O que é e quais os benefícios do HMB

· 4 de março de 2019
O Dr. Steven Nissen, um importante cardiologista e pesquisador norte-americano, revelou as propriedades dessas moléculas em vários estudos publicados durante a última década do século XX; este especialista é também o proprietário da patente original do HMB como suplemento nutricional

O HMB é um suplemento nutricional extremamente poderoso, mas desconhecido para grande parte da população. Inclusive, mesmo sendo muito popular entre os grupos de fisiculturistas de alto nível, muitos atletas não sabem de sua existência. Os benefícios do HMB são extremamente amplos, conheça-os a seguir!

O Beta-hidroxi Betametil-butirato, o termo correspondente à sigla HMB, é obtido durante o metabolismo da leucina. Este é um dos oito aminoácidos essenciais que são adquiridos a partir de alimentos de origem vegetal e animal.

Este tipo de ingredientes ativos intervêm, juntamente com a L-isoleucina e o hormônio do crescimento, na criação de novos tecidos musculares, além de facilitar a recuperação e a reparação dos já existentes.

Os aminoácidos são substâncias que o corpo humano extrai das proteínas. O estômago, através da ação do fígado e do trabalho dos sucos gástricos, é o responsável por realizar essa tarefa. Então, o intestino tem a responsabilidade de fazer com que o corpo os assimile.

Os benefícios do HMB

A leucina, que após ser metabolizada deriva no HMB, é encontrada naturalmente em vários alimentos que deveriam ser consumidos frequentes dentro de uma dieta equilibrada.

Entre outros alimentos, a leucina é encontrada, por exemplo, nos ovos, carnes bovinas e também em alguns peixes. Ela também aparece em laticínios e na soja; da mesma forma, ela pode ser obtida a partir da combinação de proteínas vegetais, como arroz com leguminosas ou então em oleaginosas.

Os benefícios do HMB

Os valores positivos desses produtos podem ser aproveitados não apenas pelos amantes da atividade física ou pelos atletas de alto rendimento. Da mesma forma, as pessoas que não costumam praticar esportes também podem ser favorecidas pelo seu consumo.

Não há contraindicações conhecidas ou efeitos colaterais do HMB; esse é um ponto que é altamente importante para a maioria das pessoas que decidem incluir em sua rotina o consumo deste tipo de preparação. Seus componentes são solúveis em água e qualquer excesso é eliminado pela urina.

Em qualquer caso, é sempre aconselhável não exceder as doses recomendadas pelos especialistas ou as doses indicadas nos recipientes. Também é igualmente importante ter em mente que este tipo de suplemento não deve ser consumido indefinidamente; ou seja, períodos de descanso devem ser estabelecidos.

Aumento da síntese proteica e redução dos danos musculares

Um dos benefícios mais importantes do HMB é que ele evita a degradação das proteínas. Para que um aumento no tamanho dos músculos seja evidente, é necessário que a taxa de diminuição proteica seja inferior à da síntese.

Outra consequência direta desse processo é que os danos sofridos pelos tecidos durante os treinamentos são reduzidos, o que também implica em uma diminuição nos tempos de recuperação.

Melhora a capacidade aeróbica

Não se ganha apenas em força e massa muscular. O HMB também favorece o funcionamento de todo o sistema cardiovascular; o que traz consigo um aumento no volume máximo de oxigênio (VO2 max).

Por isso, esses suplementos estão sendo cada vez mais utilizados por adultos que querem aumentar seu nível de resistência, como por exemplo corredores, nadadores ou ciclistas e atletas que combinam essas três disciplinas no triatlo.

Facilita a perda de gordura corporal

Além de promover a formação de tecidos sem gordura, ele também facilita a perda de gordura corporal. Como complemento, outro dos benefícios do HMB é que eles reduz os níveis de colesterol ruim no sangue; por isso, ele costuma ser recomendado em dietas para perder peso.

HMB, Facilita a perda de gordura corporal

Diminui o cortisol

Conhecido como o hormônio do estresse, o cortisol influencia diretamente o metabolismo energético, causando assim um aumento na taxa de degradação proteica. Os níveis de cortisol aumentam consideravelmente durante as sessões de esforço físico de alta intensidade.

Foi comprovado entre os benefícios do HMB que ele inibe a função metabólica desse hormônio. Isso tem como resultado um aumento na resistência; ao mesmo tempo, é também outro processo que reduz os danos aos tecidos do corpo.

Panton, L. B., Rathmacher, J. A., Baier, S., & Nissen, S. (2000). Nutritional supplementation of the leucine metabolite β-hydroxy-β-methylbutyrate (HMB) during resistance training. Nutrition, 16(9), 734-739.
Van Someren, K. A., Edwards, A. J., & Howatson, G. (2005). Supplementation with β-hydroxy-β-methylbutyrate (HMB) and α-ketoisocaproic acid (KIC) reduces signs and symptoms of exercise-induced muscle damage in man. International journal of sport nutrition and exercise metabolism, 15(4), 413-424.