3 opções para um café da manhã saudável e equilibrado

· 5 de julho de 2018
É importante que o café da manhã seja variado e que inclua diferentes alimentos para que possamos começar o dia nos nutrindo com todas as vitaminas, cereais e proteínas necessárias ao corpo.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Depois de passar várias horas sem consumir nenhum alimento, o corpo precisa de energia para começar o dia com as energias recarregadas. Para começar o seu dia a todo vapor, mostraremos três propostas para um café da manhã saudável e completo.

Como preparar um café da manhã saudável

Como você verá a seguir, todos os cafés da manhã equilibrados que propomos são preparados em menos de 15 minutos, então não há desculpa para não os tomar.

Tigela de iogurte com cereais, suco natural e banana

Esta proposta de café da manhã saudável é uma das mais completas. Combina frutas, laticínios, cereais e também tem muitas vitaminas e fibras. Se você é daquelas pessoas que gostam de cafés da manhã mais pesados, este é para você.

Tigela de iogurte com cereais e frutas vermelhas, suco natural de laranja e banana

A base deste café da manhã será o iogurte com cereais e frutas. Despeje um iogurte natural com ingredientes naturais em uma tigela e polvilhe uma quantidade generosa de cereais por cima. Os mais saudáveis são os integrais, ricos em fibras, ou flocos de aveia.

Para dar um toque final a este saboroso iogurte, adicione algumas frutas vermelhas. Você pode comprar frutas frescas, mas é muito mais prático comprar um saco congelado e usar um punhado a cada dia.

Para complementar este café da manhã, faça um suco de laranja. É importante que o suco seja natural porque as diferenças entre um suco de laranja comprado e um natural são imensas. Se você quiser se beneficiar de todas as propriedades de um suco de laranja, não custa nada preparar um suco caseiro.

Finalmente pegue um pedaço de fruta. Se você acha que este café da manhã é muito pesado, você pode reservar o pedaço de fruta para o lanche da manhã. Recomendamos que você sempre escolha frutas da estação.

Torrada de abacate e ovo

Nossa segunda proposta de café da manhã saudável vem carregada de proteínas e gorduras saudáveis. Embora qualquer um possa tomá-lo, é especialmente recomendado para aqueles que praticam esportes.

Torradas de abacate com ovos cozidos

Comece torrando duas fatias de pão, de preferência integral. Enquanto isso, despeje o conteúdo do abacate em uma tigela e amasse com a ajuda de um garfo. Adicione suco de limão. Você pode adicionar mais ou menos de acordo com o seu gosto, e também uma pitada de sal.

Espalhe o abacate nas torradas e coloque o ovo cozido fatiado por cima. Para evitar perder tempo pela manhã e evitar se apressar ainda mais que o normal, você pode cozinhar os ovos à noite para que eles estejam prontos para preparar estas deliciosas torradas. Lembre-se que o tempo exato que um ovo leva para cozinhar por inteiro é de 10 minutos.

Um suco espremido na hora será o complemento perfeito para começar o dia com as baterias recarregadas. Para que você não se canse do típico suco de laranja, experimente frutas diferentes e crie novos sucos todas as manhãs.

Salada de frutas e bebida de soja

A terceira proposta de café da manhã equilibrado é perfeita para aqueles que são intolerantes à lactose. Parece que, por não poderem consumir laticínios ou seus derivados, as opções no café da manhã são muito mais limitadas. Então nós mostraremos que não é bem assim, e que um café da manhã rico, saboroso e saudável também é possível para os intolerantes.

Salada de frutas com maça e banana e bebida de soja

A base deste café da manhã será uma deliciosa salada de frutas. É tão simples quanto escolher diferentes pedaços de fruta que você tenha na geladeira e as cortar. Para que fique mais suculenta, adicione o suco de meia laranja. Se estiver muito ácida, você pode adicionar um pouco de açúcar não refinado ou algum adoçante.

É importante que a salada de frutas seja caseira. Se você comprar uma que já esteja pronta, há grandes chances de você não consumir um café da manhã saudável e equilibrado. As saladas de fruta prontas têm um alto teor de açúcar adicionado, o que não é recomendado.

Como acompanhamento da salada de frutas, sugerimos um copo de bebida de soja. Também é possível trocá-la por leite de amêndoas ou de arroz. Felizmente, há cada vez mais opções para quem não pode consumir laticínios.