Cobre: um mineral básico para a saúde do organismo

5 de novembro de 2019
O cobre é um mineral indispensável para o nosso organismo, pois ele é responsável por muitas funções. Ele está presente em leguminosas e oleaginosas, entre outras fontes.

Embora todos os nutrientes que fornecemos ao corpo sejam necessários, o cobre é um mineral muito importante porque ele está envolvido em vários processos do tecido conjuntivo, da pele e dos ossos. Descubra quais são os seus benefícios no artigo a seguir.

O que precisamos saber sobre o cobre

Este é um oligoelemento essencial para a nossa vida, que deve ser consumido através dos alimentos. Na tabela periódica dos elementos, ele é representado pela sigla Cu. Dentre as suas tarefas, está nada menos do que a de combater os germes e impedir o aparecimento de certas doenças.

O cobre é um mineral que está envolvido na assimilação de vitaminas e nas funções das enzimas responsáveis ​​pelas células. Dessa forma, ele nos protege dos radicais livres, que causam tantos males.

Por outro lado, ele também participa da degradação dos lipídios, carboidratos e proteínas, e colabora na manutenção da estrutura óssea e na integridade do sistema nervoso central.

Este mineral também é necessário para a assimilação do ferro e para regular as reações enzimáticas. Ao mesmo tempo, ele é usado para produzir a energia usada pelo organismo, conhecida como ATP. É por isso que ele é essencial para os atletas!

Consumir o cobre na medida certa

A dose diária recomendada de cobre é de 2,3 mg para os adultos. Podemos encontrá-lo em uma ampla variedade de alimentos:

Cobre: o mineral básico para a saúde do organismo

Embora todos precisem consumir o cobre, a verdade é que, para certos grupos de pessoas, a sua ingestão é essencial. Estamos nos referindo a:

No entanto, devemos ter em mente que, se ele estiver presente em níveis elevados, o cobre pode se tornar tóxico para o organismo, de tal forma que ele causar problemas renais, hepatite ou distúrbios cerebrais.

Porém, por outro lado, a falta de cobre pode ter como resultado anemia, osteoporose, alterações no sistema nervoso central, aumento dos cabelos grisalhos, despigmentação da pele e perda de minerais.

O cobre na vida dos atletas

Já sabemos que o cobre é um oligoelemento muito importante para o dia a dia porque ele está envolvido em muitos processos, tais como a formação de colágeno ou a proteção do sistema imunológico. Através de uma dieta equilibrada, não teríamos grandes problemas para uma correta assimilação.

No nível esportivo, o cobre é realmente essencial, pois ele colabora para a produção de noradrenalina e também porque ele está envolvido em certas reações enzimáticas.

Além disso, o cobre também permite um aumento da circulação sanguínea para as extremidades, o que é necessário para a maioria dos esportes, principalmente para as modalidades que exigem muita força ou um trabalho muscular exigente. Ele também não pode faltar se levantarmos pesos e o nosso objetivo for o de aumentar a massa muscular.

cobre nas frutas

Porém, devemos considerar que, se consumirmos muita fibra, por exemplo, é provável que também eliminemos parte do cobre que ingerimos juntamente com ela.

Alguns atletas afirmam que, quando mudam de dieta como acontece durante a preparação para alguma competição, por exemplo, eles percebem a falta do cobre. Isso não significa que o déficit tenha sintomas claros, mas sim que se experimenta menos força, resistência ou até mesmo falta de vontade de treinar.

Isso não tem a ver com o cansaço, mas sim com o fato de que o organismo não possui um mineral tão importante para ser aproveitado ao máximo. Assim, quando o nutricionista estiver planejando a dieta semanal antes de uma prova importante, devemos prestar atenção para que não faltem os alimentos que fornecem o cobre.

Em resumo

O cobre é um dos muitos minerais que não podem faltar na vida de um atleta ou de qualquer outra pessoa. Portanto, é necessário consumi-lo em doses adequadas. Se necessário, a sua ingestão pode ser aumentada antes de alguma competição ou situação que assim o exija.

  • Miraval, S., & Quispe, E. (2017). Importancia del cobre en el organismo / Importance of the copper in the organism. Apuntes Científicos Estudiantiles de Nutrición Humana.