e, ao mesmo tempo, evitar o desgaste.

Abacates maduros

O abacate, assim como o azeite, fornecerá óleos essenciais como nenhum outro alimento. E o melhor de tudo é que você pode consumi-lo com torradas, picado em uma salada ou em um shake verde.

5. Cereais e sementes

Há dois ‘escolhidos’ neste caso: a quinoa e a aveia. O primeiro – um cereal de origem americana – é uma grande fonte de proteínas e carboidratos, que repara e fortalece os músculos.

O segundo – ideal para o café da manhã – também fornece carboidratos mas, especialmente, fibras. Reduz o colesterol “ruim” e sacia o apetite enquanto regula o intestino e nos fornece energia instantaneamente.