Curiosidades e benefícios do pêssego

· 9 de janeiro de 2019
Ideal para as épocas de calor, o pêssego é uma fruta rica em água e que pode ser usada para preparar diferentes receitas, tanto de sobremesas quanto de entradas e de pratos principais

O pêssego é uma das frutas mais populares em qualquer hortifrúti. Todo mundo o adora pela sua textura e seu sabor adocicado. Além disso, é uma fruta que tem múltiplos benefícios. Você não os conhece? Continue lendo pois vamos contar e explicar cada um dos benefícios do pêssego a seguir.

Curiosidades do pêssego

O pêssego é uma fruta cercada por muitas curiosidades. De todas elas, selecionamos três que você certamente não conhecia. Como você vai poder comprovar, é uma fruta com muita história e cercada de muitas crenças.

  • É um símbolo da imortalidade. Na antiga cultura chinesa, o pêssego era considerado o símbolo da imortalidade. Por esse motivo, era comum plantar essas árvores frutíferas nas entradas das casas como uma forma de proteção e saúde. Inclusive, pensava-se que comendo um grande número deles ao longo da vida seria possível alcançar a imortalidade.
  • É o principal causador de alergias. Você sabia que cerca de 30% da população mundial é alérgica a algum alimento ou substância? As alergias são consideradas a pandemia do século XXI. Pois bem, de todos os alimentos, o que mais causa alergias é o pêssego.
  • Há mais de 200 variedades. Se pedirmos que você pense em um pêssego, certamente vem à sua mente uma fruta do tamanho de um punho, de cor alaranjada e toque sedoso. Na verdade, um pêssego não precisa ser assim, já que no mundo existem mais de 200 variedades diferentes. Além disso, dentro da família dos pêssegos se encontram três frutas muito populares, que são a nectarina, o pêssego paraguaio e o pêssego vermelho. Como você pode ver, o pêssego é muito mais do que a fruta que costumamos comer.
Cesta de pêssegos

Benefícios do pêssego

Do ponto de vista nutricional, essa deliciosa fruta é um alimento muito benéfico, recomendada para todas as pessoas e principalmente para crianças, atletas e idosos. A seguir, vamos explicar quais são os benefícios do pêssego.

  • Rico em fibras e água. Praticamente 90% da composição do pêssego é água, por isso se trata de uma fruta perfeita para se hidratar nos meses de calor. Se você é daqueles que têm dificuldade para tomar a quantidade recomendada de água, você pode alcançá-la consumindo frutas com bastante água, como o pêssego. Além disso, esta fruta contém fibras, melhorando assim o processo digestivo e o trânsito intestinal.
  • Propriedades antioxidantes. O pêssego pertence ao grupo dos alimentos chamados antioxidantes naturais. Estes alimentos se caracterizam por retardar o envelhecimento celular e manter um baixo nível de radicais livres.
  • Contém potássio. O potássio é um mineral fundamental para o bom funcionamento do organismo e sobretudo para aqueles que praticam esportes. Um pêssego após o exercício contribui para uma rápida recuperação e uma menor fadiga posterior.
  • Contribui para a formação de colágeno. Uma dos benefícios do pêssego mais desconhecidos é o efeito que ele causa na pele. Graças ao seu conteúdo de colágeno, o pêssego é um aliado perfeito na luta contra o envelhecimento. Se você o consumir regularmente, vai notar que sua pele vai parecer mais lisa.
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares. O consumo regular de pêssego reduz o risco de doenças cardiovasculares e protege naturalmente contra ataques cardíacos ou arritmias.
Mulher comendo pêssego

Diferentes maneiras de consumir pêssego

Agora que você já conhece todos os benefícios do pêssego, certamente você está pensando em como consumi-lo. A maneira mais simples é comer o pêssego de forma natural, tanto descascado quanto com a casca. Além dessa, há outras maneiras que vamos mostrar a seguir.

  • Salada de frutas. A salada de frutas é uma daquelas sobremesas que nunca saem de moda. Nós a adoramos porque ela pode ser preparada com antecedência, tem múltiplos benefícios e, além disso, todo mundo gosta. Recomendamos que, para fazer a salada de frutas, você escolha os pêssegos mais maduros, porque eles são mais macios e mais agradáveis ao paladar.
  • Pêssego em calda. Não é possível desfrutar de pêssego in natura todos os meses do ano. Se você quiser continuar aproveitando todos os benefícios do pêssego e de todas as suas propriedades, você pode consumir o pêssego em calda. Você pode come-lo puro ou também cortar em pedaços e misturar com um iogurte, ou ainda acompanhar com um pouco de sorvete. Porém sempre escolha a opção sem açúcar ou com menos açúcar possível.
  • Geleia. As geleias são básicas no café da manhã. Há poucas maneiras melhores de começar o dia do que com uma fatia de torrada coberta de geleia. Por que você não ousa preparar a geleia você mesma?

Por todas as suas propriedades, o pêssego é um alimento básico para nós. Não importa a sua idade, se você se exercita ou não, ou mesmo se você tem algum problema de saúde. O pêssego é um alimento que certamente te beneficiará Além disso, se você consumir de todas as maneiras que propomos, nem enjoará dele.