Você quer perder peso? Coma leguminosas!

· 4 de março de 2019
Existe uma crença de que as leguminosas são alimentos que favorecem o aumento de peso, porém nada está mais longe da realidade, já que se trata de uma opção extremamente eficaz para controlar o peso corporal.

Se você quer perder peso de forma eficaz e sustentada ao longo do tempo, coma leguminosas! Entre outras medidas que é importante incorporar aos hábitos do dia a dia, comer todos os tipos de leguminosas é fundamental não somente para emagrecer, mas também para melhorar a saúde do corpo.

Coma leguminosas para emagrecer!

Apesar da má fama, a verdade é que ao consumi-los de maneira adequada é possível perder peso.

Você quer perder peso? Coma leguminosas! O mais importante para que este método seja bem-sucedido é combinar esse alimento de maneira adequada com outros.

A má combinação de alimentos é um dos erros mais comuns que muitas pessoas cometem. Além disso, é a razão pela qual não perdem peso, ou, pelo contrário, ganham quilos.

Leguminoas para perder peso rapidamente 

A ingestão de leguminosas pode favorecer consideravelmente a perda de peso de forma contínua ao longo do tempo.

Uma pesquisa realizada pelo Li Ka Shing Knowledge Institute do hospital St. Michael, em Toronto, mostrou que as pessoas que consumiam uma xícara de legumes todos os dias perderam mais peso do que aquelas que não consumiam, apesar de cumprirem igualmente o regime estabelecido.

Prato com feijões

Da mesma forma, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), enfatiza a importância de incorporar leguminosas na dieta diária.

Essa recomendação não provém apenas do fato desses alimentos favorecerem o controle do peso, mas também de todos os benefícios que o seu consumo traz para a saúde em geral. Nesse sentido, eles impedem o surgimento de diferentes doenças, como câncer e diabetes, entre outras.

Coma leguminosas porque…

1. Mais saciedade

Sem dúvida, um dos principais problemas que surgem ao iniciar uma dieta é a ansiedade e a fome. Nestes casos, as leguminosas podem se tornar um excelente aliado, por serem alimentos ricos em carboidratos e também em fibras.

Todos esses elementos e nutrientes fazem com que seu consumo gere saciedade, desta forma controlando a sensação de excesso de apetite.

2. Ricas em proteínas

Outra das razões mais poderosas para comer leguminosas é que elas são ricos em proteínas, razão pela qual proporcionam toda a energia necessária que o corpo precisa para enfrentar o dia a dia.

De fato, esses alimentos têm mais proteínas e menos carboidratos do que arroz, as farinha e o macarrão. Além disso,  são ricos em gorduras insaturadas, que são muito positivas para o bom funcionamento do corpo.

3. Poucas gorduras

Como podemos ver, as leguminosas são alimentos muito saudáveis. Então por que seu consumo está associado ao aumento de peso?

A má reputação destes ingredientes para a dieta diária existe porque geralmente sua preparação é combinada com alimentos ricos em gorduras e calorias, como chouriço, salsicha e outros, como o feijão da feijoada. No entanto, as leguminosas em si não alcançam nem dois gramas de teor de gordura.

Macarrão com feijão

4. Necessárias para as pessoas obesas

As leguminosas são um dos alimentos mais recomendados para serem consumidos por pessoas obesas. Mas sempre utilizando receitas com complementos que tenham poucas calorias, e combinando com saladas e outros pratos recomendados para uma dieta mais saudável.

Como vimos, trata-se de alimentos extremamente saciantes e saudáveis, e por isso a pessoa sentirá menos ansiedade e fome. Além disso, também é recomendado para os diabéticos devido ao seu baixo índice glicêmico.

Além disso, são excelentes para favorecer a saúde intestinal e também por possuírem elementos essenciais para manter uma melhor saúde. É o caso do ferro, zinco, cálcio e vitamina B, entre outros.

As leguminosas são, sem dúvida, um dos alimentos mais recomendados para manter uma dieta saudável. Também são ideais para todas as pessoas que querem perder ou manter seu peso corporal.

Com seu consumo, poderemos obter todas as vitaminas, proteínas e fibras que o corpo precisa para enfrentar com energia os desafios que surgem no dia a dia.

Williams, P. G., Grafenauer, S. J., & O’shea, J. E. (2008). Cereal grains, legumes, and weight management: a comprehensive review of the scientific evidence. Nutrition reviews, 66(4), 171-182.