Conheça os benefícios da dieta paleo

1 de julho de 2019
Você sabe do que se trata a dieta paleo? Explicaremos os benefícios dessa forma tão peculiar de alimentação que nos faz voltar às origens da nossa civilização.

Com certeza nos últimos anos você ouviu falar da dieta paleo. Se você ainda não sabe quais são as características deste tipo de alimentação, neste artigo contaremos tudo o que você precisa saber. Descubra os detalhes e benefícios desta dieta, que propõe uma volta às origens e aos alimentos do período paleolítico.

Como não poderia ser diferente, a dieta paleo também tem seus críticos. É claro que não deixaremos essas opiniões de lado e as levaremos também em conta para que você tire suas próprias conclusões.

O que é a dieta paleo?

A dieta paleo é aquela que segue a mesma forma de alimentação que levavam os humanos do período paleolítico. Deve-se levar em conta que, naquela época, ainda não existia a agricultura, a única forma de alimentação era caçar os alimentos que a natureza oferecia.

Por isso que neste tipo de alimentação é totalmente proibido consumir açúcar e todos os alimentos que contenham carboidratos. Portanto alimentos como pão, doces, sucos e similares ficam de fora.

Este estilo de alimentação conta com um bom número de adeptos, mas também com muitos críticos que alertam sobre sua periculosidade. A seguir analisamos a dieta paleo para ver se ela realmente tem tantos benefícios quanto seus defensores acreditam.

Muito mais que uma forma de alimentação

A dieta paleo é muito mais que uma forma de comer. Por trás deste tipo de alimentação se encontra uma filosofia de vida que também é importante conhecer. Aprofundar-se sobre a forma de pensar dessas pessoas é a única forma de conhecer a fundo essa proposta de alimentação.

As pessoas que levam a sério a dieta paleo defendem que o corpo humano não está preparado a nível genético para receber certos alimentos. Por isso que, assim como comentamos antes, a alimentação paleo se limita aos ingredientes que eram ingeridos antes da invenção da agricultura, há mais de 10 mil anos.

suplemento proteinas e carnes

Eles defendem que a maioria dos alimentos que surgiram depois deste momento são causadores dos principais problemas de saúde que afetam o ser humano atualmente. Alguns desses problemas são as altas taxas de sobrepeso e obesidade, doenças coronárias ou a diabetes.

A única solução para manter-se saudável e não sofrer de nenhum destes problemas – infelizmente tão comuns – é voltar às nossas origens. Especificamente à época paleolítica, o único período que o ser humano se alimentava de acordo com a sua genética.

Benefícios da dieta paleo

Ao realizar esta dieta, o corpo vai sofrer algumas mudanças que podem beneficiar seu funcionamento. O principal de todos é a regulação natural da insulina.

Assim como comentamos, esta dieta não permite consumir açúcar. Por isso são ingeridos apenas os alimentos que têm açúcar em sua forma natural. Esta restrição previne problemas como a diabetes.

Uma menor probabilidade de sofrer de sobrepeso ou obesidade é outro grande benefício da dieta paleo. Ao limitar os carboidratos e os açúcares é possível eliminar os principais riscos de ter um peso mais alto do que o recomendado.

Além disso, deve-se levar em conta que você não pode consumir alimentos como fast food ou industrializados. Isso também contribui de forma positiva para a manutenção de um peso saudável.

Da mesma forma, outro benefício é que se trata de um estilo de alimentação que sacia. Como você pode comprovar, a base desta dieta são as carnes, os peixes e as sementes. Ingerir estes alimentos fará com que você não sinta fome ao longo do dia. Assim, você irá evitar lanches entre as refeições.

dieta paleolitica

Cuidado com os inconvenientes

Ao mesmo tempo que essa dieta tem se popularizado, também há pessoas que alertam para os perigos de realizá-la. Entre os riscos da dieta paleo estão os seguintes:

  • Dieta muito calórica. Hoje em dia não realizamos os esforços físicos que os humanos do paleolítico faziam. Portanto, não temos a necessidade de sempre consumir alimentos tão pesados.
  • Dieta hiperproteica. Acabamos consumindo muitas proteínas e deixamos de lado outros nutrientes que também são necessários.

Por fim, como quase todos as formas de alimentação, a dieta paleo tem suas limitações. Em todo caso, se você decidir segui-la, consulte um nutricionista antes de começar. Assim, poderá preparar um plano que respeite o máximo possível esses princípios sem deixar de consumir os nutrientes essenciais para uma boa saúde.

  • Alcocer Ansorena, María; Ponce Troncoso, Ana. La Dieta Paleolítica en el Deporte. Estudio de
    detalle de intervención de la dieta paleolítica en deportistas con diabetes 2. Biblioteca
    Lascasas, 2017; V13. Disponible en <http://www.indexf.com/lascasas/documentos/e11308.php