Conheça os benefícios de comer ovo

· 30 de março de 2019
O ovo é considerado um alimento funcional, pois, além de atender às necessidades básicas, proporciona benefícios extras para a saúde

O ovo não é mais um alimento censurado pelos nutricionistas. Pesquisas recentes têm descoberto que, na realidade, comer ovo é altamente benéfico para a saúde. Você sabe quais são os benefícios de comer ovo?

Características nutricionais do ovo

O ovo é um alimento funcional porque oferece ao organismo uma ampla gama de nutrientes. De origem natural, não contém aditivos ou conservantes.

Pelo contrário, é uma fonte de proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais que ajudam a combater doenças e reduzem o risco de problemas de saúde no futuro.

Onde obter proteínas

Além de todos os itens acima, comer ovos ainda é econômico, nutritivo e prático. É um alimento completo que por um tempo foi proibido na dieta, pois acreditava-se que aumentava o colesterol ruim no sangue.

Descobriu-se que o ovo fornece gorduras boas, que não são perigosas para a saúde. Pelo contrário, elas ajudam a reduzir a absorção intestinal do colesterol ruim.

Comer um ovo por dia, dentro do contexto de uma dieta balanceada acompanhada de exercício, não tem efeito negativo sobre a saúde.

6 benefícios de comer ovo

  1. Consumir um ovo por dia fornece as mesmas calorias que uma fruta média (75 calorias). É excelente para incluir em dietas para perder peso porque produz saciedade.
  2. Contém gorduras saudáveis, como ômega 3 e ácido oleico (mono e poli-insaturados). Essas gorduras são fáceis de digerir e boas para o corpo. Também contém fosfolipídios e lecitina.
  3. A gema contém múltiplos minerais como ferro, fósforo, potássio, magnésio, zinco e selênio concentrados; os últimos agem como antioxidantes.
  4. Da mesma forma, a gema é uma fonte de vitaminas, como B12, A, D e E, entre muitos outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico. Ele fornece ácido fólico e colina, importante para as mulheres grávidas porque ajudam a formar o sistema nervoso do feto.
  5. Um ovo completo contém carotenoides, que ajudam a prevenir a degeneração da mácula do olho, evitando a cegueira e outras doenças oculares, como a catarata. Tem alto teor antioxidante, pois contém luteína e zeaxantina, e ajuda a reconstruir as células da retina.
  6. Comer ovo fornece todos os aminoácidos que o organismo não produz por si só, mas pode obter com alimentos. O ovo é um alimento proteico com alto valor biológico. É ideal para ser consumido por alérgicos a lactose, celíacos ou diabéticos, porque não tem glúten, carboidratos ou lactose.
  7. Um único ovo fornece quase sete gramas de proteína, 10% dos que é necessário diariamente. Isto o coloca como o alimento com maior valor biológico após o leite materno. O consumo de ovos é essencial para uma boa nutrição.

Benefícios de comer ovo nas diferentes fases da vida

Crianças e adolescentes

Graças à grande quantidade de proteínas presentes no ovo, seu consumo durante esses estágios otimiza o crescimento e desenvolvimento da musculatura, ossos e órgãos. Ao mesmo tempo, minerais e vitaminas ajudam na prevenção de patologias características destas etapas.

Grávidas

Comer ovos durante esta fase é essencial, uma vez que todos os seus nutrientes ajudam o feto a se formar bem. A colina e o ácido fólico contidos no ovo colaboram para o desenvolvimento do cérebro do bebê.

Adultos

O consumo frequente deste alimento é útil para evitar problemas de visão, tão comuns ao longo dos anos. Em pessoas idosas, é importante para evitar a deterioração macular que leva à cegueira, bem como prevenir a catarata.

ovo

Pessoas com excesso de peso

O ovo é ideal para dietas para perder peso. Produz saciedade, tem poucas calorias e não gera riscos à saúde. É o alimento perfeito para comer entre as principais refeições.

Há boas razões para considerar o ovo como um superalimento, uma vez que contém qualidades extraordinárias que completam uma dieta saudável e equilibrada.

Todos os seus benefícios foram estudados e verificados por cientistas da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Portanto, não há mais desculpa para não comer ovos. Fazer isso fornece ao corpo todos os nutrientes essenciais para a vida.