Saiba quais são os melhores alimentos para esportistas

Estes alimentos ideais para a dieta de um esportista têm a particularidade de proporcionar as vitaminas e minerais necessários para competir sem dificultar o processo digestivo.
Saiba quais são os melhores alimentos para esportistas

Última atualização: 01 janeiro, 2019

É uma constante no mundo do esporte haver uma infinidade de dietas especiais para seus praticantes. Por isso, é  existe um grupo de alimentos muito recomendados para esportistas que não pode faltar na alimentação cotidiana.

Elas ajudam a dar energia, fortalecer a musculatura e favorecer o desempenho de acordo com a modalidade esportiva.

A melhor coisa é que quase todas as modalidades estimulam a ingestão desses alimentos para esportistas em maior ou menor medida. Aqueles que se dedicam ao fitness ou a qualquer outro esporte deverão incorporá-los também a sua dieta.

O ovo: o alimento rei do esporte

Trata-se de um dos alimentos principais do mundo esportivo. Apenas um unidade carrega um número considerável de proteínas, que, além disso, são muito fáceis de digerir. Fervidos ou, até mesmo, batidos, eles vão nos proporcionar a energia necessária nas manhãs antes de treinar.

Mãos quebrando ovos em uma tigela

A ingestão de ovo também ajuda no desenvolvimento muscular. Na verdade, esse ingrediente tem aminoácidos que contribuem para a recuperação do músculo após o exercício. Eles não podem faltar no café da manhã pré-treino, exceto se sofrermos de alguma alergia.

O arroz integral é um carboidrato de fácil absorção

Poucos alimentos são tão completos e leves como o arroz. Esse cereal proporciona uma boa base de carboidratos de fácil absorção, os quais cobrirão a cota que necessitamos antes ou depois do treino.

No entanto, o que poucos sabem é que o arroz é fundamental para aliviar a dor muscular após o esforço físico. Ele tem essa maravilhosa propriedade devido ao seu conteúdo de selênio, que alivia as dores nas articulações. Além disso, ele contém potássio e magnésio, fundamentais para o relaxamento dos músculos.

Alimentos para esportistas: o maravilhoso abacate

Poucas frutas têm um valor nutricional tão completo quanto o abacate. Vitaminas B, C, E, K, ferro, cálcio, sódio, potássio, zinco, tiamina, magnésio e alguns outros minerais. O que mais queremos de um alimento?

Tigela com purê de abacate

Um abacate tem 2 vezes a quantidade de potássio que tem uma banana. Além disso, o abacate nos proporciona ácidos graxos naturais necessários para o acúmulo de energia no organismo. É antioxidante e realmente saudável.

Amêndoas: pequenas cápsulas energéticas

Poucos esportistas sabem que as amêndoas são um dos melhores alimentos para esportistas. Esse e o restante das oleaginosas são portadores de ácidos graxos naturais. Apenas um punhado nos dará energia para o treino.

Os nadadores devem consumi-las na sua dieta. Isso porque funciona como uma reserva de energia antes do treino. Seu alto teor de vitamina E nos permite prevenir o câncer e as doenças do coração.

O frango é a carne dos esportistas

As carnes vermelhas são perigosas para o sistema cardiovascular e o porco tem muita gordura. Contudo, o frango é uma carne que nos permite obter uma alta quantidade de proteínas de uma maneira saudável. Devemos nos lembrar que quem faz esporte precisa de 50% mais de proteína do que uma pessoa normal.

Claro que tudo dependerá da forma como preparamos o frango. Na grelha é ideal para ser acompanhado por arroz e vegetais. De qualquer forma, esse é o tipo de alimento que deve ser consumido após os treinos ou competições esportivas.

A versatilidade do iogurte

O iogurte é outros desses alimentos que nos permitem aguentar uma sessão forte de exercícios sem que fique pesado no estômago. Entretanto, isso é só o começo: esse alimento tem bactérias positivas que regulam o metabolismo.

Menina comendo iogurte

E depois do treino essa substância vai dar sua contribuição na recuperação muscular. Proteínas, minerais e carboidratos, além de uma boa dose de nutrientes que nos ajudarão a manter a carga energética e o condicionamento físico.

Vegetais e verduras de folhas verdes

Verduras e vegetais não podem faltar entre os alimentos para esportistas. Não se trata apenas de proteínas naturais: os alimentos verdes contêm grandes quantidades de água, necessária para a hidratação do organismo. Isso acaba sendo muito útil na hora de competir.

Seu alto teor de ácido fólico também favorece a recuperação dos músculos. Todos esses produtos alimentares não podem faltar se praticamos esportes, e o melhor é que podemos combiná-los. Eles deverão ser levados em consideração na hora de fazer as compras.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.