Dicas para montar uma dieta durante a menopausa

· 29 de setembro de 2018
É impossível falar de forma generalizada sobre a menopausa, já que cada mulher vive esse processo de uma maneira diferente. De qualquer forma, você pode levar em consideração essas dicas na hora de montar sua dieta e seu treino.

A menopausa aparece após os 50 anos e causa mudanças no corpo da mulher. Por esta razão, é necessário se adaptar às mudanças que passam a afetar o corpo, prestando atenção no treino e na alimentação. A seguir, falaremos sobre a dieta durante a menopausa.

Cada mulher, um mundo

O corpo sofre mudanças. É necessário se adaptar e enfrentar o momento da melhor maneira até que o organismo volte a se estabilizar. Para algumas mulheres, a menopausa passa despercebida. Progressivamente, as menstruações vão se distanciando no tempo e sendo menos abundantes.

Para outras, os sintomas são muitos e podem aparecer de formas e intensidades diferentes. Os mais típicos são as habituais ondas de calor que aparecem nos momentos mais inesperados. Junto a esse também há outros sintomas, como alterações de humor, secura vaginal ou ganho de peso.

Senhora preocupada com alguma coisa

Seja qual for o seu caso, o que está claro é que essa é uma fase da vida na qual você tem que se mimar mais do que o habitual.

É importante levar uma vida saudável e consumir alimentos que ajudem nesse processo. Não se esqueça de que a menopausa é uma das mudanças mais importantes que as mulheres passam ao longo de suas vidas.

Alimentos para uma dieta durante a menopausa

A dieta durante a menopausa deve ser diferente da habitual. O corpo está enfrentando algumas mudanças e, portanto, é necessário lhe dar os nutrientes de que necessita. Não é necessário fazer uma mudança radical em termos de alimentação, é preciso apenas incluir alguns alimentos ou consumi-los com mais frequência.

Senhora servindo um copo de leite

Na dieta durante a menopausa, é benéfico incluir os seguintes alimentos:

  • Cálcio. Em muitas ocasiões, a osteoporose aparece após a menopausa. Os ossos começam a se desgastar e se tornam mais frágeis e também causam dor e limitações na mobilidade. Os alimentos ricos em cálcio contribuem para o fortalecimento do sistema ósseo, por isso é importante consumi-los diariamente.
  • Ferro. Durante a menopausa, é comum que as mulheres tenham anemia. As menstruações irregulares podem contribuir para uma maior perda de sangue e, portanto, para a anemia. Para combater a anemia, você pode ingerir alimentos ricos em ferro, como sardinhas ou lentilhas. Outra opção é consumir ferro em comprimidos prescritos pelo seu médico. No caso das cápsulas, ele deve ser ingerido com suco ou outro alimento ácido para facilitar a absorção.
  • Líquidos. Durante a menopausa, a retenção de líquidos é comum. É por isso que é aconselhável aumentar a ingestão de água para evitar esses problemas. Se é difícil para você beber um litro e meio de água por dia, preencha essa quantidade tomando algum chá durante o dia.
  • Fibra. Os problemas digestivos e o aumento da gordura são outros problemas que podem aparecer durante a menopausa. Para combatê-los, é benéfico consumir fibra. É muito fácil incorporar a fibra no seu dia a dia. Coma cereais, frutas, legumes…

Treino durante a menopausa

Além de cuidar da alimentação, há muitas outras mudanças que você pode incluir no seu dia a dia. Todas elas contribuirão para uma melhor qualidade de vida e para tornar a menopausa mais tolerável. Algumas das mudanças que propomos são as seguintes:

  • Fazer uma hora de exercício por dia. Estamos nos tornando cada vez mais sedentários e, sem dúvida, não podemos nos esquecer que o exercício diário é essencial para nos manter em forma. Durante a menopausa não poderia ser diferente, e é por isso que é preciso se exercitar regularmente. Por exemplo, comece saindo para uma caminhada, se possível com uma companhia para que seja mais agradável. Logo você se perceberá mais ágil e leve.
  • Compartilhe suas experiências. A menopausa é um processo pelo qual geralmente se passa em silêncio. Parece que a mulher tem que disfarçar ou que não pode falar abertamente sobre o assunto. Discuta suas sensações com suas amigas, se informe e consulte o seu médico, se necessário. Não se esqueça de que é um processo normal pelo qual, mais cedo ou mais tarde, todas as mulheres acabarão passando.