Benefícios da avena sativa para o organismo

20 de julho de 2019
Todos nós já ouvimos falar da aveia e muitas pessoas a consomem regularmente. No entanto, existe uma variedade chamada avena sativa que é uma grande desconhecida. Nós convidamos você a conhecer todos os benefícios e propriedades que esse tipo de aveia possui no artigo de hoje.

Se você ainda não ouviu falar sobre a avena sativa, nós encorajamos você a continuar lendo e conhecer todos os detalhes sobre esse cereal. Você sabia que não apenas as pessoas a consomem, mas também é fundamental na alimentação de alguns animais e que é altamente recomendada para diabéticos?

Comece a cuidar da sua saúde incluindo a avena sativa na sua dieta habitual. Para que você saiba como fazê-lo, no final do artigo explicamos diferentes maneiras de consumir esse cereal.

O que é avena sativa?

A aveina sativa também recebe o nome de aveia selvagem ou palha de aveia. Esse cereal tem muitos benefícios e é usado tanto para alimentar pessoas como animais. Especificamente, os cavalos são geralmente alimentados com esse cereal.

Essa variedade de aveia tem a peculiaridade de ser silvestre. Além disso, é colhida quando ainda está verde e não iniciou seu ciclo de secagem.

Benefícios da avena sativa

Os benefícios da avena sativa são muito numerosos, por isso é realmente difícil resumi-los em apenas algumas linhas. Aqui escolhemos as virtudes mais importantes e as analisamos de maneira simples. Você ficará surpreso como esse cereal pode afetar o corpo.

Recomendado para pessoas com diabetes

A avena sativa contém um baixo índice glicêmico. Isso significa que é absorvida lentamente e, portanto, não causa picos de insulina.

Devido a isso e por causa de seu alto teor de fibra, é muito benéfica para os diabéticos. Pode ser consumida em quantidades moderadas sem o risco do aumento súbito dos níveis de glicose.

Biscoitos de aveia

Eficaz contra a anemia

Devido ao seu alto teor de ferro, é muito eficaz no combate à anemia de forma natural. Se você consumir esse tipo de aveia para esse fim, você deve saber que a melhor maneira de fazer isso é através do farelo.

Alimentos ricos em ferro são o complemento perfeito para a medicação que seu médico prescrever para combater esse problema de saúde.

Estabiliza o emocional

Se você é uma pessoa nervosa ou está passando por um momento de estresse ou ansiedade, deve saber que a avena sativa pode ser sua grande aliada. Por conter avenina, você será capaz de se acalmar com mais facilidade. Além disso, você pode complementá-la com infusões como limão ou camomila.

Regula o trânsito intestinal

Graças ao seu teor de fibras, é perfeita para facilitar os processos digestivos. Se você costuma sofrer de digestão pesada, refluxo ou constipação, aconselhamos a incorporá-la ao seu dia a dia. Você notará as mudanças e se sentirá muito melhor.

Como ela é consumida?

Sendo um cereal muito desconhecido, muitas pessoas não sabem como consumi-la. Você deve saber que é muito simples e que você pode fazer isso de maneiras diferentes. Essa é uma grande vantagem, pois dessa forma você não se cansará de sempre fazer as mesmas receitas.

A maneira mais natural de consumi-la é comprando os formatos que incluem o grão integral. Você só tem que ferver por meia hora. Você saberá que está cozido quando o grão estiver completamente inchado.

Quando estiver pronto, você terá que reservar para eliminar um pouco da água. Quando os grãos estiverem parcialmente secos, você deve amassá-los e deixa secar.

A aveia em grãos

Depois de preparar os flocos, você pode usá-los para fazer sobremesas saudáveis. Por exemplo, você pode fazer um bolo com base de avena sativa no domingo e tomar um café da manhã saudável durante a semana.

Se você preferir não perder tempo na cozinha, você pode comprar o farelo no mercado e adicioná-lo ao leite ou iogurte.

A última opção que propomos é o leite de avena sativa. É carregado com propriedades e benefícios e tem um sabor espetacular. Além disso, é uma boa alternativa para quem sofre de intolerância à lactose.

Como você pode ver, não há desculpas para não começar a comer esse cereal. As opções são muito amplas e todas são muito saudáveis ​​e saborosas.

  • Lim, T. K. (2013). Avena sativa. In Edible Medicinal And Non-Medicinal Plants. https://doi.org/10.1007/978-94-007-5653-3_13